Silhueta de pessoa indiferenciada

Helena Luísa Martins Quintas

Professor auxiliar
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Subsistema
Docentes Universitário
Unidade ID externa
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD)
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado

Atividades

Atividades
Consultoria / Parecer. Consultora do Projeto EQAVET.
Consultoria / Parecer. Consultora da Inspeção Geral de Educação e Ciência, no Projeto de avaliação Externa das escolas (1º, 2º e 3º ciclo de avaliação). Ministério da Educação.
2022/09/15 - 2023/11/29. Orientação. Ensino da Música no 2º Ciclo do Ensino Básico: as práticas dos professores se Educação Musical e os novos referenciais curriculares.Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado). Orientador.
2022/10/01 - 2023/11/17. Orientação. Desafios de uma Vida: Alterações ocorridas na vida dos adultos que se qualificaram através do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado). Orientador.
2021/10/01 - 2022/03/29. Orientação. Idadismo e estereótipos: a representação dos adultos mais velhos nos jornais de Moçambique, ‘Notícias’ e ‘Savana’, entre os anos 2015 e 2018.Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado). Orientador.
2020/01/21. Júri de grau académico. AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR BACHAREL NO
ENSINO SUPERIOR. Arguente principal. RONNE CLAYTON DE CASTRO GONÇALVES (Mestrado). Universidade do Vale do Taquari.
2020/01/10. Júri de grau académico. Autoavaliação. Qual a importância que lhe é dada? Um estudo de caso. Arguente. Milene Isabel Agostinho Martins (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/01/10. Júri de grau académico. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O JARDIM
DE INFÂNCIA IDEAL: UM ESTUDO DE CASO
NUMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE
SOLIDARIEDADE SOCIAL DO ALGARVE. Presidente do júri. Célia Maria Gago Rodrigues Ramos (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2018/10/01 - 2020/05/08. Orientação. A FORMAÇÃO EM LIDERANÇA NO DESEMPENHO DO DIRETOR ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA PÚBLICA DE BALSAS – MARANHÃO – BRASIL.Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado). Orientador.
2019/09/01 - 2020/02/17. Orientação. A APP KAHOOT NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA DO 8º ANO.Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado). Orientador.
Consultoria / Parecer. Consultora do Ministério da Educação, para o Projeto TEIP. Ministério da Educação.
2018/10/01 - 2019/10/09. Orientação. As literacias e os desafios da sociedade da informação: estudo exploratório com jovens de 18 a 35 anos.Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado). Orientador.
2019/09/20. Apresentação oral de trabalho. The knowledge festival: A popular celebration of our enjoyment of learning. ESREA 9th Triennial European Research Conference; Adult education research and practice between the welfare state and neoliberalism. Department of Andragogy, Faculty of Philosophy, University of Belgrade (Belgrado, Sérvia).
2019/03/18. Júri de grau académico. Práticas de Avaliação Formativa na Sala de Aula; um Estudo de Caso numa escola secundária de Cabo Verde. Arguente principal. Cláudia de Jesus Gomes Mendes (Doutoramento). Universidade de Évora.
2017/12/15. Júri de grau académico. A Divisão de Juventude e Educação e Biblioteca da Câmara Municipal de Leiria: perspetivas e potencialidades da intervenção no campo educativo.
. Presidente do júri. Daniela Gonçalves (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017/12/11. Júri de grau académico. O papel da família no percurso escolar dos alunos com insucesso repetido num TEIP
