Silhueta de pessoa indiferenciada

Ana Isabel Candeias Dias Soares

Professor auxiliar
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Centro de Investigação em Artes e Comunicação
Subsistema
Docentes Universitário
Unidade ID
Centro de Investigação em Artes e Comunicação
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado
(English version below) Ana Isabel Soares. Concluiu o Doutoramento em Teoria da Literatura em 2003 no Programa em Teoria da Literatura (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). É Mestre no mesmo Programa em Teoria da Literatura desde 1996 e concluíra a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses em 1993 na FLUL. É Professora Auxiliar na Universidade do Algarve - Campus de Gambelas, onde leciona desde 1996, e Investigadora no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (UAlg). Publicou 1 artigos em revistas especializadas. Possui 1 capítulo(s) de livros. Orientou 3 tese(s) de doutoramento e coorientou 5. Orientou 6 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 1. Orientou 7 trabalho(s) de conclusão de curso de licenciatura/bacharelato. Atua na(s) área(s) de Humanidades. Nas suas atividades profissionais interagiu com 9 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cinema; Cinema português; Hans Gumbrecht; Photographer-narrator; Salvador; Urban-narratives; Jacques Rancière; Tendências; 2000-2010; João Dias; Sofia Trincão; Pedro Sena Nunes; Entrevista; Documentarismo português; Kalevala; Literatura Infanto-Juvenil; Teoria da Literatura; Literatura Inglesa; História Literária; Educação; Literacia Fílmica. Ana Isabel Soares completed her PhD in Theory of Literature in 2003 in the Program in Theory of Literature (Faculty of Arts, University of Lisbon). She has a MA in the same Program in Theory of Literature (1996) and a Degree in Modern Languages and Literatures, Portuguese and English Studies (1993), also from the Faculty of Arts, University of Lisbon. She is Assistant Professor at the University of Algarve (Gambelas), where she teaches since 1996, and Researcher at the Center for Research in Arts and Communication (UAlg). She published 1 article in specialized publications. She published 1 chapter(s) of books. She supervised 3 doctoral thesis(s) and co-supervised 5, and supervised 6 MA dissertation(s) and co-supervised 1, supervised 7 Bachelor's course work(s). She works in the area of Humanities. In her professional activities, she interacted with 9 collaborator(s) in co-authoring scientific works. In its Ciencia Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: Cinema; Portuguese cinema; Hans Gumbrecht; Photographer-narrator; Salvador; Urban-narratives; Jacques Rancière; Tendencies; 2000-2010; João Dias; Sofia Trincão; Pedro Sena Nunes; Interview; Portuguese documentarism; Kalevala; Children and Youth Literature; Theory of Literature; English literature; Literary history; Education; Film Literacy.

Atividades

Atividades
2014 - 2021. Outro júri / avaliação. Prémio Matilde Rosa Araújo – Concurso Lusófono da Trofa de Conto Infantil, em representação do Camões, IP. Restante constituição do júri: Artur Costa (Chefe de Divisão da Cultura do Município da Trofa), Ondjaki (escritor) e Adélia Carvalho (editora)..
2021/10/15. Apresentação oral de trabalho. Meta-modelo de análise de publicações nas redes sociais: génese de uma metodologia de mapeamento no digital. 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta. CONFOA (Braga, Portugal).
2021/01/28 - Presente. Arbitragem científica em revista. Húmus (2236-4358). Universidade Federal do Maranhão.
2021/01/28 - Presente. Arbitragem científica em revista. Cadernos Zygmunt Bauman (2236-4099). Universidade Federal do Maranhão.
2021/01/27. Apresentação oral de trabalho. As redes sociais e os novos estilos de aprendizagem ao longo da vida. XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal - Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2020/06/24 - 2020/12/14. Comissão de avaliação. Comissão de Avaliação do Painel ARTES da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
2020/05/01 - 2020/05/08. Arbitragem científica em revista. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG) (1947-3117). IGI Global publications.
2019/12/20. Júri de grau académico. Noticiarios Enlatados: Del Rescate à la Literacía de las Imágenes referentes a España en el Cine Informativo Português. Vogal. Olivia Novoa Fernandez (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019/11/08. Júri de grau académico. A (re)presentación de Galiza na obra de Fialho de Almeida. Presidente do júri. Paula García Rumbo (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019/10/04. Júri de grau académico. Adapting Bradbury: A Cinema of Warning and Wonder. Vogal. Markus Arno Carpenter (Doutoramento). Universidade de Coimbra Faculdade de Letras.
2019/09/09 - Presente. Orientação. São Paulo, Lisboa, Nova Iorque: um triângulo cosmopolita da arte urbana no mapa mundi das Intervenções Artísticas.Doutoramento em Média-Arte Digital (Doutoramento). Orientador.
2019/07 - Presente. Outro júri / avaliação. Júri dos Prémios da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.
2019/07/19. Júri de grau académico. Transmedia Storytelling in the Portuguese Context of English as Second Language
Learning / Transmedia Storytelling no Contexto Português de Aprendizagem de Inglês como
Segunda Língua. Vogal. Patrícia Raquel Baptista Rodrigues (Doutoramento). Universidade Aberta.
2019/07/03. Júri de grau académico. Eu, não robot Performance: história e conceção. Presidente do júri. Carlos Fernando Faustino Gomes (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019/06/24. Júri de grau académico. Projeto Vi-gí-li-a: Um Experimento para a Apresentação do Estado de Privação de Sono Através da Fotografia Instantânea. Presidente do júri. Pedro Carvalho de Barros (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019/05/14. Júri de grau académico. Genética Teatral e Iconografia: Contributos para a Análise de um Processo Criativo da ACTa – Companhia de Teatro do Algarve
sta dissertação insere-se numa área de investigação pioneira em Portugal, a genética teatral, e visa salientar a importância do registo iconográfico e videográfico para o estudo do processo criativo.. Presidente do júri. Sónia Margarida Serrano Correia Aço (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019/05/04 - Presente. Orientação. As TIC como ferramenta para a difusão e fomento da Educação para o desenvolvimento nas ONGD espanholas.Ciências da Comunicação (Doutoramento). Coorientador.
2016/01/04 - 2019/04/22. Orientação. A realidade ultrajada e a sacralização do desejo – O cinema crítico de João César Monteiro.Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Doutoramento). Coorientador.
2019/04/22. Júri de grau académico. Conexão João César Monteiro: A Ligação com os Realizadores do Novo Cinema Português. Orientador. Sérgio Eduardo Alpendre de Oliveira (Doutoramento). Universidade Anhembi Morumbi.
2019/03/29. Júri de grau académico. AMOR, LIBERDADE e SABEDORIA – Dialética de uma construção visual. Arguente. Alexandre Nuno Serrão Fialho Alves Barata (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019/01/30. Júri de grau académico. A Repetição do “Eu”. Presidente do júri. Vilma Oliveira Correia (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019/01/26. Apresentação oral de trabalho. Educação, Cinema e Redes Sociais: Uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema. III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - ENJIE. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal).
2016/09/01 - 2018/12/12. Orientação. A Tradução do Quixote em Portugal (1876-1878).Comunicação, Cultura e Artes (Mestrado). Orientador.
2018/12/12. Júri de grau académico. A Tradução do Quixote em Portugal (1876-1878). Orientador. Ana Luísa Marques Gomes (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2014/09 - 2018/12/07. Orientação. Caminhamos como se víssemos o invisível: a arte da caminhada como princípio de transformação pessoal e social.Comunicação, Cultura e Artes (Mestrado). Orientador.
2018/12/06. Júri de grau académico. ¿Caminhamos como se víssemos o invisível¿: A Arte da Caminhada como Princípio de Transformação Individual e Social (Projeto ¿Pessoas, Fronteiras, Objetos,¿ iniciado a 21-12-2017).. Orientador. Luísa Maria Simões Ricardo (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2018/11/28. Apresentação oral de trabalho. Mastersession sobre o cinema de Edgar Pêra. Festival Caminhos do Cinema Português. Festival Caminhos do Cinema Português – Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).
2018/11/27. Júri de grau académico. “Precisamos Vestirmo-nos com a Luz Negra”: Uma Análise Autoral nos Cinemas
Africanos – O Caso Flora Gomes. Vogal. Jusciele Conceição Almeida de Oliveira (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2018/10/29. Apresentação oral de trabalho. Edgar Pêra – apresentação de O Espectador Espantado. Debate sobre formação de públicos. EGEAC-Teatro São Luiz (Lisboa, Portugal).
2018/10/26. Apresentação oral de trabalho. O Ensino de Poesia Portuguesa nas Universidades em Portugal. IV Encontro Internacional, Poesia a Sul. Poesia a Sul (Olhão, Portugal).
2018/09/18. Júri de grau académico. Entre a escrita e a imagem: a criação de arte na visualidade cênica. Arguente principal. Nívea Faria de Souza (Doutoramento). Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2018/09/12. Júri de grau académico. A Figura do Padre na Obra Ficcional de Camilo Castelo Branco
Este trabalho pretende sugerir uma tipologia à vasta galeria de padres como personagens recorrentes na obra ficcional de Camilo Castelo Branco. O padre é uma figura que aparece com regularidade nos romances de Camilo e todos eles manifestam naturezas distintas, o que abre espaço para analisar as suas funções na narrativa e o seu significado ideológico. Para isso procura perceber-se a forma como se afirmou o romance em Portugal para chegarmos ao estatuto de romancista que Camilo alcançou.. Presidente do júri. Diogo Alberto Rosa Francisco (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2018/09/05 - Presente. Orientação. Educação, Cinema e Redes Sociais: Um Estudo sobre o Plano Nacional de Cinema.Média-Arte Digital (Doutoramento). Coorientador.
