Silhueta de pessoa indiferenciada

Ana Clara Simão Viegas dos Santos

Professor associado
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Centro de Investigação em Artes e Comunicação
Subsistema
Docentes Universitário
Unidade ID
Centro de Investigação em Artes e Comunicação
Unidade ID externa
Centro de Estudos de Teatro
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
Ana Clara Santos holds a PhD in French Literature from the University Sorbonne Nouvelle - Paris 3 and is a tenured Associate Professor at the Faculty of Human and Social Sciences, University of the Algarve (FCHS/UAlg). She is currently a full member of the Center for Research in Arts and Communication (CIAC/UALg) and a collaborator of the Center for Theater Studies of the University of Lisbon (CET/FLUL), having been full member at CET from 1999 to 2017. She has recently held various management positions at the FCHS, including Head of the Department of Arts and Humanities, Vice-Chair of the Pedagogical Council, Director of the Degree in Languages, Literatures and Cultures. She is currently Director of the Master's Degree in Creative Processes. At the publishing house Le Manuscrit (Paris), she is the Director of the CET’s editorial collection, "Entr'acte: études de théâtre et performance" and the co-Director of the collection "Exotopies" of the Portuguese Association of French Studies (APEF), awarded the Hervé Deluen Prize 2014 by the French Academy (Académie Française). She is currently honorary president of the APEF, having been a founding member of that scientific association, in which she held executive positions between 2003 and 2021 (secretary, President and Vice-President). She has been the editor-in-chief of the journal Synergies Portugal (Scopus) since 2017. She has published a vast amount of work at national and international level in the following fields of research: theatrical genetics, reception and translation of French literature and dramaturgy, history of Portuguese theatre (19th century), history of French teaching in Portugal.

Atividades

Atividades
Membro de associação. EASTAP – European Association for the Study of Theatre and Performance.
Membro de associação. APROLÍNGUAS.
Membro de associação. Société Internationale pour l’Histoire du Français Langue Étrangère ou Seconde (SIHFLES).
Membro de associação. Société Internationale d’Histoire Comparée du Théâtre, de l’Opéra et du Ballet .
Membro de associação. Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF). Membro fundador .
Membro de associação. Associação Portuguesa de Literatura Comparada (APLC).
Membro de associação. Associação Portuguesa para a História das Línguas e Literaturas Estrangeiras (APHELLE). Membro fundador.
2020/10/23. Júri de grau académico. Projecto Karamázov- Pesquisa e criação teatral a partir de Os Irmãos Karamázov de Fiódor Dostoiévski. Vogal. Sónia da Conceição Ferreira Barbosa (Doutoramento). Universidade de Lisboa Faculdade de Letras.
2019/09/13. Júri de grau académico. Les pionniers de l’enseignement du français à l’École Polytechnique de Téhéran au XIXe siècle . Arguente. Zahra N. Moghaddam (Doutoramento). Université de Strasbourg.
2019. Júri de grau académico. Genética teatral e iconografia: contributos para a análise do processo criativo da ACTA-Companhia de teatro do Algarve. Orientador. Sónia Margarida Serrano Correia Aço (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2017 - 2019. Orientação. Genética teatral e iconografia: contributos para a análise de um processo criativo da ACTA- Companhia de Teatro do Algarve.Comunicação, Cultura e Artes (Mestrado). Orientador.
2018/06/12. Júri de grau académico. Assimetrias linguísticas do currículo: a disciplina de inglês no liceu português entre 1836 e 1974. Arguente. Roberto Paulo dos Ramos Franco Correia (Doutoramento). Universidade de Lisboa.
2017/09/19. Júri de grau académico. La morfología verbal en las gramáticas para enseñanza del francés para hispanohablantes (siglos XVI-XX). Adaptación, contrastividad y contextualización. Arguente principal. Irene Valdès Melguizo (Doutoramento). Editorial Universidad de Granada.
2016/12/16. Júri de grau académico. La pensée symbolique dans la fondation de l’identité insulaire. Arguente. Alexandra Bezières (Doutoramento). Université de Corse Pascal Paoli.
2016/02/26. Júri de grau académico. L’apprentissage de la prononciation française par les espagnols aux XVIe, XVIIe et XVIIIe siècles. Arguente principal. Marc Viémon (Doutoramento). Universidad de Sevilla.
2015/04/16. Júri de grau académico. A luz que ilumina O Lodo, representações existencialistas. Arguente principal. Luísa Maria da Silva Ribeiro (Mestrado). Universidade Aberta.
