Mobilidade OUT

O Programa ERASMUS, iniciado em 1987, é uma das mais bem-sucedidas políticas da construção europeia. Ao longo destes 31 anos tem-se verificado um aumento de estudantes em mobilidade na Europa e no mundo, tendo o número de estudantes em mobilidade passado de 3.000 em 1987, para 9 milhões em 2017.

Neste sentido, a mobilidade de estudantes, mas também de funcionários docentes e não docentes e investigadores constitui-se como uma das prioridades estabelecidas pelo Processo de Bolonha, que em 1998 começou a delinear o Espaço Europeu do Ensino Superior, na declaração de Sorbonne, e que visava o reforço da competitividade e da atratividade da educação a nível superior europeia e a promover a empregabilidade dos jovens.

Num mercado de trabalho cada vez mais exigente, a mobilidade constitui uma oportunidade de enriquecimento pessoal e dos currículos académico e profissional, acrescentando uma perspetiva internacional aos mesmos e contribuindo para um reforço da capacidade de adaptação à mudança, uma ferramenta cada vez importante no combate aos novos desafios da sociedade.

O programa de mobilidade de estudantes na Universidade do Algarve contempla a mobilidade e intercâmbio de estudantes do ensino superior ao abrigo do Programa Erasmus+ (dentro da Europa), dos Protocolos de Cooperação (em qualquer região do Mundo), do programa de mobilidade nacional Almeida Garrett e de outros Consórcios Internacionais entre Instituições de Ensino Superior, em que a Universidade do Algarve participe.

Para além dos estudantes também os funcionários docentes não docentes da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve podem participar nestes Programas.

Tanto número de estudantes incoming na FCHS, como os estudantes da Faculdade que realizam um período de intercâmbio em Instituições de outros países tem vindo a aumentar cada vez mais nos últimos anos.

Os estudantes da FCHS que pretendam realizar um período de Estudos ou Estágio Erasmus+ poderão candidatar-se ao Programa Erasmus+, que permite a frequência de um ou dois semestres numa das muitas universidades europeias com as quais a Universidade do Algarve possui acordos bilaterais Erasmus+.

Os estudantes interessados em estudar fora da Europa também o podem fazer, numa das muitas Instituições de Ensino Superior com as quais a Universidade do Algarve parceria através de Protocolos de Cooperação.

Estudos

Programa de Mobilidade de um ou dois semestres numa universidade europeia parceira.

Em qualquer Instituição parceira de um Consórsio de um programa específico de que UAlg faça parte. 

Em qualquer Universidade do Mundo parceira da UAlg.

Em qualquer instituição de Ensino Superior nacional. Programas Almeida Garrett e Vasco da Gama.

Bolsas de estudo para os melhores estudantes de licenciatura, que pretendam estudar ou investigar em universidades norte-americanas.

Estágios Erasmus +

Os estudantes do Ensino Superior podem também fazer mobilidade para estágio durante o período da licenciatura.

Poderá ainda realizar um estágio até 12 meses depois de concluir a licenciatura e enquanto recém diplomado, nos 12 meses seguintes após o final da licenciatura. Depois desses 12 meses, já não será possível através do Erasmus+. O periodo minimo de estágio é de 2 meses e máximo de 12 meses e as bolsas mensais variam conforme o país de destino. Os estágios podem ser curriculares ou extra-curriculares.

Os procedimentos de candidatura deverão ser tratados no Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade, uma vez que é a entidade que gere administrativa e financeiramente o programa.

Se é este o seu caso, deverá dirigir-se ao GRIM e solicitar mais informações nomeadamente sobre os prazos de candidatura, formulários a preencher, quais as Instituições de Ensino Superior do Espaço Europeu com que a UAlg tem acordo bilateral estabelecido, entre outro tipo de informações.

Para além disso a Universidade do Algarve participa atualmente em 3 Consórcios de Estágios:
- AL SUD (todas as áreas de estudo);
- AETC (Hotelaria, Turismo e áreas afins);
- outCOME (Energias Renovaveis e Ciências do Mar)

Poderá consultar abaixo duas plataformas onde poderão ser encontradas várias ofertas de estágios, para diversas áreas de formação:

Para mais informações deverá consultar a página do GRIM em https://www.ualg.pt/pt/content/estagios-erasmus ou contatar diretamente international@ualg.pt.

Docentes

Podem candidatar-se ao Programa de mobilidade todo o pessoal docente com vínculo contratual à Universidade do Algarve. A  mobilidade para docentes engloba a realização de cursos intensivos, cursos de verão, formação numa empresa especializada, laboratório ou serviço, para participar em Staff Week ou um período de lecionação. O período de mobilidade deve ter uma duração mínima de 2 dias e máxima de 5 dias (excluindo dias de viagem no caso de mobilidade de 2 dias).

>> ERASMUS+

>> ERASMUS+ INTERNATIONAL CREDIT MOBILITY

>> MOBILIDADE AO ABRIGO DOS PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO - FORA DA EUROPA

>> FULBRIGHT

 

Mobilidade para Funcionários não docentes

Oportunidades para funcionários não-docentes

Podem candidatar-se ao Programa de mobilidade todo o pessoal não docente, com vinculo contratual à Universidade do Algarve, para a realização de cursos intensivos, cursos de verão, participação em Staff Week ou visitas a outras instituições (jobshadowing).