2018/06/15. Júri de grau académico. CULTURALNATURE – Paisagem e Media-Arte Digital. Vogal. Tiago Filipe Neves da Cruz (Doutoramento). Universidade Aberta.
2018/06/12. Júri de grau académico. A Cor e a Estrutura da Forma no Meu Trabalho
O autor tenta relatar de forma breve as influências ao longo do seu percurso artístico.. Presidente do júri. Francisco de Assis Velez da Fonseca (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2018/05/18. Apresentação oral de trabalho. Hibridismo e prosódia. VIII Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento – AIM. Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal).
2018/05/09. Apresentação oral de trabalho. O Cinema para o ensino da Literatura Portuguesa (prolegómenos de uma proposta). XI Jornadas de Cinema em Português. Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal).
2018/04/26. Júri de grau académico. Ilustração no fantástico
O presente trabalho decorre de uma pesquisa realizada em torno da Ilustração, categoria artística que tem desempenhado ao longo dos tempos uma aventura exemplar a todos os níveis. Desde seu legado inicial, assente a partir da produção de uma imagem que era utilizada para completar um texto, uma história, nomeadamente com o intuito de a tornar mais acessível e desse modo capaz de integrar públicos alfabetizados e não alfabetizados, mas rapidamente se estendeu muito para além desse objetivo.. Presidente do júri. Cátia Filipe Fernandes Soares (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2010/09/06 - 2018/04/20. Orientação. O espectador espantado.Comunicação, Cultura e Artes (Doutoramento). Orientador.
2014/09/12 - 2018/04/20. Orientação. A Mente, o Olho e a Voz da Luz. O pensamento fotográfico e o fotógrafo-narrador: experiências autorais e estéticas no universo do olhar sobre Salvador, na Bahia.Comunicação, Cultura e Artes (Doutoramento). Orientador.
2018/04/20. Júri de grau académico. A Mente, o Olho e a Voz da Luz. O pensamento fotográfico e o fotógrafo-narrador: experiências autorais e estéticas no universo do olhar sobre Salvador, na Bahia. Orientador. Cláudia Albuquerque Lima Queiroz Costa (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2018/04/20. Júri de grau académico. O espectador espantado. Orientador. Edgar Henrique Clemente Pêra (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2016/01/04 - 2018/04/18. Orientação. Amplo Presente e Presença: O contemporâneo e seus espectros/imagens de futuros catastróficos.Programa Pós-Graduado Interdisciplinar em Cultura Contemporânea (Doutoramento). Coorientador.
2018/04/18. Júri de grau académico. Amplo Presente e Presença: O contemporâneo e seus espectros/imagens de futuros
catastróficos. Arguente. Ângela Mastella Coradini (Doutoramento). Universidade Federal de Mato Grosso.
2018/04/06. Júri de grau académico. Galhofa e Música e Pernas: o musical de Hollywood como outra arte qualquer. Vogal. Sebastião Belfort Cerqueira (Doutoramento). Universidade de Lisboa Faculdade de Letras.
2013/09/02 - 2018/03/22. Orientação. A alegoria histórica nos Filmes de Viagem de Manoel de Oliveira.Comunicação, Cultura e Artes (Doutoramento). Orientador.
2018/03/22. Júri de grau académico. A alegoria histórica nos Filmes de Viagem de Manoel de Oliveira. Orientador. Wiliam Pianco dos Santos (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2018/03/02. Júri de grau académico. The Impact of Commercial and Artistic Photography on the Portrayal of Reality. Arguente principal. Victor Mathieu Guy Moullin (Mestrado). Universidade Católica Portuguesa.
2018/02/27. Júri de grau académico. Fundo-Inferno. O Teatro Imanente na Poética de Álvaro de Campos: Hermenêutica e
Construção Dramatúrgicas. Vogal. Gilberto Schmu¨tz de Gouma (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2018/01/22. Júri de grau académico. Entre o que Foi e Há-de Ser: O Teatro de Ibsen como um Problema de Memórias. Arguente. Bruno Ricardo Ribeiro Henriques (Doutoramento). Universidade de Lisboa Faculdade de Letras.
2016/09/01 - 2017/12/21. Orientação. O Tradutor como Recetor.Comunicação, Cultura e Artes (Mestrado). Orientador.
2017/12/21. Júri de grau académico. O tradutor como recetor
Esta dissertação pretende, em primeiro lugar, abordar algumas posições que falam do tradutor e do seu papel em relação ao Outro, não na perspetiva de um «destinatário ideal», enquanto recetor da obra de arte, mas sim numa dimensão mais dilatada e culturalmente falando, mais abrangente quanto às suas significações. O conhecido ensaio de Walter Benjamin, A tarefa do Tradutor vai servir de ponto de partida desta viagem através do tempo e do espaço naquilo que, hoje em dia, pode ser visto como o ressurgir do papel do tradutor. . Orientador. Maribel Rodrigues Correia (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2017/11/13. Apresentação oral de trabalho. Understanding Film and Literature through Portuguese documentaries. Conference “From Text to Screen and Back to Text”. King’s College (Londres, Reino Unido).
2017/09/06. Júri de grau académico. Instalação: espaço e cor
O presente trabalho decorre de uma pesquisa realizada acerca da categoria artística Instalação. Esta apresenta-se como uma manifestação artística surgida no decorrer do contexto central específico ocorrido no pós-guerra, com o intuito de motivar novas formas e modos de produzir Arte e tornou-se na fonte de inspiração para a nossa atividade artística.. Presidente do júri. Magda Sofia Francisco Cubaixo (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2017/07/14. Júri de grau académico. Uma certa perspectiva da palavra na cena contemporânea: falar não é comunicar. Vogal. António de Souza Pinto Guedes (Doutoramento). Universidade de Lisboa Faculdade de Letras.
2017/07/13. Júri de grau académico. Lugares da memória: o trabalho dramatúrgico e de criação em teatro e comunidade partindo da narrativa de memórias como indutor criativo. Arguente principal. Ana Sofia Paulo de Almeida (Mestrado). Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema.
2017/07/12. Apresentação oral de trabalho. Prosódia fílmica e hibridismo: o caso de Viajo porque Preciso, Volto porque te Amo. Colóquio Internacional “Correspondências: O Cinema entre o Brasil e Portugal” . Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).
2017/06/29. Júri de grau académico. Narrativa 2.0: Para uma Cartografia da Narrativa Digital. Vogal. Ana Isa Bernardino Mestre (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2017/03/27. Júri de grau académico. Arte e vida: a identidade artística do corpo vivo
. Arguente principal. Beatriz dos Santos Brás (Mestrado). Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema.
2017/03/20. Júri de grau académico. O cortejo feérico: imagens, miragens: figuras arquetípicas
A par do efeito moralizante e da transmissão dos saberes populares, os contos de fadas eternizam figuras carregadas de sentidos metafóricos, de valores estéticos e de perfis residuais de mitos cosmológicos ou de ritos tão antigos como as mais antigas protocivilizações. Incessantemente catalogado e analisado por antropólogos, sociólogos e folcloristas, o corpus textual dos contos ramifica-se conforme temas, géneros e subgéneros, áreas de divulgação, história das origens e tradições culturais. Presidente do júri. Fernanda das Mercês Dias (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2016/11/29. Apresentação oral de trabalho. A fire in my belly: life in the city according to David Wojnarowic. International Conference on Space and Cinema. Faculdade de Letras de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2016/10/20. Apresentação oral de trabalho. Tempo de contar: Calendários, almanaques e o romance inglês. Congresso Internacional “A Europa e os Impérios Coloniais dos Séculos XVI, XVII e XVIII” CLEPUL e CIAC. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2016/09. Júri de grau académico. Narração Oral: Uma arte performativa. Orientador. Luís Correia Carmelo (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2016/09/29. Apresentação oral de trabalho. David Wojnarowic: Artes múltiplas no entendimento de um artista urbano. Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes. LABCOM Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal).
2016/09/19. Júri de grau académico. Caminhando para a linguagem
A finalidade é dar a conhecer e contextualizar o processo de criação artística centrado na figura do artista plástico enquanto produtor de imagens. Nesse sentido, pretende-se desvendar alguns métodos pessoais de trabalho, articulando-os com a produção das diferentes obras realizadas durante a investigação, procurando igualmente compreender como “funcionam” os trabalhos a posteriori, ao mesmo tempo que se procura identificar e enquadrar as diversas fontes ligadas ao processo criativo.. Presidente do júri. Bertílio Ângelo Romeira Martins (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2016/09/13. Apresentação oral de trabalho. Lavoura Arcaica e Um Copo de Cólera: Raduan Nassar em livros e filmes. Semana Cultural do Brasil. Consulado do Brasil em Faro/CIAC – UAlg (Faro, Portugal).
2010/09/14 - 2016/09/12. Orientação. Narração Oral: Uma arte performativa.Comunicação, Cultura e Artes (Doutoramento). Orientador.
