UAlg mantém-se no “top 2000” das melhores universidades do mundo

De acordo com a mais recente listagem do Center for World University Rankings (CWUR), a Universidade do Algarve volta a ocupar o 7º lugar a nível nacional, entre 13 Instituições de Ensino Superior avaliadas, mantendo-se no top 2000 das melhores universidades do mundo.

No total foram avaliadas de 20.531 instituições de ensino superior de todo o mundo (95 países), mais 743 que no ano anterior. A UAlg surge na posição 1280, com um score global de 68.9, sendo que na investigação a Academia algarvia ficou classificada em 1224.

Desde 2012, o CWUR publica o único ranking académico de universidades a nível global, que avalia a qualidade da educação; empregabilidade, baseada no sucesso profissional dos antigos alunos; qualidade do corpo docente; e desempenho da investigação. São utilizados indicadores objetivos para os quatro pilares fundamentais subjacentes à metodologia da classificação (educação, empregabilidade, corpo docente e investigação), sem depender de inquéritos e da apresentação de dados pelas universidades.

O Center for World University Rankings (CWUR) é uma organização de consultoria, sediada nos Emirados Árabes Unidos, que fornece aconselhamento político, conhecimentos estratégicos e serviços de consultoria a governos e universidades para melhorar os resultados educacionais e de investigação.

Este Ranking, que começou como um projeto em Jeddah, Arábia Saudita, com o objetivo de classificar as 100 melhores universidades mundiais, em 2019 expandiu-se para listar o top 2000 de quase vinte mil universidades em todo o mundo, tornando-o o maior ranking académico global de universidades.