2014/12/12. Júri de grau académico. Abordagem do texto narrativo e poético em língua materna e língua estrangeira. Recurso ao jogo dramático em atividades de pré e pós-leitura. Arguente principal. Inês Maria Oliveira dos Santos (Mestrado). Universidade do Porto Faculdade de Letras.
2014/11/12. Júri de grau académico. Occident. Orient: itinéraires, regards, croisements. Arguente. Suzan Massoumi (Doutoramento). Universidade do Porto Faculdade de Letras.
2014/10/09. Júri de grau académico. Alfreda ou la Chimère de Vasco Graça Moura, uma tradução comentada. Arguente principal. Cristina Dias Pires (Mestrado). Universidade dos Açores.
2014/02/10. Júri de grau académico. Du roman au théâtre: adaptations théâtrales dans la dramaturgie franco-portugaise au XIXe siècle. Orientador. Lígia Domingos Cipriano (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2008 - 2014/02/10. Orientação. Adaptations théâtrales dans la dramaturgie franco-portugaise au XIXe siècle..Literatura (Doutoramento). Orientador.
2013/12/18. Júri de grau académico. A Cidadania enquanto código extralinguístico. O caso do projeto Comenius. Arguente principal. Maria Isabel Tomé Queirós (Mestrado). Universidade do Porto Faculdade de Letras.
2013/11/20. Júri de grau académico. Zilda: a arte dramática de Alfredo Cortez. Arguente principal. Maria Manuela Rodrigues de Pinho Borges (Mestrado). Universidade Aberta.
2013/01/09. Júri de grau académico. Um contributo para o tratamento documental do fundo proveniente do antigo Magistério Primário de Faro. Presidente do júri. Idalina Lourenço da Silva Santos (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2012/07/22. Júri de grau académico. La réception du théâtre d’Eugène Scribe sur la scène lisboète. Orientador. Maria Natália de Sousa Pinheiro Amarante (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007 - 2012. Orientação. La réception du théâtre d'Eugène Scribe sur la scène lisboète (1822-1860).Literatura (Doutoramento). Orientador.
2011/12/15. Júri de grau académico. Camões e o Jáo no repertório teatral: Casimiro de Abreu em Lisboa, em 1856. Arguente principal. Sónia Irene Gonçalves da Costa (Mestrado). Universidade do Porto Faculdade de Letras.
2011/05/04. Júri de grau académico. O Naturalismo em L’Assommoir de Zola e O Cortiço de Aluísio Azevedo. Orientador. Ana Catarina Ruivo Remédios do Monte (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2009 - 2011. Orientação. O Naturalismo em L’Assommoir de Zola e O Cortiço de Aluísio Azevedo.Literatura (Mestrado). Coorientador.
2008/01/30. Júri de grau académico. Sociedades em crise no teatro de Jean Giraudoux. Orientador. Lígia Domingos Cipriano (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007 - 2008/01/30. Orientação. Sociedades em crise no teatro de Jean Giraudoux.Literatura (Mestrado). Orientador.
2008/11/18. Júri de grau académico. O Conde de Monte Cristo: da literatura ao cinema. Orientador. Natércia Murta Silva Caravela (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2008/07/25. Júri de grau académico. A figura mítica de Jocasta no teatro francês: do século XVII ao século XX. Orientador. Alice do Carmo Mestre (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007 - 2008/07/25. Orientação. A figura mítica de Jocasta no teatro francês: do século XVII ao século XX.Literatura (Mestrado). Orientador.
2008/02/07. Júri de grau académico. O texto e o contexto em Sir Politick Would-Be. Arguente principal. José António Geraldo Marques da Silva (Mestrado). Universidade do Porto Faculdade de Letras.
2007 - 2008. Orientação. O Conde de Monte Cristo: da literatura ao cinema .Literatura (Mestrado). Coorientador.
Membro de associação. International Association for Multidisciplinary Approaches and Comparative Studies related to Emile Zola and his Time, Naturalism, Naturalist Writers and Artists, Naturalism and the Cinema around the World (AIZEN).
2007/12/12. Júri de grau académico. Jornal do Conservatório: comédia e drama de Almeida Garrett. Arguente principal. Maria Gabriela da Silva Ferreira (Mestrado). Universidade do Porto Faculdade de Letras.
2007/08/29. Júri de grau académico. O Condenado de Camilo Castelo Branco. Arguente principal. Ana Paula Costa Oliveira (Mestrado). Universidade do Porto Faculdade de Letras.
2007/07/23. Júri de grau académico. O motivo histórico em Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett: para uma abordagem em contexto escolar. Arguente principal. Maria Madalena Cadima Leite da Silva (Mestrado). Universidade Aberta.