2016/06/28. Júri de grau académico. O Rasto, o Indício, o Vestígio, Fonte de Criação Artística
O trabalho decorre de uma pesquisa sobre como a noção de Rasto se corporizou como fonte da nossa criação da imagem. O Rasto, enquanto vestígio de corpo ausente, apela ao nosso imaginário, conduzindo-nos a um processo de conversão desse sinal, o Rasto, em expressão artística por meio da imagem. Coincidente com a noção de indício ou de vestígio, nele se concentrou a nossa atenção, tornando-se no nosso próprio processo criativo do qual resultou matéria que veio a tomar a forma de séries.. Presidente do júri. Ernesto Jorge Ferreira Ceriz (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2016/05/06. Apresentação oral de trabalho. Literatura e cinema em Portugal: um cânone?. VI Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento – AIM. Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal).
2015/10/13. Apresentação oral de trabalho. Diogo Vaz Pinto: Os versos longos. Curso Livre “Ao Cair das Folhas: Leituras de poesia para guardar”. Biblioteca Municipal de Loulé (Loulé, Portugal).
2015/07/28. Apresentação oral de trabalho. Poesia portuguesa de agora: Calmaria ou crise?. Conferência 2015 Romanistentag. Universitat Mannheim (Mannheim, Alemanha).
2015/05/23. Apresentação oral de trabalho. Stimmung de um tempo – tempo latente?. V Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento – AIM. ISCTE (Lisboa, Portugal).
2015/03. Júri de grau académico. La Subjetividad “Anti-Edípica” del “Surrealismo Español”. Una Ontología hecha Estética. Vogal. María del Carmen Molina Barea (Doutoramento). Universidad de Córdoba.
2015/02/20. Apresentação oral de trabalho. Verdes Anos e Continuar a Viver (as canções a as imagens): metáforas do povo português. Conferência 1946-1976: O Cinema da Europa Mediterrânica do Pós-Guerra à Queda das Ditaduras Organização: CIAC e Biblioteca da UAlg. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2015/01/22. Júri de grau académico. O Novo Cinema Português. Políticas Públicas e Modos de Produção (1949-1980). Vogal. Paulo Manuel Ferreira da Cunha (Doutoramento). Universidade de Coimbra Faculdade de Letras.
2014/12/03. Júri de grau académico. 1948-1965: O Declínio do Paradigma Clássico e a Emergência do Maneirismo de
Hollywood. Vogal. Jorge Manuel Neves Carrega (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2014/11/04 - Presente. Outro júri / avaliação. Prémio Matilde Rosa Araújo – Concurso Lusófono da Trofa de Conto Infantil.
Restante constituição do júri: Renato Pinto Ribeiro (Vereador do Pelouro da Cultura da Trofa), Valter Hugo Mãe (escritor) e Jorge Velhote (escritor) e Pedro Seromenho (ilustrador). Município da Trofa.
2014/10/08. Apresentação oral de trabalho. Dois símbolos de Portugal: Stimmung de uma nacionalidade. XVIII Encontro da SOCINE. UNIFOR (Fortaleza, CE, Brasil).
2014/06/19. Apresentação oral de trabalho. Edgar Pêra: Surrealist Cinema?. NECS 2014 Conference Creative energies » Creative industries. Universidade Cattolica del Sacro Cuore e Universidade de Udine (Milão, Itália).
2014/05/16. Apresentação oral de trabalho. Modernismos Literários: Obra portuguesa em três filmes de Edgar Pêra. IV Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento – AIM. Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal).
2014/03. Júri de grau académico. Agón, Pathos, Katharsis – A memória das origens nos filmes de exílio de Andrei
Tarkovsky. Arguente. Rui Manuel da Costa Carvalho Brás (Doutoramento). Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas.
2014/03/11. Apresentação oral de trabalho. O SAAL nos filmes: Um espelho do tempo. Colloque International Révolution et Cinéma: L’exemple portugais. Université Sorbonne Paris III, Institut National de l’Histoire de l’Art (Paris, França).
2007/09/10 - 2013/11/21. Orientação. Picture Yourself in My Place – Fitzgerald in Hollywood.Literatura Comparada – Especialização em Literatura e Cinema (Doutoramento). Orientador.
2013/11/11. Júri de grau académico. Picture Yourself in My Place – Fitzgerald in Hollywood / Literatura e Guião: A Lost
Generation. Orientador. Artur Miguel de Campos Lopes Teixeira Ribeiro (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2013/10/10. Apresentação oral de trabalho. O Cine-Portugal de Edgar Pêra. XVII Encontro da SOCINE. UNISUL, Campus Grande (Florianópolis, SC, Brasil).
2008/09 - 2013/06. Orientação. O Grande Carnaval: Visão do jornalismo por Billy Wilder.Comunicação, Cultura e Artes (Mestrado). Orientador.
2013/06. Júri de grau académico. O Grande Carnaval: visão do jornalismo por Billy Wilder
O Grande Carnaval foi o primeiro fracasso comercial da carreira de Billy Wilder. A crítica e o público não gostaram da história protagonizada por um jornalista corrupto e imoral. O realizador arriscou em terreno inexplorado em vez de procurar a segurança de guiões simples. O que o levou a dirigir uma obra inspirada num acontecimento mediático real (o caso Floyd Collins) e expôr o pior do jornalismo: o sensacionalismo, o excesso, a manipulação da verdade, a ausência de ética, a sede de lucro?. Orientador. Maria Cristina dos Santos Figueiredo Pinto (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2013/06/21. Apresentação oral de trabalho. “Stimmung” in a chronotopic arch ¿ from Paulo Rocha’s Os Verdes Anos to Edgar Pêra’s Movimentos Perpétuos. Filozofická fakulta, Univerzity Karlovy v Praze (Faculdade de Humanidades, Universidade Carolíngia de Praga). NECS 2013 Conference Media Politics ¿ Political Media (Praga, República Checa).
2013/05/10. Apresentação oral de trabalho. O cine-Portugal de Edgar Pêra”. III Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento – AIM. Faculdade de Letras de Coimbra (Coimbra, Portugal).
2013/04/22. Apresentação oral de trabalho. Kalevala, tradução em língua portuguesa, integral e desde o original finlandês, publicada pela editora Dom Quixote
. Apresentação pública de Kalevala, tradução em língua portuguesa, integral e desde o original finlandês (ed. Dom Quixote). Camões, IP (Lisboa, Portugal).
2013/04/03. Júri de grau académico. Roberto Rossellini e o Cinema para Televisão. Vogal. Fausto Cruchinho Dias Pereira (Doutoramento). Universidade de Coimbra Faculdade de Letras.
2013/03/16. Apresentação oral de trabalho. Kalevala ¿ Breves Notas de uma Tradução. XIX Colóquio da Lusofonia. Freguesia da Maia, Açores (Maia, Açores, Portugal).
2013/03/02. Apresentação oral de trabalho. O Cine-Portugal de Edgar Pêra. Seminário: Fantasy and Reality in Portuguese Cinema. Queen Mary University (Londres, Portugal).
2012/09. Júri de grau académico. A função criativa do director de fotografia na fase de pós-produção na era digital: o caso português no biénio 2010/2011. Arguente principal. Maria do Rosário Azevedo de Oliveira (Mestrado). Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema.
2012/09/14. Júri de grau académico. Produção de sentido de modo cinematográfico. Por favor ler antes de tocar numa câmara.. Arguente principal. Paulo Alexandre Rosa Amorim Barbosa (Mestrado). Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema.
2006/09/04 - 2012/06/19. Orientação. Especialização e Crítica: Algumas Leituras Excêntricas.Estudos de Cultura Americana – Especialização em Literatura e Cinema (Doutoramento). Coorientador.
2012/06/14. Júri de grau académico. Especialização e crítica:algumas leituras excêntricas. Orientador. Marina Cláudia da Fonseca Guiomar (Doutoramento). Universidade de Lisboa Faculdade de Letras.
2012/04. Júri de grau académico. Teatro, Documentário e Política
No âmbito do Trabalho de Projecto - À Procura de Lorca - documentário sobre um processo de montagem de um espectáculo teatral, esta dissertação tem como objectivos descobrir como teatro, documentário e política se relacionam. . Arguente principal. Nádia Raquel Roberto Santos (Mestrado). Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2012/03. Júri de grau académico. Sob: sonhar no cinema
A imersão desencadeada no encontro com uma obra cinematográfica é do domínio do sonho. Os estímulos do Cinema reproduzem o mecanismo da fantasia, do "sonhar acordado", da suspensão da realidade numa dimensão onírica. A reflexão teórica e a curta-metragem que compõem o presente trabalho abordam este processo e a sua duplicação nos próprios filmes, na impregnação do Cinema por ele mesmo, quando os códigos visuais se fundem e não permitem distinguir o que se convenciona como "real" e "ficcional".. Arguente principal. Nuno Filipe Prudêncio Pereira (Mestrado). Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
2012/03/28. Apresentação oral de trabalho. Documentário político em Portugal – à volta do 25 de Abril. Conferência internacional sobre Cinema Lusófono. Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro, RJ, Brasil).
