Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património

Tipo de Estrutura
Polo de Centros de Investigação
João Pedro Bernardes

O CEAACP é o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património – Unidade de Investigação de I&D N.º 281 da FCT. É uma unidade interinstitucional que associa a Universidade de Coimbra, o Campo Arqueológico de Mértola e a Universidade do Algarve.

Fundado em 1993 como unidade de Arqueologia. Atualmente desenvolve  investigação de natureza multidisciplinar organizada em três grupos de investigação: Arqueologia, Artes e Ciências de Património.

Promove a investigação partilhada no domínio das Ciências Sociais e Humanas, com especial incidência nas áreas disciplinares das Arqueologias, Artes, Arqueogeografia, Arquiteturas Vernáculas, Património e Novas Tecnologias ligadas ao Património.

O atual plano estratégico privilegia o estudo das  paisagens e os contactos culturais.