2006. Júri de grau académico. O jogo dramático na formação e na prática lectiva de professores de línguas estrangeiras do ensino secundário - estudo de um caso. Arguente principal. Luís Manuel de Almeida Miranda (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2005/05/17. Júri de grau académico. Saint-Évremond entre França e Inglaterra: uma visão comparatista da comédia Sir Politick Would-Be. Arguente principal. Carmen da Conceição da Silva Matos Abreu (Mestrado). Universidade do Porto Faculdade de Letras.
2004/05/03. Júri de grau académico. Mise en scène de L’Avare de Molière par Andreï Serban: stances d’une vision documentaire. Arguente principal. Maria Natália de Sousa Pinheiro Amarante (Mestrado). Universidade do Porto Faculdade de Letras.
2003/11/24 - 2003/11/24. Entrevista / Programa (rádio / tv). RTP- Regiões . Universidade do Algarve- colóquio Relações literárias franco-peninsulares.
2001/02/19. Júri de grau académico. O jogo do desejo, retórica e comunicação amorosas na obra de Claude Crébillon. Arguente. Ana Alexandra Seabra da Silva Andrade de Carvalho (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1999/01/12. Júri de grau académico. O ensino do Francês Língua Estrangeira na década de 1926-1936. A aplicação do método directo. Arguente principal. Elisabeth Martins Pacheco de Oliveira (Mestrado). Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.

Projetos

Projetos
2019 - Presente. Cartografar Voltaire em Portugal e na literatura portuguesa (séc. XVIII-XXI).. Investigador. Universidade de Coimbra Centro de Literatura Portuguesa.
2018/06 - 2021. ARGOS- Observatory of the creative processes in the field of performing arts, Creative Europe Cooperation Projects – Sub-Programme: “Culture”. Investigador. Universidade de Lisboa Centro de Estudos de Teatro.
2018 - 2020. O velho Teatro S. João do Porto (1798-1908). Investigador. Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.
2012 - 2017. GRAC- Grammaire et contextualisation. Investigador. Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3.
2006/11/25 - 2009/08/24. TETRA (TEatro e TRAdução): para uma história da tradução teatral em Portugal, 1800 - 2009, 3599-PPCDT. Investigador. Universidade de Lisboa Faculdade de Letras; Universidade de Lisboa Centro de Estudos Comparatistas.
2007 - 2009. MULTICOM- Multilinguism and Communication. Investigador. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.

Produções

Sântos, Ana Clara; Amarante, Natália. 2018. "Études de génétique théâtrale et littéraire". Carnets, revue électronique d'études françaises, II série (14). http://journals.openedition.org/carnets/8550
Santos, Ana Clara. 2017. "Légitimation du répertoire théâtral français sur la scène portugaise". Carnets, revue électronique d'études françaises, II série (9): 140-154. http://journals.openedition.org/carnets/2087
Ana Clara Santos; Silva, Ana Paula Coutinho; Almeida, José Domingues; Outeirinho, Maria de Fátima; Maria de Jesus Cabral. 2010. Assises du français au Portugal : états des lieux du français au Portugal : observatoire, acteurs & stratégies de relance. Portugal: Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. URN:ISBN:978-972-8932-67-1
Cristina Robalo-Cordeiro; Ana Clara Santos. 2018. "Interactions culturelles et transversalité: le Portugal et les francophonies". Synergies Portugal- revue du Gerflint, (6). https://gerflint.fr/Base/Portugal6/numero_complet.pdf
Ana Clara Santos. 2017. "Innovations pédagogiques dans l’enseignement des langues étrangères: outils, passeurs, politiques éducatives (XVIIIe-XXIe siècles)". https://journals.openedition.org/dhfles/4438
Ana Clara Santos; Catherine Simonot; Maria de Jesus Cabral. 2016. "Du français en cause aux causes du français ". Carnets, revue électronique d'études françaises, II série (8). https://doi.org/10.4000/carnets.1774
Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. 2014. "L'étranger". Carnets, revue électronique d'études françaises, II série (1). https://doi.org/10.4000/carnets.1114
Ana Clara Santos; Dominique Faria. 2011. "L’(in)vraisemblable". Carnets, revue électronique d'études françaises, I série (3). https://doi.org/10.4000/carnets.3305
Christian Lagarde; Geneviève Champeau; Ana Clara Santos. 2012. "L’étranger et la didactique des Langues Cultures". La Clé des Langues. http://cle.ens-lyon.fr
Christian Lagarde; Ilda Mendes dos Santos; Philippe Rabaté; Ana Clara Santos. 2013. "La part de l'étranger". Hispanismes, (1). http://www.hispanistes.fr/index.php/31-hispanismes/278-hispanismes-nd1
Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. 2015. "La littérature dans et pour l'éducation". Synergies Portugal, (3). https://gerflint.fr/Base/Portugal3/portugal3.html
Ana Clara Santos. 2016. "Innovations pédagogiques dans l'enseignement des langues étrangères: perspectives historiques (XVIe-XXIe siècles)". https://journals.openedition.org/dhfles/4351
Ana Clara Santos. 2017. "Les rapports culturels luso-francophones: hégémonie ou rupture?". Synergies Portugal, (5). https://gerflint.fr/Base/Portugal5/portugal5.html
Ana Clara Santos; Dominique Faria. 2011. "Editorial". Prefácio para L'(In)vraisemblable, 5-9. Vol. I série-3. https://journals.openedition.org/carnets/5813
Santos, Ana Clara; João Domingos; Maria Hermínia Amado Laurel; Maria de Jesus Cabral. 2012. "Editorial". Prefácio para Invasions & évasions, 5-9. n.ºspécialª ed. Vol. I série- 4. https://journals.openedition.org/carnets/7194
Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. 2016. "Introduction". Prefácio para Du français en cause aux causes du français. 8ª ed. Vol. IIe série-. https://journals.openedition.org/carnets/1777
Ana Clara Santos. 2018. "Introduction". Prefácio para Études de génétique théâtrale et littéraire. 14ª ed. Vol. II série-. https://journals.openedition.org/carnets/8906
Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. 2015. "Présentation". Prefácio para La littérature dans et pour l'éducation, 7-14. Vol. 3. https://gerflint.fr/Base/Portugal3/presentation_santos_cabral.pdf
Ana Clara Santos. 2017. "Présentation". Prefácio para Les rapports culturels luso-francophones: hégémonie ou rupture?, 7-13. Vol. 5. https://gerflint.fr/Base/Portugal5/presentation.pdf
Ana Clara Santos; Cristina Robalo-Cordeiro. 2018. "Avant-propos"., 7-11. Vol. 6. https://gerflint.fr/Base/Portugal6/avant_propos_robalo_santos.pdf
Ana Clara Santos. 2016. "Présentation". Prefácio para Innovations pédagogiques dans l'enseignement des langues étrangères: perspective historique, 5-9. https://journals.openedition.org/dhfles/4354
Ana Clara Santos. 2017. "Présentation". Prefácio para Innovations pédagogiques dans l'enseignement des langues étrangères: outils, passeurs, politiques éducatives, 5-8. https://journals.openedition.org/dhfles/4450
Ana Clara Santos. 2018. "A history and historiography of foreign languages teaching and learning in Portugal". The Language Learning Journal, 46 (1): 62-70. https://doi.org/10.1080/09571736.2017.1382057
Ana Clara Santos. 2018. "La culture en question dans l'enseignement du français au Portugal". Documents pour l'histoire du français langue étrangère ou seconde, (60-61): 245-260. https://journals.openedition.org/dhfles/5473
Ana Clara Santos. 2018. "Traduire la culture littéraire et théâtrale française au Portugal. Effets de consécration culturelle". Hispanismes, hors série (2): 302-314. http://www.hispanistes.fr/index.php/revue-hispanismes/31-hispanismes/1394-hispanismes-hors-serie-n-2-traduire-d-une-culture-a-l-autre
Ana Clara Santos. 2015. "Entretiens. Regards croisés sur la littérature dans et pour l'éducation". Synergies Portugal, (3): 103-123. https://gerflint.fr/Base/Portugal3/entretiens.pdf
Ana Clara Santos. 2014. "Le théâtre français à l'étranger ou l'essor de l'adaptation théâtrale". Horizons/Théâtre, revue d'études théâtrales, (3): 46-57.