2012/03/27. Júri de grau académico. Woody Allen: De suas origens aos filmes de Nova York. Arguente principal. Paulo Sérgio Favero (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
2011/10/07. Júri de grau académico. Luis Buñuel en la Clase de Español/LE: diseño de actividades a partir de Los Olvidados y Nazarín
A investigação apoiada em áreas científicas que estudam o audiovisual pode ajudar a solucionar alguns dos problemas que surgem na hora de levar o cinema á sala de aula. Um dos principais objectivos do presente trabalho é precisamente demonstrar a relevância da análise dos materiais audiovisuais escolhidos como requisito prévio para a criação e desenvolvimento de actividades pedagógicas.. Presidente do júri. Olivia Novoa Fernandez (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2011/06. Júri de grau académico. O Cinema de Ficção em Moçambique 1975-2010: Um Cinema de Resistência. Presidente do júri. Sílvia Desterro Tavares da Silva Vieira (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2011/05/19. Apresentação oral de trabalho. Um caso singular de transposição: Manoel de Oliveira comenta Eça de Queiroz. Colóquio Internacional Literatura e Cinema: Intersecções. Pós-Graduação em Estudos Comparados de Lit. de Língua Portuguesa e Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa – CELP, Universidade de São Paulo (São Paulo, SP, Brasil).
2011/05/18. Apresentação oral de trabalho. A poesia portuguesa dos anos 00. Palestra no Programa de Mestrado em Estudos de Literatura. Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, SP, Brasil).
2011/05/16. Apresentação oral de trabalho. O cinema de Edgar Pêra: a explosão da narrativa feérica. Palestra no Programa de Mestrado em Comunicação. Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo, Brasil).
2011/05/13. Apresentação oral de trabalho. A poesia portuguesa dos anos 00. Palestra para alunos de Graduação. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil).
2011/05/05. Apresentação oral de trabalho. Cinema português: criar públicos. I Encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento – AIM. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2011/04/15. Apresentação oral de trabalho. Poesia portuguesa recente: documentários sobre o país. III Jornadas de Investigação em Artes e Comunicação do CIAC. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2011/01. Júri de grau académico. O Cinema Populista dos Anos Cinquenta em Portugal, Espanha e Brasil. Presidente do júri. José Paulo Chagas Fialho (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2010/12/01. Apresentação oral de trabalho. Academic Research and the Community: Film Studies in the Algarve. Projeto “KnowInG – Knowledge Intelligence and Innovation for a Sustainable Growth”. Região de Sicília, Palermo (Sicília, Itália).
2010/11/26. Apresentação oral de trabalho. From Fanny Owen to Francisca: Casting Customized to the Letter. Relational Forms I: An International Conference on Literature and the Arts. Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal).
2010/10/27. Apresentação oral de trabalho. As Operações SAAL: localismo na globalização. III Jornadas de Cinema em Português. Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal).
2010/10/07. Apresentação oral de trabalho. A caverna como câmara escura: Manoel de Oliveira e Platão. 14º Encontro da SOCINE. Universidade Federal de Pernambuco (Recife, PE, Brasil).
2010/09/13. Apresentação oral de trabalho. Casos de Atos Singulares – O Cinema em Três Filmes de Manoel de Oliveira. II Colóquio Internacional em Imagem e Som. Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da UFSCar, SP (São Carlos, SP, Brasil).
2010/09/10. Apresentação oral de trabalho. Realizadores portugueses: Manoel de Oliveira. Palestra no Simpósio Cinema e Arte – Portugal/Brasil Org.: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte da UFF (PPGCA-UFF) e do Grupo de Pesquisa (CNPq) Pensamento e Experiência: Audiovisual, Artes, Mídia e Design (PEAAMD). Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Niterói, RJ, Brasil).
2010/07/29. Apresentação oral de trabalho. Acto da Primavera: Espaço Rural e Religião como Objectos Exóticos. Conferência Internacional Avanca Cinema: Arte, Tecnologia, Comunicação. Cineclube de Avanca (Avanca, Portugal).
2010/07/02. Apresentação oral de trabalho. Lugares na poesia portuguesa contemporânea (os anos 00). II Jornadas de Investigação em Artes e Comunicação do CIAC. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2010/06/26. Apresentação oral de trabalho. Rural Space as a Mirror-image of the City in the Films of António Reis and Margarida Cordeiro. Meeting of the NECS – European Network for Cinema and Media Studies “Urban Mediations”. Communication Faculty, Kadir Has University (Istambul, Turquia).
2010/05/28. Apresentação oral de trabalho. Moinhos e Tabernas: Lugares da Poesia. Comunicação no Seminário Internacional Tempo na Arquitectura II Centro de História da Arte e Investigação Artística. Departamento de Arquitectura Universidade de Évora (Évora, Portugal).
2010/04/16. Apresentação oral de trabalho. “Geographies of the Self” Building Character: Geography, Cartography and Fictional Types in David Wojnarowicz’s The Waterfront Journals. 31º Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos. Universidade Aberta (Lisboa, Portugal).
2010/01/17. Apresentação oral de trabalho. Linhagem e filiações no documentário português: de Manoel de Oliveira a Pedro Sena Nunes. I Jornadas de Investigação em Artes e Comunicação do CIAC. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2009/10/14. Apresentação oral de trabalho. O cinema de Pedro Sena Nunes. II Jornadas de Cinema em Português. Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal).
2009/05/26. Júri de grau académico. De/Para uma Prática Teatral no 1º Ciclo do Ensino Básico: Projecto de Investigação – Acção. Arguente principal. Manuel Fernando Gonçalves Neiva (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007/09 - 2009/04. Orientação. Um Olhar sobre o Teatro para Crianças no Algarve.Estudos Literários e Artísticos (Mestrado). Orientador.
2009/04/23. Júri de grau académico. Um olhar sobre o teatro para crianças no Algarve. Orientador. Sandra Isabel Vieira Garrochinho Terra (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2009/04/18. Apresentação oral de trabalho. Documentários portugueses – um percurso. 1º Simpósio Internacional Comunicação, Cultura e Artes, CIAC e UAlg. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2009/04/15. Apresentação oral de trabalho. De volta à literatura: cinema na poesia de Ruy Belo. VI Congresso da SOPCOM. Universidade Lusófona de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2009/02/21. Apresentação oral de trabalho. Self-Proposed Self: David Wojnarowicz in Writing and in Pictures. 30º Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos. Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal).
2009/01. Júri de grau académico. O Cineclube de Faro – Factos da sua Fundação. Arguente principal. Marisa Isabel da Silva Madeira (Outro). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2009/01/28. Júri de grau académico. Elvis Presley e o Cinema Musical de Hollywood
Pretende esta dissertação analisar a carreira cinematográfica de Elvis Presley, no contexto social e cultural da sua produção. Para esse efeito levei a cabo uma leitura histórica do papel desempenhado pelo género musical no sistema de produção de Hollywood e estabeleci um estudo comparativo entre os filmes do cantor e a tradição do cinema musical americano.. Presidente do júri. Jorge Manuel Neves Carrega (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2008/12/11. Apresentação oral de trabalho. Documentário e poesia: leitura do filme Jaime de António Reis. I Jornadas de Cinema em Português. Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal).
2005/09 - 2008/11. Orientação. Le Comte de Monte Cristo: Da Literatura ao Cinema.Literatura - Literatura Comparada (Mestrado). Coorientador.
2008/11/18. Júri de grau académico. Le Comte de Monte Cristo: Da Literatura ao Cinema. Orientador. Natércia Murta Silva Caravela (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2008/10/20. Júri de grau académico. Contributos da experiência da educação pela arte (1971-1982) para a educação artística em Portugal
. Arguente. Maria Margarita Gomes Câmara (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2008/09/22. Júri de grau académico. A Pastoral da infância em Carlos Queiroz, uma manifestação de bucolismo moderno . Arguente. Vanda Cristina Domingos dos Reis (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2008/07/17. Júri de grau académico. Eterno Presente, o tempo na contemporaneidade. Vogal. Bruno Miguel dos Santos Mendes da Silva (Doutoramento). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2008/04. Júri de grau académico. Estudo comparativo entre Cidade de Deus de Paulo Lins e Cidade de Deus de Fernando Meirelles. Presidente do júri. Nuno Miguel Almeida de Sampaio e Melo Rapazote (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2008/01. Júri de grau académico. Dickens's Children: An Insight on Childhood in the Victorian Age Through Dickens's Literature and Personal Experience. Arguente principal. Sahar Youssefi (Outro). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007/07. Júri de grau académico. Contextos Improváveis: Nonsense, Malapropismos e outras Banalidades. Arguente. Maria da Conceição Baptista Marques Pereira (Doutoramento). Universidade de Lisboa Faculdade de Letras.
2006/12. Júri de grau académico. A Mitologia Clássica nas Obras Dramáticas de William Shakespeare: The Winter’s Tale e A Midsummer Night’s Dream. Orientador. João Pedro de Sousa Matias Coelho (Outro). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2006/12. Júri de grau académico. A Representação da Infância nos Filmes de Tim Burton. Orientador. Humberto Tiago Pinho Madeira (Outro). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2006/12. Júri de grau académico. George Orwell's Animal Farm and Nineteen Eighty Four: A Few Reflections on the Role of Language in Society. Arguente principal. Ana Luísa V. A. Proença Mendes (Outro). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2006/09/15 - 2006/12/15. Orientação. A Mitologia Clássica nas Obras Dramáticas de William Shakespeare: The Winter’s Tale e A Midsummer Night’s Dream.Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2006/09/15 - 2006/12/15. Orientação. A Representação da Infância nos Filmes de Tim Burton.Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2006/04/21. Apresentação oral de trabalho. António Reis e a Produção de Presença em Trás-os-Montes. Encontro da LUSOCOM: Comunicación Local: da pesquisa á produción. Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha).
