
Catarina Doutor
Professor auxiliar convidado
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
Subsistema
Docentes Universitário
Unidade ID
Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
Regime
Parcial
Vínculo
CT em Funções Públicas a termo resolutivo certo
Catarina Doutor, is a researcher at the Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) of the University of Algarve. She completed Phd in Education, specialisation in Adult Education in 2021 (Universidade de Lisboa), Master degree in Social Education in 2013 (Universidade do Algarve) and degree in Sociology in 2006 (Universidade do Algarve). She has published 8 journal articles; 6 sections of books; 4 books; and organised 15 scientific events. She received 4 awards/ distinctions. She works in the area of Social Sciences, with an emphasis on Educational Sciences. Her research focuses on higher Education, non-traditional students, biographical learning and identity.
Atividades
Atividades
2021/11/09 - Presente. Arbitragem científica em revista. Sisyphus (2182-8474). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
2021/06/23. Apresentação oral de trabalho. A imagem dos Cientistas na Noite Europeia dos Investigadores.. SciCom Pt (Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal) – Velhos desafios, novas ameaças: comunicar a incerteza e combater a desinformação. SciCom Pt (Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal) – Velhos desafios, novas ameaças: comunicar a incerteza e combater a desi.
2021/05/11 - 2021/05/11. Participação em evento. Inclusão no Ensino Superior: Riscos e Potencialidades. Mesa-redonda. Webinar - Uma Nova Educação: Os Desafios de Hoje e a Mudança de Amanhã. Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia.
2020/02/03. Apresentação oral de trabalho. Adult educators in RPL in Portugal: what are their qualifications, their jobs and the professional activities performed? . Winter School “International & Comparative Studies in Adult Education & Lifelong Learning”, intitulada Adult Educators’ Professionalisation, Professional Roles, Identities & Communities. University of Wurzburg, Germany.
2020/01/30. Apresentação oral de trabalho. Identidade(s) dos estudantes provenientes dos PALOP da Universidade de Lisboa.. XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal. AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2020/01/29. Apresentação oral de trabalho. Sabes o que é um educador de adultos? . Mostra “Descobre a ULisboa 2020”. Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2019/11/07. Apresentação oral de trabalho. How do I see myself? How do others see me? Exploring the identities of students from the African Portuguese-Speaking countries in Higher Education. . ESREA Network Conference – Adult education as a resource for resistance and transformation: voices, learning experiences and identities of students and adult educators. Universidade de Coimbra.
2019/06/26. Apresentação oral de trabalho. A vida é uma constante aprendizagem: as aprendizagens biográficas dos estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) na Universidade de Lisboa. . X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
2019/01/31. Apresentação oral de trabalho. Políticas de Educação de Adultos: uma análise comparativa da Grécia e de Portugal desde 2000.. XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal “Tempos, espaços e artefactos em Educação”. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
2019/01/25. Apresentação oral de trabalho. Adaptação e integração académica dos estudantes provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) na Universidade de Lisboa. . Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE) – Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação?. Universidade Lusófona.
2018/11/26. Apresentação oral de trabalho. Transição para o ensino superior: mudanças e aprendizagens dos estudantes dos PALOP. . III Encontro Internacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (EISIOT) – Educação, Emprego e Reforma: transições nas sociedades de risco. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
2018/10/11. Apresentação oral de trabalho. Transição para o ensino superior dos estudantes provenientes dos países africanos de língua oficial portuguesa: aprendizagens e desafios académicos. . XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) – Ciências, Culturas e Cidadanias. Universidade de Coimbra.
2018/07/05. Apresentação oral de trabalho. A produção de conhecimento sobre os estudantes dos PALOP no Ensino Superior: Análise dos principais estudos realizados em Portugal. . IX Fórum de Jovens Investigadores. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
2018/07/05 - 2018/07/05. Organização de evento. Membro da Comissão Organizadora do IX Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2018). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
2018/06/21. Apresentação oral de trabalho. Retrato dos estudantes dos PALOP no Ensino Superior em Portugal: 2009/10 a 2016/17. . 6th International Congress of Educational Sciences and Development.
