Apresentação
A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade do Algarve, a Universidade de Lisboa – Faculdade de Letras, e a Universidade de Évora - Escola de Ciências Sociais, em associação, criaram o Mestrado em História do Mediterrâneo Islâmico e Medieval, que funcionará na Faculdade de Letras de Lisboa.

Objetivos

O curso destina-se a formar profissionais cientificamente habilitados no conhecimento e estudo dos problemas relacionados com o processo de formação das modernas sociedades ocidentais, privilegiando o passado Islâmico e o papel do Mediterrâneo na construção da Europa e de Portugal. Toma o território do al-Andalus como espaço de observação, sem esquecer o modo como ele se inseria em unidades culturais mais vastas (o Mediterrâneo Ocidental, e, sobretudo, o Norte de África), para o analisar enquanto espaço de convivência entre culturas e sociedades muito diferentes e para compreender as dinâmicas de interação e de troca, ou de oposição, de domínio e de conflito que nele tiveram lugar.

Funcionamento

O curso funcionará de forma mista, presencial e remota, assegurando que todos os estudantes têm acesso aos Seminários lecionados por cada uma das universidades do consórcio.

Legislação Aplicável

Criado em 2014 (Despacho 14189/2014, DR, 2ªs, n.º 227 de 24 de novembro)

Propinas e taxas 2023/2024

Candidatos nacionais: 1200 Euros

Candidatos internacionais: * 2000 Euros

Taxa de candidatura: 50 Euros

Taxa de Inscrição e Seguro Escolar: 175 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

* de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, alterado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

* os estudantes internacionais que tenham concluído o curso de licenciatura na UAlg pagarão a propina como candidato nacional (Despacho RT.77/2023).

As candidaturas são realizadas no Portal do Candidato, que é disponibilizado no separador "Candidaturas"
 
Saídas Profissionais
  • Investigação no campo das Ciências Humanas e Sociais, particularmente nas áreas da História, da Cultura, do Património e da Civilização do Mediterrâneo
  • Serviços de consultadoria em atividades da sociedade civil nos países árabes, ou sobre os países árabes do Mediterrâneo