. Presidente do júri. Marta Oliveira (Mestrado). Universidade do Algarve.
2017/10/17. Júri de grau académico. Formação e Necessidades formativas de diretores de agrupamento de escolas do Algarve. Arguente principal. Jorge Barros (Doutoramento). Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
2017/07/28. Júri de grau académico. Ação docente na contemporaneidade . Arguente principal. Daniela Diesel (Mestrado). Universidade do Vale do Taquari.
2017/05/30. Júri de grau académico. Contributos para o estudo da Escola como Organização Aprendente. Arguente. Luísa Madeira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2017 - 2017. Orientação. Práticas de educação e formação de adultos: a oferta educativa e formativa como estratégia de intervenção no Instituto de Emprego e Formação Profissional – Serviço de Formação Profissional de Faro .Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2017 - 2017. Orientação. A melodia do lixo: educação musical como estratégia de intervenção socioeducativa na associação de proteção à rapariga e à família.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2017 - 2017. Orientação. Saber mais para cuidar melhor: a perceção dos auxiliares de ação direta acerca das suas necessidades de formação contínua.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2016/11/29. Júri de grau académico. Histórias de Vida de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
. Presidente do júri. Cláudia Viegas (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/11/29. Júri de grau académico. A importância do exercício da liderança do Conselho Geral, na configuração cultural escolar pós agregação: um estudo de caso.
. Arguente. José Augusto Dias Lopes (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2016/05/20. Júri de grau académico. A avaliação das escolas: efeitos da avaliação externa nas dinâmicas de auto-avaliação da escola. Arguente principal. Ana Paula Santana de Oliveira Correia (Doutoramento). Universidade de Évora.
2016 - 2016. Orientação. O pocesso de agregação de estabelecimentos escolares: perceções dos professores sobre os impactos provocados num agrupamento do Algarve (estudo de caso).Gestão e Administração Escolar (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. DOCENTES DE CURSOS PROFISSIONAI8S: QUE REPRESENTAÇÕES FACE AO ENSINO PROFISSIONAL? UM ESTUDO REALIZADO NUMA ESCOLA SECUNDÁRIA DO ALGARVE.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2015 - 2015. Orientação. CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO DO MOVA-BRASIL: DESENVOLVIMENTO & CIDADANIA: INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO LOCAL.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. A educação comunitária e a agenda socioambiental de comunidades quilombolas do Vale do Ribeira: resultados da intervenção à Comunidade de Morro Seco.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2014 - 2014. Orientação. O impacto dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências na Região Autónoma da Madeira: empregabilidade, remuneração, autoestima e autoconfiança.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2013 - 2013. Orientação. RECICLAGEM DE MEMÓRIAS: NARRATIVAS FÍLMICAS COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA NA COMUNIDADE TERAPÊUTICA DO AZINHEIRO.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2012 - 2012. Orientação. DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS VIDAS COM HISTÓRIA. O IMPACTE DO PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS.Ciências da Educação e da Formação (Mestrado). Orientador.
2009 - 2009. Orientação. Políticas de Gestão e Organização Educativa: Contratos de Autonomia das Escolas e Modelos de Governança.Ciências da Educação (Doutoramento). Orientador.