2005/11/14. Júri de grau académico. Travestismos e Intertextualidades em Orlando de Virginia Woolf e na obra homónima de Sally Potter. Presidente do júri. Lígia Isabel Guerreiro Lopes de Oliveira (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2005/09/09. Júri de grau académico. Retórica da digressão em Laurence Sterne, Xavier de Maistre e Almeida Garrett. Presidente do júri. Sandra Isabel Guinote Pina Gonçalves (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2002/09/04 - 2005/06. Orientação. Adaptar e evoluir: O processo criativo em Adaptation de Spike Jonze.Literatura (Mestrado). Orientador.
2005/06. Júri de grau académico. Tese: Adaptar e evoluir: O processo criativo em Adaptation de Spike Jonze. Orientador. Marina Cláudia da Fonseca Guiomar (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2005/03/14. Apresentação oral de trabalho. António Reis e a escrita da Poesia: exercício interpretativo de ‘Trás-os-Montes’, poema e filme. 2017 24º Encontro Português de Computação Gráfica e Interação (EPCGI). Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal).
2005/02/18. Júri de grau académico. Novos sentidos da leitura: A contribuição do cinema para a leitura do texto narrativo. Presidente do júri. Maria Lúcia Silva Ramos (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2004/12. Júri de grau académico. The Reader in A Little Pretty Pocket-Book and Harry Potter and the Philosopher’s Stone. Presidente do júri. Cláudia Sofia Passão Paixão (Outro). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2004/11. Júri de grau académico. Narratological Aspects of The Scarlet Letter. Orientador. Maria Margarida Martins Fernandes (Outro). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2004/09/13 - 2004/11/26. Orientação. Narratological Aspects of The Scarlet Letter.Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2004/09/10. Apresentação oral de trabalho. Translating Iconicity from Finnish into English: The Case of the Kalevala. VII Encontro da European Society for the Study of English. Universidade de Zaragoza (Zaragoza, Espanha).
2004/04/23. Apresentação oral de trabalho. Translating Iconicity from Finnish into English: The Case of the Kalevala. 25º Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real, Portugal).
2004/01. Júri de grau académico. New Arcadia: A Timeless Dream. Orientador. Augusto Baptista Costa (Outro). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2003/09/17 - 2004/01/16. Orientação. New Arcadia: A Timeless Dream.Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2003/11. Júri de grau académico. O Jogo de Roger Kumble: uma adaptação cinematográfica de Les Liaisons Dangereuses. Presidente do júri. Nuno Miguel Ceia Ribeiro (Outro). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2003/10/25. Apresentação oral de trabalho. Paris and New York: Passageways between two cities. Olhares e Escritas: Colóquio Internacional sobre Literatura e Artes Visuais. Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal).
2003/10/03. Apresentação oral de trabalho. António Reis e a escrita da Poesia: exercício interpretativo de ‘Trás-os-Montes’, poema e filme. Encontro Internacional de Literatura, Cinema e Filosofia, FCHS, UAlg, CCF e Associação Portuguesa de Professores de Filosofia. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2003/04/08. Apresentação oral de trabalho. Descriptive Memory: How We Remember and Describe Cities. Seminário Intensivo Erasmus “Cities in Europe and their Representations”. Universidade de Barcelona e Universidade Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha).
2003/03/07. Apresentação oral de trabalho. Descriptive memories: different ways to describe cities. II Jornadas de Cultura Anglófona – “Identity”. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2002/12. Júri de grau académico. A Clockwork Study: The treatment of violence in the works of Anthony Burgess and Stanley Kubrick . Orientador. Luísa Isabel Barros dos Santos (Outro). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2002/12. Júri de grau académico. O Corpo Escrito em Gastão Cruz. Presidente do júri. Virgínia de Jesus Ortega Cruz (Outro). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2002/09/12 - 2002/12/19. Orientação. A Clockwork Study: The treatment of violence in the works of Anthony Burgess and Stanley Kubrick .Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2002/11. Júri de grau académico. Communication and Transformations in The Color Purple. Presidente do júri. Catarina Isabel Santos (Outro). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2002/11. Júri de grau académico. Search for Identity: Constructing identities in three works by Alice Walker. Presidente do júri. Carla Cristina Martins da Silva (Outro). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2002/09/01. Apresentação oral de trabalho. Cities Dreaming: Passageways between Paris and New York. VI Encontro da European Society for the Study of English. Université de Strasbourg (Strasbourg, França).
2002/04/19. Apresentação oral de trabalho. Now You See Him, Now You Don’t: The Elusive Flâneur. 23º Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos. Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).
2002/03/29. Apresentação oral de trabalho. Cities Dreaming. Seminário Intensivo Erasmus “Cities in Europe and their Representations”. Universidade Paris 13 (Paris, França).
2001/12/19. Júri de grau académico. “Fidelidade” na Adaptação Fílmica da Obra Literária: A Adaptação Fílmica de Tim Burton da obra literária A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, de Washington Irving. Orientador. Mery Luz Pestana Agostinho (Outro). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2001/12/18. Júri de grau académico. From Invisible Objects Into Speaking Agents. Presidente do júri. Ana Cristina Marques Pereira (Outro). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2001/09/17 - 2001/12/14. Orientação. “Fidelidade” na Adaptação Fílmica da Obra Literária: A Adaptação Fílmica de Tim Burton da obra literária A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, de Washington Irving.Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2001/03/23. Apresentação oral de trabalho. David Wojnarowicz: Visions of the Artist in the City; Visions of History in the World. 22º Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2000/08/16. Apresentação oral de trabalho. Portuguese Film Clubs – One Step Ahead. VII Conferência da International International Society for the Study of European Ideas (ISSEI). Universidade de Bergen (Bergen, Noruega).
2000/04/07. Apresentação oral de trabalho. The Big Rotten Apple: David Wojnarowicz and his Disenchanted New York City. 21º Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos. Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal).
1999/10/23. Apresentação oral de trabalho. Outw[o]rds/inw[o]rds – Mapping Individual Exiles in Almeida Garrett and David Wojnarowicz. Colóquio “Garrett’s Travels and Its Descendants” . University of Massachusetts at Dartmouth (Dartmouth, Estados Unidos).
1999/05/29. Apresentação oral de trabalho. Memoirs of the Dark Room – My Story with Portuguese Cinema. IV Conferência Bianual sobre História Contemporânea. Universität Klagenfurt (Graz, Áustria).
1998/06/30. Apresentação oral de trabalho. The Limits of Interpretation in Legal Texts. II Conferência Internacional "Crossroads in Cultural Studies". Universidade de Tampere (Tampere, Finlândia).
1997/09/12 - 1997/12/12. Orientação. Proposta de Didactização: Marcas dialectais no ensino da língua portuguesa’.Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.

Projetos

Projetos
2021/09/01 - 2023/08/31. SPECULUM: Filmar-se e Ver-se ao Espelho - o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa.. Co-Investigador Responsável (Co-IR). Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades.
2021 - Presente. SPECULUM - Filmar-se e Ver-se ao Espelho: o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa, PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO. Investigador responsável. Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
2008/02/06 - 2012/03/31. Main trends - Principais Tendências do Cinema Português Contemporâneo (1990-2010), Projectos de I&D em todos os Domínios Científicos. Investigador. Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação.

Produções

Soares, Ana Isabel. 2013. "Recensão a Jacques Rancière, Os Intervalos do Cinema". Revisão de Os Intervalos do Cinema. 1ª ed. ORFEU NEGRO, (1). https://formadevida.org/aisoaresfdv1/
https://doi.org/10.51427/ptl.fdv.2013.0051
Soares, Ana Isabel; Universidade do Algarve e CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação, 8005-139 Faro,. 2018. "On Os pobres no cinema de Manoel de Oliveira". Revisão de Os pobres no cinema de Manoel de Oliveira. AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, 5 (2): 543-545. https://doi.org/10.14591/aniki.v5n2.426
Soares, Ana Isabel. 2013. "Recensão a Rosa Maria Martelo, O Cinema da Poesia, LISBOA: DOCUMENTA (SISTEMA SOLAR), 2012.". Revisão de O Cinema da Poesia. Forma de Vida, (2). https://formadevida.org/recensoes/rosa-maria-martelo-o-cinema-da-poesia-lisboa-documenta-2012
https://doi.org/10.51427/ptl.fdv.2013.0056
Soares, Ana Isabel. Bairros Alegres (short video https://vimeo.com/623200156).
Soares, Ana Isabel. 2022. "Sobre Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca: Lições António Reis". Revisão de Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca: Lições António Reis. 1ª ed. AIM - Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento, 9 (1): 323-327. https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/878
Soares, Ana Isabel; Cucinotta, Caterina; Pereira, Ana Catarina. 2023. "Deixa-me Ser Eu: A poética da desobediência materializada em corpos, rostos e objetos". Em Sociedade e Desenvolvimento: interfaces sociais, artísticas e culturais da condição feminina na atualidade, editado por Mello, Cleverson Molinari; Neto, Pedro Leão da Costa; Coqueiro, Wilma dos Santos, 114-128. 1ª ed. Vol. 1. Campo Mourão, Brasil: Editora Fecilcam. https://campomourao.unespar.edu.br/editora/documentos/socieade-e-desenvolvimento.pdf
Soares, Ana Isabel. 2022. Stanley Cavell, As Buscas da Felicidade. 1ª ed.