Ana Clara Santos. 2013. "Controverses sur l'enseignement de la grammaire au Portugal au cours de la seconde moitié du XIXe siècle". https://journals.openedition.org/dhfles/3872
Ana Clara Santos. 2013. "Réception de la comédie française au Portugal (XVIIIe- XIXe siècles) ". https://revistas.um.es/analesff/issue/view/12511
Ana Clara Santos. 2013. "Institutionnalisation de l'enseignement du français au Portugal ". Synergies Portugal, (1): 39-50. https://gerflint.fr/Base/Portugal1/Article2Santos.pdf
Ana Clara Santos. 2012. "Modalités de présence du théâtre français à l'étranger ou la fortune du répertoire parisien au Portugal". Carnets, revue électronique d’études françaises, I série (4-spécial): 207-218. https://journals.openedition.org/carnets/7682
Ana Clara Santos. 2011. "L'actualité de Sartre sur la scène portugaise". Carnets, revue électronique d'études françaises, I série (2- spécial): 175-182. https://journals.openedition.org/carnets/5683
Ana Clara Santos. 2009. "Les "langues entre elles" ou les manuels d'enseignement des langues au Portugal au cours de la deuxième moitié du XIXe siècle". Documents pour l’histoire du français langue étrangère ou seconde, (42): 197-214. https://journals.openedition.org/dhfles/764
Ana Clara Santos. 2005. "Le naturalisme sur la scène portugiase: du projet créateur aux controverses". http://aizen.zolanaturalismassoc.org/excavatio/v20n1-2.html
Ana Clara Santos. 2002. "Réception et diffusion du naturalisme au théâtre. la présence d'Émile Zola au Portugal". Excavatio, Emile Zola and Naturalism, XVII (1-2): 266-274. http://aizen.zolanaturalismassoc.org/excavatio/v17.html
Ana Clara Santos. 2019. "La réception de Maeterlinck au Portugal et au Brésil". Confluências , série belg (22): 139-160.
Dominique Faria; Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. 2017. Littérature et théâtre en français à l'épreuve de la traduction en Péninsule Ibérique. Editado por Le Manuscrit. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Exotopies ».
Ana Clara Santos; Almeida, José Domingues. 2016. Variations sur l'étranger. Porto, Portugal: Biblioteca digital, Faculdade de Letras, Universidade do Porto.
Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral. 2016. L'étranger. Editado por Le Manuscrit. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Exotopies ».
Ana Clara Santos; Maria Luísa Malato. 2015. Diderot: paradoxes sur le comédien. Editado por Le Manuscrit. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Entr’acte: études de théâtre et performance ».
Ana Clara Santos; Maria Celeste Natário; Maria de Jesus Cabral; Maria Luísa Malato; Renato Epifânio. 2014. L'exil et le royaume: d'Albert Camus à Vergílio Ferreira. Editado por Le Manuscrit. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Exotopies ».
Ana Clara Santos; Almeida, José Domingues. 2014. L'étranger tel qu'il (s')écrit. Porto, Portugal: Biblioteca digital, Faculdade de Letras, Universidade do Porto.
Maria de Jesus Cabral; Ana Clara Santos. 2014. Les possibilités d'une île. Paris, França: Petra.
Ana Clara Santos; Artur Ribeiro Gonçalves; Pedro Sequeira; Teresa Salvado. 2014. Intercompreensão, plurilinguismo & didática das línguas estrangeiras: uma viagem entre culturas. Homenagem a Clara Ferrão Tavares. Lisboa, Portugal: Editorial Cosmos.
Ana Clara Santos. 2014. Palco da ilusão. Ilusão teatral no palco europeu. Editado por Ana Clara Santos. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Entr’acte: études de théâtre et performance ».
Ana Clara Santos. 2013. Art et création chez Théophile Gautier. Editado por Ana Clara Santos. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Exotopies ».
Maria de Jesus Cabral; Ana Clara Santos; Jean-Baptiste Dussert. 2012. Lumières d'Albert Camus: enjeux et relectures. Editado por Maria de Jesus Cabral; Ana Clara Santos; Jean-Baptiste Dussert. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Exotopies ».
Ana Clara Santos; Ana Isabel Vasconcelos. 2011. Repertório teatral na Lisboa oitocentista (1846-1852). Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Ana Clara Santos; Ana Isabel Vasconcelos. 2007. Repertório teatral na Lisboa oitocentista (1835-1846). Lisboa, Portugal.
Ana Clara Santos. 2010. Descontinuidades e confluências de olhares críticos nos estudos francófonos. Editado por Ana Clara Santos. Vol. 2. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Ana Clara Santos; Catherine Simonot. 2007. Para uma história do ensino das línguas e literaturas estrangeiras: estudos de género. Editado por Ana Clara Santos; Catherine Simonot. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Ana Clara Santos; Maria José Salema; Luís Filipe Teixeira. 2005. O livro no ensino das línguas e literaturas modernas em Portugal: do século XVIII ao final da primeira República. Editado por Ana Clara Santos; Maria José Salema; Luís Filipe Teixeira. Coimbra, Portugal: Universidade de Coimbra.
Ana Clara Santos. 2005. Relações literárias franco-peninsulares. Editado por Ana Clara Santos. Lisboa, Portugal: Colibri.
Ana Clara Santos; Corinne Weber. 2018. Enseigner la grammaire. Discours, descriptions et pratiques. Editado por Ana Clara Santos; Corinne Weber. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Histoire des Langues et Cultures Étrangères- HLCE ».