Projetos

Projetos
2023/10/01 - 2025/09/30. European Universities as Community Leaders of the Education for Sustainable Development (ESDEUS). , ERASMUS. Investigador. Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária.
2020/12/01 - 2024/04/30. SAFER – SociAl competences and FundamEntal Rights for preventing bullying Medida, ERASMUS. Investigador. Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.

Produções

Fragoso de Almeida, António; Quintas, Helena; Campos Goncalves, Teresa Isabel. 2016. "Non-traditional students in higher education: barriers to learning and professional insertion". http://hdl.handle.net/10400.1/9720
Catarino, João Carlos Rocha. 2016. "O pocesso de agregação de estabelecimentos escolares: perceções dos professores sobre os impactos provocados num agrupamento do Algarve (estudo de caso)". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/9880
Gregório, Maria Helena Santos. 2015. "Políticas de gestão e organização educativa: contratos de autonomia das escolas e modelos de governança". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10174/17372
Fernandes, Arcília da Graça. 2017. "Práticas de educação e formação de adultos: a oferta educativa e formativa como estratégia de intervenção no Instituto de Emprego e Formação Profissional – Serviço de Formação Profissional de Faro". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10011
Quintas, Helena; Gonçalves, José Alberto; Valadas, Sandra. 2017. "Academic success in schools in the Algarve: when leadership is part of the solution and not of the problem". https://doi.org/10.1590/s1413-24782017227156
Santos, Lucília Maria Pessoa Tavares dos; Bago, Joana; Baptista, Ana V.; Ambrósio, Susana; Fonseca, Henrique M.A.C.; Quintas, Helena. 2016. "Academic success of mature students in higher education: a Portuguese case study". https://doi.org/10.3384/rela.2000-7426.rela9079
Gregório, Maria Helena. 2016. "Políticas de gestão e organização educativa: contratos de autonomia das escolas e modelos de governança". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10400.1/10002
Patrício, Micaela Patrícia Lopes. 2017. "Saber mais para cuidar melhor: a perceção dos auxiliares de ação direta acerca das suas necessidades de formação contínua". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10704
Barrote, Mariana Cavaco. 2017. "A melodia do lixo: educação musical como estratégia de intervenção socioeducativa na associação de proteção à rapariga e à família". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10025
Correia, Hélder José Fernandes. 2015. "Docentes de cursos profissionais: que representações face ao ensino profissional? - um estudo realizado numa escola secundária do Algarve". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/7917
Santos, Lucília; Quintas, Helena. 2018. "Como potenciar a participação dos estudantes maiores de 23 anos no Ensino Superior?". CINEP/IPC. http://hdl.handle.net/10773/26493
DOUTOR,CATARINA; QUINTAS,HELENA; RIBEIRO,CARLOS MIGUEL; FRAGOSO,ANTÓNIO. 2015. ""Iniciativa Novas Oportunidades" e "NOL+": dois estudos de caso no Algarve (Portugal)". http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000400907
Pedro, Joana Marta Paraizo. 2015. "Contextos de alfabetização do MOVA-Brasil: desenvolvimento & cidadania: intervenção comunitária e implicações no desenvolvimento local". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/8015
Barradas, Dora de Jesus Graça. 2013. "Meninos especiais, pais diferentes: educação de adultos e cidadania". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3532
Gonçalves, Teresa. 2012. "O perfil dos estudantes maiores de 23 anos na Universidade do Algarve". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3140
Marrocos, Laura; Quintas, Helena. 2012. "O abandono nos cursos de educação e formação de adultos: tratar-se-á de uma profecia anunciada?".
Portela, Sofia. 2012. "Das histórias de vida às vidas com história: o impacte do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3104
Mariano, Manuel Duarte Santos Costa. 2013. "Gestão partilhada e comunicação numa liderança de sucesso". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/5961
Quintas,Helena; Gonçalves,José Alberto Mendonça. 2012. "A liderança das escolas em três regiões portuguesas: uma visão a partir da avaliação externa". http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200005
Quintas, Helena; Gonçalves, José Alberto Mendonça. 2012. "THE LEADERSHIP OF SCHOOLS IN THREE PORTUGUESE REGIONS. A VIEW FROM EXTERNAL EVALUATION". https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3003
Krasovec, Sabina Jelenc; Radovan, Marko; Gonçalves, Teresa; Quintas, Helena; Ribeiro, Carlos Miguel; Monteiro, Rute; Bago, Joana; et al. 2012. "I will never give up… Life stories of mature students in higher education".
Portela, Sofia; Quintas, Helena. 2012. "Das histórias de vida às vidas com história. O impacte do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências".