A candidatura é realizada diretamente no GRIM, de acordo com o prazo estipulado, anexando toda a documentação solicitada para o efeito.

A seleção e seriação dos candidatos não docentes é da responsabilidade do GRIM.

A seriação é feita em função do plano de trabalho apresentado e com base num parecer do superior hierárquico sobre o benefício da mobilidade para o funcionário.

 

>> ERASMUS +

>> ERASMUS+ INTERNATIONAL CREDIT MOBILITY

>> MOBILIDADE AO ABRIGO DOS PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO - FORA DA EUROPA

Perguntas Frequentes

Posso candidatar-me a qualquer universidade que tenha acordo com a Universidade do Algarve ou só àquelas que têm indicação FCHS?

Só podemos garantir os acordos feitos com a FCHS. Porém, podemos tentar alargar um outro acordo existente, para que a ida dos alunos seja possível. Os interessados deverão contactar os coordenadores.

Sou aluno estrangeiro. Posso candidatar-me um programa Erasmus?

Sim, desde que esteja inscrito como aluno regular num curso da Universidade do Algarve. Isto é, se está cá ao abrigo de um outro programa, não pode.

Queria ir para uma universidade que não está na lista. Como faço?

Deve candidatar-se a uma que conste na lista divulgada, mas pode sempre pedir à Coordenação que faça um acordo. Para isso deve escrever-nos, indicando qual a instituição para onde pretende ir e o endereço electrónico. Quanto mais informação tivermos, mais facilmente poderemos responder às solicitações.

Posso fazer disciplinas de vários anos lectivos?

Sim, desde que esteja inscrito nos serviços académicos da UAlg, no momento da sua partida.

Portanto, se tem disciplinas de vários anos, pode fazê-las.

O que não pode fazer é «congelar» notas, isto é, fazer disciplinas para serem lançadas mais tarde, num ano lectivo posterior àquele em que se encontra inscrito.

Queria ir para a Polónia (por exemplo), mas as aulas são leccionadas em Polaco. Como faço?

Tal como em Portugal as aulas são em Português, o mesmo se passa nos outros países.

Porém, alguns têm aulas em Inglês, já a considerar os alunos estrangeiros. Informe-se junto da universidade de destino sobre essa situação.

Não consegui fazer as disciplinas todas a que me propus. Posso ir a exame em Portugal?

Sim, pode, se a disciplina não tiver restrições a esse nível. 

O melhor que tem a fazer é informar o seu professor da UAlg que irá a exame, para poder ir preparando essa prova, mesmo estando no estrangeiro.

Não encontro na universidade de destino disciplinas com o mesmo número de créditos. Como faço?

As duas maneiras mais comuns de resolver a situação são as seguintes:

- Ou terá de fazer mais disciplinas, de modo a completar os ECTS;

- Ou combina com o seu professor da UAlg e faz um trabalho complementar (pode ser um teste), à distância ou à chegada, para completar os créditos.

 

Informações

 

Psicologia

A Universidade de Lessius, na Bélgica, lecciona as seguintes disciplinas em Inglês:

* Behavioural problems | ECTS: 3

* Biological Psychology | ECTS: 3

* Forensic psychology | ECTS: 3

* Sport psychology | ECTS: 4

* Ethical issues in psychology | ECTS: 3

* Contemporary topics in HRM | ECTS: 3

* Psychology in Europe | ECTS: 4

* International Study Conference | ECTS: 3

* Solution focused therapy | ECTS: 4

Para um resumo dos programas, consultar aqui: http://www.lessius.eu/english/tp/tp_intprogrammes.aspx

Outros projetos Erasmus +

O novo programa Erasmus+ criado em 2014, virado para a Educação, Formação, Juventude e Desporto, veio juntar os vários programas da União Europeia - Aprendizagem ao Longo da Vida (Erasmus, Comenius, Leonardo da Vinci, Grundtvig, Juventude em Ação, Erasmus Mundus, Tempus, Alfa e Edulink.

O Programa divide-se agora em Ações Chave (Key Action). Sendo que a Ação Chave 1, também designada por KA1 destina-se à Mobilidade para Aprendizagem; a Ação Chave 2,  KA2, às Parcerias Estratégicas, Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas; e Ação Chave 3,  KA3, Apoio à reforma das políticas.

Quanto à KA1 - Mobilidade para Aprendizagem, temos a Mobilidade individual em educação e formação (Erasmus); Mobilidade individual no domínio da juventude e os Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus. no que respeita às Parcerias Estratégicas temos as seguintes modalidades: Parcerias estratégicas no domínio da juventude; Alianças do Conhecimento; Alianças de Competências Setoriais; Reforço de capacidades no domínio do ensino superior; e Reforço de capacidades no domínio da juventude.

Para facilitar um melhor entendimento sobre cada modalidade do programa a Comissão Europeia e a Agência Nacional disponibilizam o Guia do Programa online, com todas as informações conducentes às candidaturas, formulários, financiamento, etc.