Ana Clara Santos; Sophie Proust; Ana Isabel Vasconcelos. 2018. Parcours de génétique théâtrale: de l'atelier d'écriture à la scène. Editado por Ana Clara Santos; Sophie Proust; Ana Isabel Vasconcelos. Paris, França: Le Manuscrit, coll. « Entr’acte: études de théâtre et performance ».
Ana Clara Santos. 2015. À Espera de Godot. Ana Clara Santos: dramaturgia e tradução da peça À ESpera de Godot, de Samuel Beckett.
Luís Vicente: encenação. 67ª produção da ACTA- Companhia de Teatro do Algarve;.
Estreia- 17 de abril de 2015, Teatro da Trindade, Lisboa.
Intérpretes: Luís Vicente, Pedro Laginha, Pedro Lima, René Barbosa e Tânia da Silva.. http://actateatro.org.pt/cenaspassadas/60/
Ana Clara Santos. 2006. Traduction en française de l'article de Marcelo Bulhões: Hystérie, séduction et frustration: l’érotisme dans les romans naturalistes brésiliens. Tradução do artigo em língua francesa (da língua portuguesa para a língua francesa).
O artigo é da autoria de Marcelo Bulhões e foi publicado na Revista Excavatio, Emile Zola and Naturalism, International Review for Multidisciplinary Approaches and Comparative Studies to Emile Zola and his Time, Naturalism, Naturalist Writers and Artists around the World, vol. XXE, n. 1-2, 2006, 63-71.. http://aizen.zolanaturalismassoc.org/excavatio/v21.html
Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral; Almeida, José Domingues. "Francês, uma língua bem presente entre nós". Público, 26 de novembro, 2011.
Ana Clara Santos; Brilhante, Maria João. 2020. "Repérage du Training dans le Processus de Création de Inferno de O Bando: la conscience de l’acteur". Revista Brasileira de Estudos da Presença, 10 (4). https://doi.org/10.1590/2237-2660100111
Ana Clara Santos; Juan Garcia Bascuñana. 2012. "Le texte littéraire dans l'enseignement du FLE: histoire, variations, perspectives".
Ana Clara Santos. 2007. "A mitologia grega no pensamento arcaico português". Quadrant , (24): 41-53.
Ana Clara Santos. 2006. "Le théâtre romantique au Portugal dans la première moitié du XIXe siècle".
Ana Clara Santos. 2017. "Introdução: da génética teatral à análise do processo criativo". Sinais de Cena, série 2 (2): 11-14.
Ana Clara Santos. 2017. Dossiê Genética teatral. Coordenação do dossiê Genética teatral, Sinais de Cena, revista da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, série 2, nº 2, maio 2017..
Ana Clara Santos. 2011. "Géneses teatrais ou um interesse renovado pelos estudos de genética teatral". Sinais de cena, (15): 78-80.
Ana Clara Santos. 2011. "O Archivo theatral: uma colecção de teatro francês". Sinais de cena, (15): 119-124.
Ana Clara Santos. 2006. "La dramaturgie à l'heure de l'Europe ou le déplacement des troupes françaises à Lisbonne". Cadernos de Literatura Comparada, 1 (14/15): 385-400.
Ana Clara Santos. 2006. "Images de la femme dans la dramaturgie classique". Faces de Eva. Revista de Estudos sobre a Mulher, (16): 63-74.
Ana Clara Santos. 2004. "L'hypotypose ou le langage de l'illusion dans la tragédie racinienne". Confluências , (19): 89-98.
Ana Clara Santos. 2004. "Images de la femme ou la démystification du sacré". Questão, (1): 109-118. http://dx.doi.org/10.1016/j.femme.2013.06.001
Ana Clara Santos. 2002. "Réception(s) de Racine". Ariane, revue d'études littéraires françaises, (17): 115-126. http://dx.doi.org/10.22456/2238-8915.39392
Ana Clara Santos. 1998. "La création de personnages maternels sur la scène racinienne et cornélienne: diversité et opposition".
Ana Clara Santos; Ana Isabel P. Teixeira de Vasconcelos. 2020. "O teatro declamado no S. João oitocentista: uma extensão da capital?". Em O velho Teatro de S. João (1798-1908): teatro e música no Porto do longo século XIX, editado por Cymbron, Luísa; Ana Isabel P. Teixeira de Vasconcelos, 177-221. Porto, Portugal: CESEM e Edições Afrontamento.