2018/02/18. Apresentação oral de trabalho. The Professionalization of Adult Education in Portugal: A Critical Analysis of Occupation within Public Policy. ASEM Education and Research Hub for Lifelong Learning - International Conference Lifelong Learning Policies & Adult Education Professionals – Contextual and Cross-Contextual Comparisons between Europe and Asia. University of Wurzburg (Wurzburg, Alemanha).
2018/02/16. Apresentação oral de trabalho. Adult education and lifelong learning policies: Reflections on the Portuguese case. . Winter School “Comparative Studies in Adult Education and Lifelong Learning”. University of Wurzburg, Germany.
2018/02/01. Apresentação oral de trabalho. Estudantes dos PALOP no Ensino Superior em Portugal: o que nos revela a investigação. . XXV Colóquio da AFIRSE “A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal”. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
2017 - 2017. Organização de evento. Membro da Comissão Organizadora do Seminário Projeto CESTES 2 - Quem são os estudantes e quanto custa estudar no Ensino Superior Português em 2015/2016? Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2017). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
2017 - 2017. Organização de evento. Membro da Comissão Organizadora do VIII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2017). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
2017/06/29. Apresentação oral de trabalho. Transições, aprendizagens biográficas e identidades dos estudantes dos PALOP no ensino superior: estado da arte. . VIII Fórum de Jovens Investigadores . Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
2017/06/20 - 2017/06/22. Organização de evento. Organização e participação na Reunião internacional do Projeto COMPALL realizada no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2017). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
2017/05/30. Apresentação oral de trabalho. O Perfil e os Custos dos Estudantes do Ensino Superior Português em 2015/2016. Apresentação dos resultados do CESTES. . Seminário do Projeto CESTES 2. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
2016/11/25 - 2016/11/25. Participação em evento. “A análise de dados quantitativos: o inquérito” - Workshop de Investigação dinamizado a convite no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia (Ciência Viva) - “Vem experimentar a Sociologia”. Oficina (workshop). Semana da Ciência e Tecnologia (Ciência Viva) - Vem experimentar a Sociologia. ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia.
2016/09/30 - 2016/09/30. Organização de evento. Membro da Comissão Organizadora da Noite Europeia dos Investigadores do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (2016). Universidade de Lisboa Museu Nacional de História Natural.
2016/07/07. Apresentação oral de trabalho. Transições e aprendizagens biográficas dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior: um estudo longitudinal na Universidade de Lisboa. . VII Fórum de Jovens Investigadores. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
2016/07/07 - 2016/07/07. Organização de evento. Membro da Comissão Organizadora do VII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (2016). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
2016/07/07 - 2016/07/07. Participação em evento. “Análise de políticas educativas públicas a partir dos níveis macro, meso e micro” - Workshop de Investigação. Oficina (workshop). VII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
2016/02/03. Apresentação oral de trabalho. Reflective Practices in Adult and Lifelong Learning in Portugal. . International Winter School – Comparative Studies on Adult and Lifelong Learning. University of Wurzburg, Germany.
2014/09/11. Apresentação oral de trabalho. Respostas institucionais à integração dos estudantes dos PALOP: pontos comuns e pontos divergentes entre duas Instituições de Ensino Superior.. XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), “Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinas”. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
2014/05/26. Apresentação oral de trabalho. From Adult Education to Emancipation: Adult Education and Emancipation at crossroads of tensions and reconfigurations. . ESREA Conference - Between Global and Local: Adult learning and Development - Local Change, Social Actions and Adult Learning: Challenges and Responses. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
2014/05/23. Apresentação oral de trabalho. A Integração dos estudantes africanos na UAlg. . Conferência AFRICA Weekend. Universidade do Algarve.
2014/05/19. Apresentação oral de trabalho. Technological Specialization Courses in Higher Education: reflecting on students’ motivations and expectations. . 16th Annual International Conference on Education. Athens, Greece.
2014/05/13. Apresentação oral de trabalho. African student’s perspectives in Higher Education in Portugal: integration and challenges. . ESREA Network on Migration, Ethnicity, Racism and Xenophobia – “Multiculturalism” today: aspirations, realities and crisis debates. University of Lower Silesia, Wroclaw, Poland.