Ana Isabel Soares. 2022. "Sobre Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca: Lições António Reis". Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento. https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.878
Soares, Ana Isabel. 2022. Dossiê Pedagógico - Aparição. 1ª ed. Vol. 35. Lisboa, Portugal: Plano Nacional de Cinema. https://www.pnc.gov.pt/35-aparicao
Soares, Ana Isabel; Pereira, Ana Catarina; Cucinotta, Caterina. 2022. "Deixa-me Ser Eu: A autorrepresentação e a interpelação em forma de documentário". Em Anais do II CINEMAGEM Cinema, Vídeo, Brasil, 142-151.
Soares, Ana Isabel. 2021. Margarida Gil: Quatro décadas de audiovisual. 1ª ed. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Húmus - 12catorzebold.
Soares, Ana Isabel. 2021. "Sobrepondo cidades". Revista Húmus, 11 (25): 105-118. http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16627
Soares, Ana Isabel. 2021. Dossiê Pedagógico - Os Maias de João Botelho. 1ª ed. Vol. 10. Lisboa, Portugal: Plano Nacional de Cinema. https://pnc.gov.pt/10-os-maias
Soares, Ana Isabel. 2021. Pier Paolo Pasolini - Who is me Poeta das Cinzas. 1ª ed.
Soares, Ana Isabel. 2021. "Lisbon Revisited - Edgar Pêra". Em Preces para Afugentar Tempestades, Insectos Malignos, etc., 91-111. 1ª ed. Vol. 1. Faro, Portugal: Artadentro.
Caterina Cucinotta; Ana Catarina Pereira; Ana Isabel Soares. 2021. "Languidez de Agosto (1984): A Praia de Cesare Pavese (1045) em Jorge Silva Melo". Fotocinema. Revista Científica de Cine y Fotografía, 23: 349-381. https://doi.org/10.24310/Fotocinema.2021.v23i.12366
Soares, Ana Isabel; Pinto, João Paulo (D7411-0E45-B572); Cardoso, M Teresa. 2021. "Cinema, Education, and the Internet: Which Convergences?". Em Springer Series in Design and Innovation: Perspectives on Design and Digital Communication - Research, Innovations and Best Practices, editado por Martins, Nuno; Brandão, Daniel; Raposo, Daniel, 227-338. 1ª ed. Vol. 8. Cham, Suiça: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-49647-0
João Pinto; Teresa Cardoso; Ana Isabel Soares. 2021. "ZOOM OUT / ZOOM IN ÀS REDES SOCIAIS DIGITAIS DO PLANO NACIONAL DE CINEMA". Revista Ciências Humanas, 14 (2): 88-99. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a750
Pinto, Joao; Cardoso, Teresa; Soares, Ana Isabel. 2021. "ZOOM OUT/ZOOM IN ON THE DIGITAL SOCIAL NETWORKS OF THE PORTUGUESE NATIONAL FILM PLAN: A view in pandemic times". Revista de Ciências Humanas. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.V14.N2.A750
Cucinotta, Caterina; Pereira, Ana Catarina; Soares, Ana Isabel. 2021. "Languidness of August (1984): Cesare Pavese's The Beach (1945) in Jorge Silva Melo". Fotocinema-Revista Cientifica de Cine Y Fotografia. https://doi.org/10.24310/FOTOCINEMA.2021.V23I.12366
Soares, Ana Isabel; Pinto, João Paulo (D7411-0E45-B572); Cardoso, Teresa Margarida Loureiro. 2021. "Da tela gigante ao pequeno ecrã das redes sociais: o Plano Nacional de Cinema em tempos de COVID-19". Em As Gerações dos Ecrãs: Práticas e Experiências Relacionadas com o Online, 35-67. 1ª ed. Vol. 1. Lisboa, Portugal: IADE Press. https://www.unidcom-iade.pt/wp-content/uploads/2021/12/Geracoesdosecras.pdf
Soares, Ana Isabel; Pinto, João; Cardoso, Teresa. 2021. "Portuguese National Film Plan, Literacies and Social Networks: Mapping good practices during the COVID-19 confinement". Em Proceedings of International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021), editado por Cristina, Dias; Santos, Carla; Cardoso, Luís; Correia, Vanda, 145-166.
Soares, Ana Isabel; Pinto, João; Cardoso, Teresa. 2021. "Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta de promoção da literacia dos media na Educação de jovens". Trabalho apresentado em XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal - Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education, Lisboa, Portugal, 1 (1), 197-198.
Soares, Ana Isabel. 2021. "Dom Roberto, Filme-Manifesto?". Arte e Cultura Visual, 1 (2): 37-52.
"[Filosofia e Literatura]". Forma de Vida, maio, 2021. https://formadevida.org/aisoaresfdv21
2021. "Cinema, Education, and the Internet: Which Convergences?". Design for Ergonomics. https://doi.org/10.1007/978-3-030-49647-0_15
Soares, Ana Isabel. 2020. Poesia Portuguesa Contemporânea - Notas sobre os primeiros quinze anos do século XXI . 1ª ed. Braga, Portugal: húmus.
Soares, Ana Isabel. 2020. "Four decades on screen: The fiction films of Margarida Gil". Em Women’s Cinema in Contemporary Portugal, editado por Liz, Mariana; Owen, Hilary, 43-62. 1ª ed. New York, Estados Unidos: Bloomsbury Academic. https://www.bloomsbury.com/uk/search?q=Women%E2%80%99s+Cinema+in+Contemporary+Portugal&Gid=1
Soares, Ana Isabel. 2020. "Notas sobre um currículo". Em Imitações da Vida: Cinema Clássico Americano - Ensaios para Mário Jorge Torres, editado por Rowland, Clara; Guerreiro, Fernando; Bértolo, José, 415-428. 1ª ed. Lisboa, Portugal: RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura, Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Soares, Ana Isabel; Bernardes, João Pedro. 2020. "Ciclo de palestras Amatores in Situ – O Mundo Antigo visto por aqueles que o amam. Ruínas Romanas de Milreu, Estoi – Setembro A Dezembro 2020". Boletim de Estudos Clássicos, (65): 181-190. https://doi.org/10.14195/2183-7260_65_11
Soares, Ana Isabel. 2020. "Isolamento: Cinco tablettes". Arte e Cultura Visual: Revista do Centro de Investigação e de Estudos da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, (1): 103-110.
Soares, Ana Isabel. 2020. "O Apelo do Caos: Pier Paolo Pasolini, António Reis, poesia e cinema". Em Procesos intermediales. Cine, literatura, espacio, editado por Paulo Cunha; Filipa Rosário; Fernando González García, 69-94. 1ª ed. Vol. 1. Madrid, Espanha: Grupo Editorial Sial Pigmalión - LITECOM. https://sialpigmalion.es/libro/procesos-intermediales-cine-literatura-espacio/
Soares, Ana Isabel. 2020. Poésie portugaise : Notes sur les quinze premières années du siècle XXI.
Soares, Ana Isabel; Cardoso, M Teresa; Pinto, João Paulo (D7411-0E45-B572). 2020. "PNC e Redes Sociais: Um estudo em torno de desafios e oportunidades na web social". Em Avanca International Conference 2020.
Soares, Ana Isabel. "Poesia e comunicação num poema de Pasolini e em três ensaios de António Ramos Rosa". Tributo a Luís Guerreiro - Brochura da Newsletter da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, 06 de novembro, 2020: 31-35. https://issuu.com/fundacaomanuelviegasguerreiro/docs/cea_tributo_a_luis_guerreiro_2020
Soares, Ana Isabel; Pinto, João; Cardoso, Teresa. 2020. "Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a Literacia mediática e a inclusão digital? ". Revista Investigar em Educação - Liberdade, Equidade e Emancipação I (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação), 11-12: 95-109. http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/193
Soares, Ana Isabel. 2020. "Four decades on screen: The fiction films of Margarida Gil". Em women's Cinema in Contemporary Portugal. https://publons.com/publon/50440478/
Soares, Ana Isabel; Pinto, João Paulo; Cardoso, Teresa. 2019. "Cinema e Educação: que relação na era da Internet? / Cinema and Education: What Relationship in the Internet Age?". Em Proceedings of the 3rd International Conference on Design & Digital Communication – Digicom, 265-274.
Soares, Ana Isabel; Pinto, João Paulo (D7411-0E45-B572); Cardoso, Teresa. 2019. "Emotions to Scenes: a génese de um artefacto de média-arte digital". Em Proceedings of Artech 2019, 9th International Conference on Digital and Interactive Arts, 55-62.
Pacheco, Raquel; Moura, Anabela; Soares, Ana Isabel; Almeida, Carlos. 2019. "DocNomads, Ao-Norte e ESE: um projeto de literacia cinematográfica implementado em Viana do Castelo". Revista ICONO14 Revista científica de Comunicación y Tecnologías emergentes, 17 (2): 182-204. https://doi.org/10.7195/ri14.v17i2.1354
Pinto, João; Cardoso, Teresa; Soares, Ana Isabel; Soares, Ana Isabel; Pinto, João Paulo (D7411-0E45-B572). 2019. "Educação, cinema e redes sociais: um olhar a partir do Plano Nacional de Cinema". Translocal – Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, (4). http://hdl.handle.net/10400.2/8895
Boto, Sandra; Castro, Maria Guilhermina; Soares, Ana Isabel. 2019. "Editorial: Thematic Dossier on Marginalized Narratives". Prefácio para Journal of Science and Technology of the Arts, editador por Soares, Ana Isabel; Castro, Maria Guilhermina. 1ª ed. Vol. 11. https://doi.org/10.7559/citarj.v11i1.660
Pinto, João; Cardoso, Teresa; Soares, Ana Isabel. 2019. "Cinema and education: what relationship in the Internet age?". http://hdl.handle.net/10400.2/8978
Soares, Ana Isabel; Pinto, João Paulo (D7411-0E45-B572); Cardoso, Teresa. 2019. "Educação, Cinema e Redes Sociais: uma investigação sobre o Plano Nacional de Cinema. In III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (III ENJIE). Universidade Lusófona. Lisboa". Em Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação?\, editado por Correia, Sónia Vladimira; Ricardo, Maria Manuel; Duarte, Rosa Serradas, 447-452.