Ana Clara Santos. 2016. "Le "Théâtre français" à Lisbonne ou la promotion d'un répertoire national". Editado por Ariane Ferry; Marianne Bouchardon, 337-354. França: Presses Universitaires du Septentrion.
Ana Clara Santos. 2016. "Images de la pensée voltairienne". 429-447. Suiça: Peter Lang.
Ana Clara Santos. 2016. "Représentations de l'étranger à Lisbonne ou le Théâtre Français à Rua dos Condes ". Em L'étranger, editado por Ana Clara Santos; Maria de Jesus Cabral, 167-188. Paris, França: Le Manuscrit, coll. "Exotopies".
Ana Clara Santos. 2014. "L'avènement d'une esthétique théâtrale chez Rousseau". 221-232. Lisboa, Portugal: Humus.
Ana Clara Santos. 2015. "L'adaptation transgénérique ou le roman mis en pièces dans l'espace atlantique luso.brésilien ". Editado por Jean-Marc Moura; Véronique Porra, 177-194. Alemanha: Georg Olms Verlag.
Ana Clara Santos. 2014. ""Théâtre de voyage(s)" ou les possibilités d'une nouvelle dramaturgie de l'insulaire au temps des Lumières ". Editado por Maria de Jesus Cabral; Ana Clara Santos, 61-78. Paris, França: Petra.
Ana Clara Santos. 2014. "La vogue du théâtre naturaliste au Portugal: entre la doctrine et les adaptations". Lisboa, Portugal: Humus.
Ana Clara Santos. 2014. "Pour une histoire de l'enseignement du français au Portugal au XIXe siècle: des réformes de l'instruction publique aux livres scolaires". Lisboa, Portugal: Editorial Cosmos .
Ana Clara Santos. 2012. "Albert Camus au Portugal: de la lecture à la scène ". 175-193. Paris, França: Le Manuscrit, coll. "Exotopies".
Ana Clara Santos. 2012. "Contributos para a história da reforma do teatro nacional". 231-248. Espanha: Através Editora.
Ana Clara Santos. 2012. "Pratiques de réécriture et échanges culturels franco-portugais autour du théâtre de Corneille". Editado por Myriam Dufour-Maître, 165-181. Rouen, França: Publications des Universités de Rouen-Le Havre. https://books.openedition.org/purh/10308
Ana Clara Santos. 2012. "A colecção Arquivo teatral ou a importação do repertório teatral parisiense". Editado por Manuela Carvalho; Daniela Di Pasquale, 75-98. Lisboa, Portugal: Nova Vega.
Ana Clara Santos. 2011. "Das colecções de teatro estrangeiro em Portugal (séc. XVIII-XIX)". 1201-1211. Vol. II. Coimbra, Portugal: Minerva.
Ana Clara Santos. 2011. "Actualisation(s) de Candide ou l'Optimisme de Voltaire sur la scène théâtrale ". Editado por Francisco Lafarga; Ángeles Llorca Tonda; Ángeles Sirvent Ramos, 105-120. Paris, França: Le Manuscrit.
Ana Clara Santos. 2011. "La circulation des modèles français sur la scène portugaise au XIXe siècle". 215-224. Vol. II. Paris, França: L'Harmattan.
Ana Clara Santos. 2010. "Recepção da tragédia clássica na Península Ibérica". Editado por Luis Pegenaute; Enric Gallén; Francisco Lafarga, 159-169. Suiça: Peter Lang.
Ana Clara Santos. 2010. "La réception de la dramaturgie de Jean-Luc Lagarce ou une voix enfin entendue ". 497-506. Faro, Portugal: Universidade do Algarve.
Ana Clara Santos. 2008. "La présence du théâtre français sur la scène espagnole pendant la deuxième moitié du XIXe siècle". Editado por Jean-Claude Yon, 342-353. Paris, França: Nouveau Monde éditions.
Ana Clara Santos. 2007. "La pratique de la traduction théâtrale ou la voie de la création dramaturgique sur la scène portugaise au XIX esiècle". Em Traduction et Lusophonie, Trans-actions ? Trans-missions ? Trans-positions ?, 185-203. Montpellier, França: Presses Universitaires de la Méditerranée (Université Paul-Valéry, Montpellier 3).
Ana Clara Santos. 2007. "La réception de la dramaturgie de Victorien Sardou dans la Péninsule ibérique au XIXe siècle". Editado por Guy Ducrey, 245-257. Strasbourg, França: Presses Universitaires de Strasbourg.
Ana Clara Santos. 2007. "L'esthétique baroque et le théâtre de Corneille". 67-74. Porto, Portugal: Universidade do Porto.