2013/01/31 - 2013/02/01. Organização de evento. Membro da Comissão Organizadora do Seminário Internacional Non-traditional students in Higher Education: Looking beyond (in)success and dropout. (2013). Universidade do Algarve.
2012/09/19. Apresentação oral de trabalho. Learning ICT later in life: looking for relationships with active ageing.. ESREA Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA) - Intergenerational solidarity and education of older adults in community. Universidade de Ljubljana, Eslovénia.
2012/09/19. Apresentação oral de trabalho. Older adult’s education in community: learning after the retirement. . ESREA Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA) - Intergenerational solidarity and education of older adults in community. University of Ljubljana, Eslovénia.
2012/07/03. Apresentação oral de trabalho. Adult education, learning and well-being: new opportunities. . 42nd Annual SCUTREA Conference - Adult Education and Well-Being. Universidade de Leicester, Reino Unido.
2012/06/28. Apresentação oral de trabalho. Vivendo e Aprendendo: a literacia ao longo da vida. . II Seminário Jovens Investigadores. Universidade do Algarve.
2011/11/24. Apresentação oral de trabalho. Thought I was going back to school ... the unexpected transitions. . ESREA Network on Access, Learning Careers and Identities Transitions and Identity in Learning and Life. Universidade de Aveiro.
2011/11/10. Apresentação oral de trabalho. A vida em mudança. A literacia na educação de adultos. . Simpósio Margem Sul Portuguesa, Processos e Equilíbrios. Universidade do Algarve.
2011/10/25. Apresentação oral de trabalho. Interlaced lives: analysis of three generations – the case of Family Cachopo.
. ESREA Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA) - Elderly, Education, Intergenerational Relationships and Social Developmen. Universidade do Minho.
. ESREA Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA) - Elderly, Education, Intergenerational Relationships and Social Developmen. Universidade do Minho.
2011/06/30. Apresentação oral de trabalho. Mães e filhos em contexto prisional: o caso do estabelecimento prisional de Tires. . Seminário dos Jovens Investigadores . Universidade do Algarve.
2011/06/30 - 2011/06/30. Organização de evento. Colaboração na Organização do Seminário dos Jovens Investigadores, Seminário dos Mestrados de Educação Social; Sociologia, Mobilidades e Identidades; e Ciências da Educação e Formação. (2011). Universidade do Algarve.
2011/01/28 - 2011/01/29. Organização de evento. Colaboração na Organização do I Seminário do Mestrado em Educação Social intitulado “Adult Education and Transformation” (2011). Universidade do Algarve.
2009/11/04 - 2009/11/04. Organização de evento. Membro da Comissão Organizadora do Seminário Áreas de Baixa Densidade do Algarve – Avaliação das ações realizadas e ações para o Futuro. (2009). Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve.
2009/04/02 - 2009/04/02. Organização de evento. Membro da Comissão Organizadora das XVI Jornadas de Classificação e Análise de Dados (JOCLAD) (2009). Universidade do Algarve.
2009/01/12 - 2009/01/12. Organização de evento. Membro da Comissão Organizadora do Curso de Análise Avançada de Dados do Centro de Estatística Aplicada e Previsão (CEAP) (2009). Universidade do Algarve.
2007/11/01 - 2007/11/11. Organização de evento. Membro da Comissão Organizadora do III Congresso de Estudos Rurais – Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais e Universidade do Algarve (III CER) (2009). Universidade do Algarve.
2005/04/12 - 2005/04/12. Organização de evento. Colaboração na Organização do evento - Semana Aberta da Universidade do Algarve (2005). Universidade do Algarve.
Projetos
Projetos
2010/07/01 - 2013/05/31. A vida em mudança. A literacia na educação de adultos. Bolseiro de Investigação.
2013/06/01 - 2015/08/31. Estudantes Não-Tradicionais no Ensino Superior: investigar para guiar a mudança institucional. Bolseiro de Investigação.
2016 - 2016. Custos dos Estudantes do Ensino Superior Português. Bolseiro de Investigação.