Ferreira, Maria Fernanda Monteiro. 2012. "Liderança educativa, do desafio ao sucesso: estudo sobre a liderança de uma escola secundária em meio urbano". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3487
Marrocos, Laura; Portela, Sofia; Quintas, Helena. 2012. Lifelong learning and well-being: “Between the desirable and the possible". This paper presents preliminary results carried out and treated more extensively in the research project that is being developed in the field of Adult Education in Portugal . From the biographical interviews carried out from two adults who are attending the Education and Training Courses (ETC) in two different areas of the city of Loulé, in southern Portugal, we show the results regarding the impa. http://hdl.handle.net/10400.1/4962
Quintas, Helena; Marrocos, Laura. 2012. "O problema do “abandono” nos cursos de educação e formação de adultos (efa): um estudo exploratório num concelho do Algarve".
Bago, Joana; Santos, Lucilia; Fonseca, Henrique; Almeida, António Fragoso de; Gonçalves, Teresa; Ribeiro, Carlos Miguel; Quintas, Helena; Monteiro, Rute. 2012. "Non-traditional access to higher education – an evolution in Portugal".
Bago, Joana; Santos, Lucilia; Fonseca, Henrique; Almeida, António Fragoso de; Monteiro, Rute; Ribeiro, Carlos Miguel; Quintas, Helena; Gonçalves, Teresa. 2012. "Non-traditional students at the university: the M23 case in two HEI in Portugal".
Quintas, Helena. 2007. "Pertinência e democratização nos processos educativos destinados a públicos adultos: o caso dos cursos EFA".
Graça, Sofia Conceição Ameixa. 2008. "A formação profissional e a qualidade dos serviços prestados a idosos institucionalizados". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/292
Godinho, Maria Antónia da Silva Ricardo Charraz. 2011. "As lógicas e as representações dos actores nos cursos Educação Formação face aos seus percursos escolares: estudo exploratório realizado no Baixo Alentejo, nos concelhos de Ourique, Almodôvar, Aljustrel e Mértola". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/10568
Froita, Iva Goreti Nunes. 2011. "A alfabetização de adultos na região do Algarve e o uso de tecnologias: do desejável ao possível". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/5160
Quintas, Helena. 2006. "Práticas de planificação e de gestão integrada do currículo nos cursos EFA: das potencialidades aos riscos de escolarização". http://hdl.handle.net/10400.1/4957
Bento, Alexandra. 2010. "Educação e formação de jovens e adultos: um passo para uma maior coesão social e inserção socioprofissional". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/1645
Quintas, Helena. 2006. "Construção e desenvolvimento curricular em educação e formação de adultos: colocar a vida no currículo e o currículo na vida". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10400.1/449
Silva, Isabel Carmen Rocha Arriegas Rianço Gomes da. 2009. "A gestão de tempo dos alunos - percepções dos alunos do ensino básico: estudo de um agrupamento vertical - agrupamento de escolas de Vila do Bispo". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/712
Gonçalves, Helena Adelaide Pereira Reis. 2007. "A motivação para a carreira docente: contributos para o estudo das principais preocupações em início de carreira". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/548
Coelho, Maria Teresa de Oliveira. 2010. "A transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico: um contributo para o estudo de um problema num agrupamento de escolas do litoral alentejano". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/1818
Quintas, Helena; Gonçalves, José Alberto. 2010. "The leadership fo schools in three regions in Portugal based on the findings of external evaluation". http://hdl.handle.net/10400.1/4919
Mendonça, Carlos Filipe Gomes Carrajola de. 2009. "O director de turma: líder e facilitador da relação educativa". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/241
Almeida, António Fragoso de; Quintas, Helena; Monteiro, Rute; Ribeiro, Miguel; Gonçalves, Teresa; Fonseca, Henrique; Santos, Lucilia; Bago, Joana. 2010. Estudantes não-tradicionais no ensino superior: procurar soluções para melhorar o sucesso académico. A avaliação de capacidade para frequência do Ensino Superior dos maiores de 23 anos veio trazer para as universidades portuguesas um grande número de estudantes não-tradicionais. Conhecer a sua realidade social, económica e cultural, as suas maiores dificuldades e obstáculos que enfrentam na estrutura universitária, é condição necessária.. Poster. http://hdl.handle.net/10400.1/4954
Fonseca, Cláudia Elisabete Pires Reis da. 2010. "Porque razão se formam os adultos? Motivações e expectativas dos formandos dos cursos de educação e formação". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/956
Gonçalves, Fernando Ribeiro; Valadas, Sandra Teodósio; Quintas, Helena. 2003. "Perspectivas de la evaluación de la calidad universitaria en Portugal: el caso del Observatorio permanente de la Calidad de la Enseñanza en la Universidad del Algarve". Medina Rivilla Antonio, Editorial Universitas, S.A.. http://hdl.handle.net/10400.1/3045
 

Contacto