Soares, Ana Isabel; Boto, Sandra Cristina; Castro, Maria Guilhermina. 2019. "Journal of Science and Technology of the Arts: Marginalized Narratives". Journal of Science and Technology of the Arts, 11 (1). http://artes.ucp.pt/citarj/issue/view/18
Soares, Ana Isabel. 2019. ""Uma espécie de natureza - Mistérios, de José Francisco Azevedo (Averno, Lisboa, 2018)"". Cão Celeste, (13): 75-84.
Boto, Sandra; Castro, Maria Guilhermina; Soares, Ana Isabel. 2019. "Editorial". Journal of Science and Technology of the Arts. https://publons.com/publon/44792938/
Soares, Ana Isabel; Pinto, João Paulo (D7411-0E45-B572); Cardoso, Teresa. 2019. "O Plano Nacional de Cinema no contexto das redes sociais: uma investigação em curso". Em ENCONTROS DE CINEMA , 44-51.
Tavares, Mirian; Silva, Bruno Mendes da; Soares, Ana Isabel; Boto, Sandra; Costa, Neuza; Vilar, Maria Jesus Botana; Falcão, Paulo; et al. 2018. "Colóquio narrativa, média e cognição. Narrativas marginalizadas".
Soares, Ana Isabel; Coradini, Angela; Galindo, Dolores. 2018. "Imagens Espectro de Futuridade no Amplo Presente". Artefilosofia – Revista do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFOP, (25): 103-120. https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/1347/1479
Soares, Ana Isabel. 2018. "Demasiado humano: A familiaridade do monstro". Em O monstruoso na literatura e outras artes, editado por Carvalho, João Carlos Firmino Andrade de; Carvalho, Ana Alexandra Seabra de, 53-67. 1ª ed. Lisboa, Portugal: CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. http://www.lusosofia.net/textos/20180717-monstruoso_na_literatura_e_outras_artes.pdf
Soares, Ana Isabel. 2018. PACHECO, José, As Artes Gráficas, o Livro e a Imprensa / Graphic Arts, the Book and the Printing Press. 1ª ed. Vol. 1.
Soares, Ana Isabel. 2018. AMMANN, Hanspeter, Rocco. 1ª ed. Vol. 1. https://hanspeterammann.ch/ROCCO
Soares, Ana Isabel. "Vítor Reia-Baptista". CINEMA - REVISTA DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CINECLUBES, 1 (dezembro, 2018): 8-9. https://www.fpcc.pt/revista/cinema_44_opt20181219.pdf
Soares, Ana Isabel. 2017. "Faro - Algarve". Forma de Vida, (11). https://formadevida.org/farofdv11
Soares, Ana Isabel. 2017. MATOS, Manuel Cadafaz de, “Samuel Gacon, an editor of the Talmud with his eyes set on the East.” Introductory note to the facsimile of the Faro edition of the Pentateuch (June 1487). 1ª ed. Vol. 1.
Soares, Ana Isabel. 2017. "Recensão a Escrytos, livro de crónicas de Paulo Pires (editora Arranha-Céus, 2017)". Lugar ao Sul - blogue. http://www.lugaraosul.pt/home/escrytos#
Soares, Ana Isabel. 2016. "Cinema português/cinema literário?". Antes de refletir sobre o carácter adjetival presente no segundo termo do título, sugiro que se pense em como os nomes “literatura” e “cinema” frequentemente integram expressões mediadas por uma conjunção ou por locuções preposicionais: Literatura e Cinema, Cinema na Literatura, O Cinema da Literatura, enfim, a série de possíveis combinações e as adjetivações possíveis que, pela proximidade dos te. https://doi.org/10.14591/aniki.v3n1.189
Soares, Ana Isabel; Nogueira Tavares, Mirian. 2016. "Notas prévias a um estudo das imagens e da importância das vanguardas artísticas na imprensa algarvia do começo do século XX". Em Promontória Monográfica - História do Algarve: Apontamentos para a História das Culturas de Escrita: Da Idade do Ferro à Era Digital, editado por Oliveira, A. Paulo Dias; Palma, Patrícia de Jesus; Santos, Cristina Fé; Duarte, José Gonçalo, 225-233. 1ª ed. Vol. 03. Faro, Portugal: Centro de Estudos em Património, Paisagem e Construção (CEPAC) | Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.
Soares, Ana Isabel. 2016. Flâneur: New Urban Narratives. Editado por Soares, Ana Isabel; Nogueira Tavares, Mirian; Lamoni, Giulia; Alves, Ana Margarida Duarte Brito; Costa, Pedro; saldanha, josé luís possolo de. 1ª ed. Lisboa, Portugal: Procur.arte.
Soares, Ana Isabel; Alves, Ana Margarida Duarte Brito; Costa, Pedro; Lamoni, Giulia; saldanha, josé luís possolo de; Nogueira Tavares, Mirian. 2016. "Introduction: New Urban Narratives of Flânerie?". Prefácio para Flâneur: New Urban Narratives, editador por Soares, Ana Isabel; Nogueira Tavares, Mirian; Lamoni, Giulia; saldanha, josé luís possolo de; Alves, Ana Margarida Duarte Brito; Costa, Pedro, 4-7. 1ª ed.
Soares, Ana Isabel; Nogueira Tavares, Mirian. 2016. "City, Photography, and Cinema: The representations of the flâneur in the audiovisual". Em Flâneur: New Urban Narratives, editado por Soares, Ana Isabel; Nogueira Tavares, Mirian; saldanha, josé luís possolo de; Costa, Pedro; Alves, Ana Margarida Duarte Brito; Lamoni, Giulia, 88-91. 1ª ed. Lisboa, Portugal: Procur.arte.
Soares, Ana Isabel. 2016. GUMBRECHT, Hans Ulrich, “Beleza”. 1ª ed. Vol. 8. https://formadevida.org/gumbrechtfdv8
Soares, Ana Isabel. 2015. "Tempo e Conceitos em Hans Ulrich Gumbrecht". Forma de Vida - Revista do Programa em Teoria da Literatura, (6). https://formadevida.org/recensoes/55-livros-de-hans-ulrich-gumbrecht
Costa, Claudia; Soares, Ana Isabel. 2015. "As visões fotográficas das margens de Salvador, Bahia: experiências narrativas do fotógrafo-narrador". https://doi.org/10.14684/WCCA.8.2015.177-180
Soares, Ana Isabel; Costa, Claudia Albuquerque de Lima. 2015. "As Visões Fotográficas das Margens de Salvador, Bahia: Experiências Narrativas do Fotógrafo Narrador". Em Communication and Arts as Structuring Elements of Wellbeing and Social Justice, 177-180.
Soares, Ana Isabel. 2015. GUMBRECHT, Hans Ulrich, Nosso Amplo Presente: O tempo e a cultura contemporânea.
Soares, Ana Isabel. 2014. GUMBRECHT, Hans Ulrich, Atmosfera, Ambiência, Stimmung: Sobre um potencial oculto da literatura. 1ª ed. https://www.contrapontoeditora.com.br/produto.php?id=3018
Soares, Ana Isabel. 2014. GUMBRECHT, Hans Ulrich, Depois de 1945: Latência como origem do presente. 1ª ed. http://editoraunesp.com.br/catalogo/9788539305216,depois-de-1945
Soares, Ana Isabel. 2013. LÖNNROT, Elias, Kalevala – O Poema Épico Finlandês (com Merja de Mattos-Parreira). 1ª ed.
Soares, Ana Isabel. 2013. GUMBRECHT, Hans Ulrich, “Pode ‘diáspora’ ter aura?”. 1ª ed. Vol. 3. https://formadevida.org/hugumbrechtfdv3/
Soares, Ana Isabel. 2012. "Ação Renovada em Acto da Primavera". Em Manoel de Oliveira: novas perspectivas sobre a sua obra, editado por Ferreira, Carolin Overhoff, 63-79. 1ª ed. Vol. 1. São Paulo: FAP-UNIFESP. https://www.amazon.com.br/Manoel-Oliveira-Novas-Perspectivas-Sobre/dp/8561673451
Soares, Ana Isabel. 2012. ""Outw[o]rds/inw[o]rds – Mapping Individual Exiles in Almeida Garrett and David Wojnarowicz"". Portuguese Literary and Cultural Studies - Garrett’s Travels Revisited, 21/22 (1): 113-118. https://www.umass.edu/umpress/title/garrett%E2%80%99s-travels-revisited
Soares, Ana Isabel. 2011. GRIERSON, John, “First principles of documentary” in Manuela Penafria (org.), Tradição e Reflexões: Contributos para a Teoria e Estética do Documentário. 1ª ed.