2016 - 2017. Science in Everyday Life (European Research’s Night 2016). Bolseiro de Investigação.
2017 - 2021. Transição, aprendizagem biográfica e identidades dos estudantes provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no Ensino Superior. Bolseiro de Doutoramento. Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
2020 - 2021. INTALL International and Comparative Studies for Students and Practitioners in Adult Education and Lifelong Learning., Erasmus +. Outra. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
2017 - 2018. Comparative Studies in Adult Education and Lifelong Learning (COMPALL), Erasmus +. Outra. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
2010 - 2010. Estudo de Diagnóstico de Caracterização da População Imigrante. Desenvolvimento técnico. Associação In Loco.
2010/03/22 - 2010/06/30. Programa Internacional para a Análise das Competências dos Adultos - Portugal. Desenvolvimento técnico. ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia.
2009 - 2009. Estudo de Avaliação sobre o Impacto da Política de Eventos do Concelho de Vila Real de Santo António na economia do município e da região envolvente, no Quadriénio 2006-2009. Investigador. Centro de Estatística Aplicada e Previsão (CEAP), Universidade do Algarve..
2009 - 2009. Caracterização e Avaliação dos Fluxos Turísticos Algarve – Huelva. Desenvolvimento técnico. Universidade do Algarve Centro de Investigação de Desenvolvimento e Economia Regional.
2008 - 2008. Estudo de Avaliação dos Impactos da Estratégia Regional para as áreas de baixa densidade do Algarve. Investigador. ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.
2007 - 2008. Estudo de Avaliação dos “Consumos Culturais dos Turistas em férias no Algarve. Investigador. Universidade do Algarve Centro de Investigação de Desenvolvimento e Economia Regional.
2007 - 2008. Estudo “Hábitos e Práticas Culturais dos Residentes no Algarve”. Investigador. Universidade do Algarve Centro de Investigação de Desenvolvimento e Economia Regional.
2008 - 2008. Perfil do Turista Nacional que visita o Algarve. Desenvolvimento técnico. Universidade do Algarve Centro de Investigação de Desenvolvimento e Economia Regional.
2008/09/15 - 2008/10/31. Caracterização do Turismo em Espaço Rural e do Turismo de Natureza de Portugal. Desenvolvimento técnico. Instituto de Estudos Sociais e Económicos.
Produções
Doutor, Catarina; Alves, Natália. 2022. "Formação experiencial e aprendizagem biográfica: refletir para atribuir sentidos às experiências?". Revista Educação e Pesquisa.
Doutor, C.; Alves, Natália. 2021. "Identidade(s) dos estudantes provenientes dos PALOP da Universidade de Lisboa". Em Educação e Bem-Estar. Atas do XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal., 196-203.
2021. "Transições biográficas dos estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa na Universidade de Lisboa". Doutoramento.
Cristina Luís,; Cristina Palma Conceição, ; João Paulo Henriques,; Patrícia Amaral, ; Doutor, Catarina; Raquel Silva, ; Tiago Hirth. 2021. " A imagem dos Cientistas na Noite Europeia dos Investigadores". Em Livro de Resumos do SciCom Pt (Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal) – Velhos desafios, novas ameaças: comunicar a incerteza e combater a desinformação.
Doutor, C.; Alves, Natália. 2020. "How do I see myself? How do others see me? Exploring the identities of students from the African Portuguese-Speaking Countries in Higher Education.". Em Adult education as a resource for resistance and transformation: voices, learning experiences and identities of students and adult educators, editado por Barbara Merrill; Cristina C. Vieira, 191-198. Portugal: Universidade de Coimbra.
Doutor, C.; Doutor, Catarina; Alves, Natália. 2020. "Estudantes dos PALOP no ensino superior português: conquistas e desafios académicos". Laplage em Revista. https://doi.org/10.24115/s2446-6220202061719p.47-60
Alves, Natália; Schmidt-Lauff, Sabine; Doutor, Catarina; Campos, Lucas. 2020. "Contexts of Recognition of Prior Learning: A Comparative Study of RPL Initiatives in Brazil, Portugal and Germany". Andragogical Studies, (2): 87-110.