Ana Clara Santos. 2006. "Échanges culturels sur le théâtre naturaliste au Portugal et au Brésil à la fin du XIXe siècle". Editado por Claudia Poncioni; José Manuel Esteves, 151-167. Paris, França: Édition Lusophone.
Ana Clara Santos. 2006. "Le drame romantique sur l'espace péninsulaire: de Victor Hugo à Alexandre Dumas". Editado por Francisco Lafarga; Luis Pegenaute, 447-462. Suiça: Peter Lang.
Ana Clara Santos. 2006. "A mitologia no pensamento arcaico português". 371-383. Portugal: Universidade do Minho.
Ana Clara Santos. 2005. "La mère dans sa condition de souveraine: de la Régence à la tragédie racinienne et cornélienne". Editado por Pierre Civil; Danielle Boillet, 27-40. Paris, França: Presses Sorbonne Nouvelle.
Ana Clara Santos. 2005. "De la réception du théâtre classique au Portugal: entre les Arcadiens et les Romantiques". Editado por Ana Clara Santos, 289-302. Lisboa, Portugal: Colibri.
Ana Clara Santos. 2004. "Réception(s) du théâtre classique au Portugal: de la doctrine à la représentation". Editado por Otília Martins, 69-85. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro.
Ana Clara Santos; Brilhante, Maria João. 2020. "Identificação do Training no Processo de Criação de O Inferno de O Bando: a consciência do actor". Revista Brasileira de Estudos da Presença, 10 (4). https://doi.org/10.1590/2237-2660100111
Maria João brilhante; Brigitte Prost; Sophie Proust; Ana Clara Santos. 2020. "ARGOS, un projet innovant d'observations de processus de création en Europe". European Journal of Theatre and Performance, (2): 294-333. https://journal.eastap.com
Ana Clara Santos. 2023. "João Brites: o teatro é a arte da vivência". Sinais de Cena. https://doi.org/10.51427/cet.sdc.2023.0016
Patrícia Dourado; Ana Clara Santos; Ana Isabel Soares; Mirian Tavares; Cecilia Salles. 2022. "Formação transversal na área dos Processos de Criação: práticas educacionais entrelaçadas na Pós-Graduação em Processos de Criação da Universidade do Algarve". Manuscrítica: Revista de Crítica Genética. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p127-134
Santos, A.C.. 2011. "On the reception of Eugéne Ionesco's theater in Portugal | Sur la réception du théâtre d'Eugène Ionesco au Portugal". RLC - Revue de Litterature Comparee, 338 (2): 213-224. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-80054899039&partnerID=MN8TOARS
2005. "La fortune de Racine au Portugal: traduction et mise en scène". https://doi.org/10.1179/026510605792943416
Ana Clara Santos; Sophie Lucet. 2023. Parcours de génétique théâtrale : brouillons, variations, transpositions. Paris, França: Le Manuscrit.
Ana Clara Santos. 2023. "L’Île des Esclaves de Marivaux hors frontières. Une utopie du théâtre sur la scène portugaise". European Drama and Performance Studies, 21 (2): 243-259.
Dourado, Patricia; Ana Clara Santos; Soares, Ana Isabel; Mirian Estela Nogueira Tavares; Cecilia Salles. 2023. "Formação transversal na área dos Processos de Criação: práticas educacionais entrelaçadas na Pós-Graduação em Processos de Criação da Universidade do Algarve". Manuscrítica: Revista de Crítica Genética, (48): 127-134.
Ana Clara Santos. 2022. "Criar um lugar singular: duas coproducões teatrais a sul do Tejo". Sinais de Cena , 3 (1): 381-388.
Ana Clara Santos. 2022. "La voix de la Nature ou l’un des ressorts du tragique racinien". Synergies Portugal, (10): 237-248.
Ana Clara Santos. 2020. "Traduire la culture : transfert et créativité". Synergies Portugal, (8).
Ana Clara Santos. 2020. "Répertoire(s) et transferts culturels au théâtre au XIXe siècle". Synergies Portugal, (8): 21-36.
Ana Clara Santos. 2023. "Jouer En attendant Godot de Samuel Beckett sur la scène portugaise contemporaine : parcours génétique d’une adaptation de l’ACTA-Companhia de Teatro do Algarve". Em Parcours de génétique théâtrale : brouillons, variations, transpositions, 129-158. Paris, França: Le Manuscrit.
Ana Clara Santos; Sophie Lucet. 2023. "Introduction. Aux prémices de la création : ratures, usages et fonctions de la génétique du spectacle". Em Parcours de génétique théâtrale : brouillons, variations, transpositions, 9-23. Paris, França: Le Manuscrit.
 

Contacto