Apresentação

Bem-vindo à FCHS!

A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) foi criada em 2001, tendo as suas raízes na Unidade de Ciências Exatas e Humanas da Universidade do Algarve.

A oferta formativa está devidamente acreditada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Ao nível do 1º ciclo, a oferta formativa da FCHS inclui as Licenciaturas de Artes Visuais; Ciências da Educação e da Formação; Línguas e Comunicação; Línguas, Literaturas e Culturas (Ramos:  Português e Francês; Português e Espanhol; Inglês e Francês; Inglês e Espanhol); Património Cultural e Arqueologia: Ramo de Património Cultural e Ramo de Arqueologia); Psicologia.

A respeito dos 2º ciclos estão em funcionamento oito cursos de Mestrado: Arqueologia; Ciências da Educação; Ciências da Linguagem; História e Patrimónios; Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia; Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia da Educação; Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações. A Faculdade integra ainda a oferta de outros três Cursos de Mestrado, em conjunto com outras Unidades Orgânicas da Universidade do Algarve e de outras Universidades (Gestão de Recursos Humanos, em parceria com a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo; Segurança e Saúde no Trabalho, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia e a Escola Superior de Saúde; e História do Mediterrâneo Islâmico e Medieval, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e com a Universidade de Évora); e um Doutoramento em Média-Arte Digital, em parceria com a Universidade Aberta.

São oferecidos, ainda, os cursos Doutoramento em Arqueologia; Ciências da Linguagem; Estudos de Património (novo); Literatura; e Psicologia.

É importante salientar que, aliado ao conhecimento do nosso corpo docente, são ainda convidados Investigadores e Professores externos, de outras áreas científicas, para ministrar nos cursos de Mestrado e Doutoramento.

A Faculdade dispõe, ainda, de três Centros de Investigação, duas Unidades de Gestão e um Centros de Estudos complementares, onde se destacam o Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behaviour (ICARhEB); o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC); Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD); duas Unidade de Gestão: do Centro de Investigação em Psicologia (CIP-UAlg) e do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP-UAlg); e o Centro de Estudos Ataíde de Oliveira. Para além destes Centros, alguns docentes são investigadores em Centros de Investigação fora da Faculdade (e.g. Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being – CinTurs).

Documentos

Estatutos da FCHS