Doutor, C.; Alves, Natália. 2019. "Transição para o ensino superior dos estudantes provenientes dos países africanos de língua oficial portuguesa: aprendizagens e desafios académicos.". Investigar em Educação, (9-10): 213-227.
Doutor, C.; Guimarães, Paula. 2019. "Adult Education and Lifelong Learning Policies: an analysis of Greece and Portugal. ". Studies in Adult Education and Learning / Andragoska spoznanja, 25 (1): 15-31.
Doutor, C.; Guimarães, Paula. 2019. "Políticas de Educação de Adultos e de Aprendizagem ao Longo da Vida: uma análise comparativa da Grécia e de Portugal". Em Tempos, espaços e artefactos em Educação. Atas do XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal, 385-392.
Doutor, C.; Alves, Natália. 2019. "Adaptação e integração académica dos estudantes provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) na Universidade de Lisboa. ". Em III ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação? , 484-513.
Doutor, C.; Alves, Natália. 2019. "Estudantes dos PALOP no Ensino Superior em Portugal: o que nos revela a investigação.". Em A investigação, a formação, as políticas e as práticas em educação – 30 anos de AFIRSE em Portugal. Atas do XXV Colóquio da AFIRSE Portugal , 482-490.
Doutor, C.; Alves, Natália. 2019. "Transição para o ensino superior: mudanças e aprendizagens dos estudantes dos PALOP.". Em Proceedings of the III International Meeting of Industrial Sociology, Sociology of Organizations and Work (ISSOW) - Education, Employment and Retirement: Transitions in Risk Societies, 59-71.
Doutor, C.; Alves, Natália. 2019. "Retrato dos estudantes dos PALOP no Ensino Superior em Portugal: 2009/10 a 2016/17. ". Em Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo, 2018. 6th International Congress of Educational Sciences and Development , 822-830.
Doutor, C.. 2019. "“A vida é uma constante aprendizagem”: as aprendizagens biográficas dos estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) na Universidade de Lisboa". Trabalho apresentado em X Fórum de Jovens Investigadores , 38-39.
Doutor, Catarina; Marques, João Filipe; Ambrósio, Susana. 2018. "A cor da pele no Ensino Superior: experiências de racismo no quotidiano dos estudantes provenientes dos PALOP em Portugal". Em Estudantes não-tradicionais no Ensino Superior, editado por Fragoso, António; Valadas, Sandra T., 167-186. Portugal: CINEP / IPC. http://hdl.handle.net/10773/26494
Cerdeira, Luisa; Cabrito, Belmiro; Tomás Vargues Patrocínio, José; Machado, Maria de Lourdes; Brites, Rui; Curado, Ana Paula; Manso, Marta; Doutor, Catarina. 2018. Custos dos estudantes do ensino superior português - Relatório CESTES 2: Para a compreensão da condição social e económica dos estudantes do ensino superior. Educa. http://hdl.handle.net/10451/34377
Choi, Enyoung; Doutor, Catarina; Terzaroli, Carlo; Ge, wei. 2018. "Employability for the professionalization in Adult Education: A comparative study on the dimension of transitions". Em Giovani adulti tra transizioni e alta formazione. Strategie per l’emplyability. Dal Placement al Career Service , 85-103. Pacini Editore.
Doutor, C.. 2018. "A produção de conhecimento sobre os estudantes dos PALOP no Ensino Superior: Análise dos principais estudos realizados em Portugal. ". Trabalho apresentado em IX Fórum de Jovens Investigadores , 32-33.
Ambrósio, S.; Marques, J.F.; Santos, L.; Doutor, C.. 2018. "Higher education institutions and international students’ hindrances: A case of students from the African Portuguese-speaking countries at two European Portuguese universities". Journal of International Students, 7 (2): 367-394. https://doi.org/10.32674/jis.v7i2.386
2018. Introduction to multilevel analysis of education and lifelong learning policies - Reflection Video . https://www.hw.uni-wuerzburg.de/compall/adult-education-academies/online-tutorial/
Guimarães, Paula; Doutor, Catarina. 2018. Introduction to three theoretical models Part 1 . https://www.hw.uni-wuerzburg.de/compall/adult-education-academies/online-tutorial/
Guimarães, Paula; Doutor, Catarina. 2018. Introduction to three theoretical models Part 2. https://www.hw.uni-wuerzburg.de/compall/adult-education-academies/online-tutorial/
Doutor, C.. 2017. "Transições, aprendizagens biográficas e identidades dos estudantes dos PALOP no ensino superior: estado da arte. ". Trabalho apresentado em VIII Fórum de Jovens Investigadores - Livro de Resumos , 39-40.
Doutor, C.; Guimarães, Paula. 2017. A emergência da Educação Permanente nos dias de hoje: o evento Saberes em Festa. . http://www.apcep.pt/userfiles/APCEP_14_10_2017.pdf
Wei, G.; Choi, E.; Doutor, C.; Wei, Ge; Choi, Enyoung; Doutor, Catarina. 2017. "Initiatives to support employability of young adults: Comparative policy analysis of China, Portugal and the Republic of Korea". Em Adult Learning and Education in International Contexts: Future Challenges for its Professionalisation, editado por Regina Egetenmeyer; Sabine Schmidt-Lauff; Vanna Boffo, 25-38. Peter Lang. https://doi.org/10.3726/b11144
Cristina Palma Conceição; Catarina Doutor; Cristina Luis. 2017. Report on Impact Assessment - Science in Everyday Life - European Researchers' Night 2016.
Doutor, C; Marques, J. F.. 2016. "Transição para Portugal: O caso dos estudantes provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no Ensino Superior". Em Univers(al)idade. Estudantes «não tradicionais» no Ensino Superior: Transições, Obstáculos e Conquistas. , 22-34. Portugal: Universidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10773/19000
Doutor, C.. 2016. "Um olhar sociológico sobre os conceitos de juventude e de práticas culturais: perspetivas e reflexões. ". Última Década, 24 (45): 159-179.
Doutor, C.. 2016. "Aprendizagem em contexto de trabalho: perspetivas e reflexões. ". Em Investigação em Educação Social: prática e reflexão, editado por Rosanna Barros; António Fragoso, 52-63. Portugal: Universidade do Algarve.
Doutor, C.. 2016. "Transições e aprendizagens biográficas dos estudantes dos PALOP no Ensino Superior: um estudo longitudinal na Universidade de Lisboa.". Trabalho apresentado em VII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 54-55.
Marques, J F; Doutor, Catarina; Gonçalves, T; Martins, M H. 2016. Univers(al)idade. Estudantes “Não Tradicionais” no Ensino Superior: Transições, Obstáculos e Conquistas. . Universidade do Algarve.
DOUTOR,CATARINA; QUINTAS,HELENA; RIBEIRO,CARLOS MIGUEL; FRAGOSO,ANTÓNIO. 2015. ""Iniciativa Novas Oportunidades" e "NOL+": dois estudos de caso no Algarve (Portugal)". Revista Brasileira de Educação, 20 (63): 907-923. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000400907
Doutor, C.; Ribeiro, CM; Fragoso, A.. 2015. "Technological Specialization Courses in Higher Education: reflecting on students’ motivations and expectations. ". Em ATINER’S Conference Paper Series.
Doutor, C.; Ambrósio, S.; Marques, J. F.. 2015. Os estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - Relatório Final – Projeto “Estudantes não tradicionais no Ensino Superior em Portugal: Investigar para guiar a mudança institucional”.
AMBRÓSIO, S; Doutor, Catarina; Marques, J. F; Lucio-Villegas, Emilio. 2014. "Respostas institucionais à integração dos estudantes dos PALOP: pontos comuns e pontos divergentes entre duas Instituições de Ensino Superior.". Em Livro de Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), “Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar” , 2589-2600.
Doutor, C.. 2014. "From Adult Education to Emancipation: Adult Education and Emancipation at crossroads of tensions and reconfigurations.". Em ESREA research network Between global and local: adult learning and development - Local Change, Social Actions and Adult Learning: Challenges and Responses – Proceedings of the Conference , 50-58.
Doutor, C.; Marques, J. F; Fragoso, A.. 2014. "African student’s perspectives in Higher Education in Portugal: integration and challenges. ". Em ESREA Network on Migration, Ethnicity, Racism and Xenophobia – “Multiculturalism” today: aspirations, realities and crisis debates, Conference Proceedings., 34-42.
Doutor, Catarina. 2013. "Vivendo e aprendendo: a literacia ao longo da vida". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.1/3377
Doutor, C.; Gonçalves, T; Fragoso, António. 2013. Non-traditional students in Higher Education: Looking beyond (in) success and dropout.. Portugal: Universidade do Algarve.
Doutor, C.. 2012. "Learning ICT later in life: looking for relationships with active ageing. ". Em Intergenerational solidarity and education of older adults in community. The Third Conference of the ESREA Network on Education and Learning of Older Adults, 280-287.
Doutor, C.; Marrocos, Laura; Quintas, H; Ribeiro, C M; Fragoso, A.. 2012. "Adult education, learning and well-being: new opportunities.". Em In Adult Education and Well-Being. Proceedings of the 42nd Annual Conference SCUTREA, 84-92.
2012. "Older adult’s education in community: learning after the retirement.". Em Intergenerational solidarity and education of older adults in community. The Third Conference of the ESREA Network on Education and Learning of Older Adults, 216-223.
Doutor, C.; Gonçalves, T. 2011. "Interlaced lives: analysis of three generations – the case of Family Cachopo. ". Em Elderly, Education, Intergenerational Relationships and Social Development. Proceedings of 2nd Conference of ELOA, 136-149.
Doutor, C.; Quintas, H; Ribeiro, C M; Fragoso, António. 2011. Changing Lives. Literacy in Adult Education. Em 42nd EUCEN Conference – Bridging the gaps between learning pathways .
Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural. 2011. Diagnóstico da população imigrante no concelho de Albufeira: desafios e potencialidades para o desenvolvimento local. . Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural . https://www.om.acm.gov.pt/documents/58428/183261/01.Albufeira.VF.pdf/4209a239-9be5-474c-aa0b-ab4bef585450
Doutor, C.; Quintas, H.; Ribeiro, CM; Fragoso, A.. 2010. A Vida em Mudança. A Literacia na Educação de Adultos. . Em Environment, Economy & Society Research Colloquium, Universidade do Algarve.
Sousa, Vanessa Duarte de; Cruz, Ana Rita; Sousa, Ana Francisca; Doutor, Catarina. 2009. Estudo de Avaliação dos Impactos da Estratégia Regional para as Áreas de Baixa Densidade do Algarve. http://hdl.handle.net/10400.1/4375
Castela, G; Sousa, AF; Doutor, Catarina. 2009. Avaliação do Impacto da Política de Eventos na Economia do Concelho de Vila Real de Santo António e da Região Envolvente no Quadriénio 2006-2009. Relatório Técnico..
Castela, G.; Sousa, AF; Doutor, Catarina. 2009. Avaliação do Impacto da Política de Eventos na Economia do Concelho de Vila Real de Santo António e da Região Envolvente no Quadriénio 2006-2009. Relatório Operacional.
Castela,G.; Sousa, AF; Doutor, Catarina. 2009. Avaliação do Impacto da Política de Eventos na Economia do Concelho de Vila Real de Santo António e da Região Envolvente no Quadriénio 2006-2009. Relatório Técnico..
Castela, G; Sousa, AF; Doutor, Catarina. 2009. Avaliação do Impacto da Política de Eventos na Economia do Concelho de Vila Real de Santo António e da Região Envolvente no Quadriénio 2006-2009. Relatório Operacional.
Mendes, J; Sousa, AF; Doutor, Catarina; Lança, M. 2008. Hábitos e Práticas Culturais dos Residentes no Algarve..
Mendes, J.; Sousa, AF; Doutor, Catarina; Lança, M. 2007. Consumos Culturais dos Turistas no Algarve..