Soares, Ana Isabel. 2011. FARIA, Nuno, "Objectos Voadores e Outros Ovnis" / "Flying Saucers and other UFOs". 1ª ed. Vol. 1.
Soares, Ana Isabel. 2010. "Nem velho nem novo: outro documentário. Abordagem das tendências do documentarismo português no início do século XXI". Em QUAIS SÃO, hoje, as principais características do desenvolvimento de projectos para cinema em Portugal? O que pensam realizadores cinematográficos, produtores, distribuidores e exibidores sobre o cinema português? Que conclusões tirar das suas opiniões, relatos de experiências e análises da situação contemporânea? Que novas tendências surgiram no cinema português, nos primeiros anos do séc. XXI?. . Portugal: CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação. http://hdl.handle.net/10400.1/9803
Soares, Ana Isabel. 2010. "‘O documentário é um meio para...’ Entrevista a Sofia Trincão". Em Novas & Velhas Tendências no Cinema Português Contemporâneo, editado por Mendes, João Maria, 240-242. 1ª ed. Portugal: CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação. http://crossmediaplatform.ciac.pt/downloads/multimedia/texto/19/anexos/livro.pdf
Soares, Ana Isabel. 2010. "Pais, Filhos e Afilhados – traços do registo documental no cinema português. Pressupostos de um Projecto de Investigação". Em Nas margens: Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais, editado por Borges, Gabriela, 121-127. Faro, Portugal: Gradiva - CIAC.
Soares, Ana Isabel. 2010. "Listagem de documentários produzidos em Portugal entre 2000 e 2010, anexo ao artigo “Nem Velho nem Novo: Outro Documentário (Abordagem das Tendências do Documentarismo Português no Início do Século XXI),” in João Maria Mendes (org.), ". Em Novas & Velhas Tendências no Cinema Português Contemporâneo, editado por Mendes, João Maria, 331-334. Lisboa, Portugal: CIAC. http://crossmediaplatform.ciac.pt/downloads/multimedia/texto/19/anexos/livro.pdf
Soares, Ana Isabel. 2010. "Lugar Comum". Prefácio para Olhares: Manoel de Oliveira, editador por Cunha, Paulo; Sales, Michelle, 7-9. 1ªª ed.
Soares, Ana Isabel. 2010. "‘A produção é uma área absolutamente criativa’: Entrevista com o diretor Pedro Sena Nunes". Revista Olhar, XII (23): 130-142.
Soares, Ana Isabel. 2010. "Deixar de fazer sentido: Michael Kohlhaas, de Heinrich von Kleist". Em Direito e Literatura - Mundos em Diálogo, editado por Buescu, Helena Carvalhão; Ribeiro, Sónia; Trabuco, Cláudia, 119-127. 1ª ed. Coimbra, Portugal: Almedina - Centro de Estudos Comparatistas (FLUL) - FCT.
Soares, Ana Isabel. 2010. "Documentário e Poesia: Contributos para uma problematização". Em Filosofia e Literatura 1, editado por Brito, Humberto, 119-127. 1ª ed. Universidade Nova de Lisboa / FCSH - Instituto de Filosofia da Linguagem.
Soares, Ana Isabel. 2010. GUMBRECHT, Hans Ulrich, Produção de Presença – O que o Sentido não Consegue Transmitir. 1ª ed. https://www.contrapontoeditora.com.br/produto.php?id=221
Soares, Ana Isabel. 2010. GRAUBARD, Allan, “Roma Amor” (com fotografias de Ira Cohen). 1ª ed. Vol. 1.
Soares, Ana Isabel. 2009. PAASILINNA, Aarto, Um Aprazível Suicídio em Grupo (com Merja de Mattos-Parreira). 1ª ed.
Soares, Ana Isabel. 2007. É Perigoso Debruçar-se Para Dentro: Ensaios Sobre Cinema E Literatura. Editado por Nogueira Tavares, Mirian; Soares, Ana Isabel. 1ª ed. Lisboa, Portugal: Pena Perfeita.
Soares, Ana Isabel. 2007. "Diante dos olhos". Em A Teoria do Programa: Uma Homenagem a Maria de Lurdes Ferraz e a M. S. Lourenço, editado por Feijó, António M.; Tamen, Miguel, 89-98. 1ª ed. Lisboa, Portugal: Universidade de Lisboa / Programa em Teoria da Literatura.
Soares, Ana Isabel. 2007. "Cidade cinemática". Em É Perigoso Debruçar-se para Dentro: Ensaios sobre cinema e literatura, editado por Soares, Ana Isabel; Nogueira Tavares, Mirian, 7-13. 1ª ed. Lisboa, Portugal: Pena Perfeita.
Soares, Ana Isabel. 2007. REYNOLDS, Gloria e Vila Joya, The Book of Joy: A Tribute to Claudia. 1ª ed.
Mattos-Parreira, Merja de; Soares, Ana Isabel. 2004. "Translating iconicity from Finnish into English: the case of the Kalevala". Trabalho apresentado em Encontro Internacional da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos, apresentado por Soares, Ana Isabel; Mattos-Parreira, Merja de, Vila Real, Portugal,22 de abril, 2004.
Soares, Ana Isabel Candeias Dias,1970-. 2003. "Espaços do tempo: considerações acerca da arte e da história da civilização moderna nas obras de David Wojnarowicz e em Passagenwerk de Walter Benjamin". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10451/3680
Soares, Ana Isabel. 2001. "Overlapping history and space". Em Atas do XXII Encontro Internacional da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos, editado por Soares, Ana Isabel; Lopes, António Bernardo; Mattos-Parreira, Merja de.
Soares, Ana Isabel. 2001. MITCHELL, W. J. T., "A obra de arte na era da reprodução biocibernética". 1ª ed.
Soares, Ana Isabel. 1998. "“Uma Interpretação da retórica – abordagem teórica dos estudos literários e dos estudos jurídicos”". Palavras - Revista da Associação Portuguesa de Professores de Português, (14): 63-75.
Soares, Ana Isabel Candeias Dias,1970-. 1996. "Interpretar a retórica: intersecções teóricas entre estudos literários e estudos jurídicos". Mestrado. http://hdl.handle.net/10451/3772
Soares, Ana Isabel. "Recensão a Uso de Penumbra, de Fernando Echevarría, Porto, ed. Afrontamento, 1995". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 05 de janeiro, 1996: 41-41.
Soares, Ana Isabel. "Recensão a As Batalhas do Caia, de Mário Cláudio, Lisboa, ed. Dom Quixote, 1995". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 19 de janeiro, 1996: 45-45.
Soares, Ana Isabel. "“Fogo que arde e que se lê” [recensão a Sinais de Fogo, de Jorge de Sena, Lisboa, ed. Asa, 1995, 539 pp.]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 23 de fevereiro, 1996: 54-54.
Soares, Ana Isabel. "“O desafio americano” [recensão a A Ocupação Americana, de Pascal Quignard, tradução de Pedro Tamen, Lisboa, ed. Quetzal, 1995]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 01 de março, 1996: 49-49.
Soares, Ana Isabel. "“Banho de espuma” [recensão a A Espuma dos Dias, de Boris Vian, tradução de Aníbal Fernandes, Lisboa, ed. frenesi, 1996, 206 pp.]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 13 de setembro, 1996: 34-34.
Soares, Ana Isabel. "“Faca longa” [recensão a O Pai de Um Assassino, de Alfred Andersch, Lisboa, Afrontamento, 1994]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 24 de fevereiro, 1995: 40-40.
Soares, Ana Isabel. "Recensão a Colóquio-Letras, n.º 134 (out-dez, 1994), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 21 de abril, 1995: 42-42.
Soares, Ana Isabel. "Recensão a Viagem ao País da Manhã, de Herman Hesse, tradução de Mónica Dias, Lisboa, Edições Asa, 1995, 93 pp.". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 16 de junho, 1995: 43-43.
Soares, Ana Isabel. "“O Pecado Mora ao Lado” [recensão a Um Amor Puro, de Agustina Izquierdo, tradução de Lurdes Júdice, Lisboa, Edições Asa, 1995, 144 pp.]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 21 de junho, 1995: 39-39.
Soares, Ana Isabel. "“Sonhador inveterado” [recensão a Mr. Vertigo, de Paul Auster, tradução de José Lima, Lisboa, Presença, 1995]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 30 de junho, 1995.
Soares, Ana Isabel. "“Agente Funerário” [recensão a As Sete Pragas do Casamento, de Stig Dagerman, tradução de Miguel Serras Pereira, Lisboa, Relógio d’Água, 1995, 238 pp.]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 13 de outubro, 1995: 42-42.
Soares, Ana Isabel. ""Recensão a Domingos, Sábados e Outros Dias, de Júlio Machado Vaz, Lisboa, Relógio d’Água, 1993, 258 pp."". Vida - Suplemento cultural do semanário O Independente, 07 de janeiro, 1994: 29-29.
Soares, Ana Isabel. ""Recensão a O Mistério de Lisboa – Contos, de AAVV, Lisboa, Relógio d’Água, 1993, 115 pp."". Vida - Suplemento cultural do semanário O Independente, 21 de janeiro, 1994: 31-31.
Soares, Ana Isabel. "“Recensão a Lisboa 1809 / John Cam Hobhouse, de Francisco José Magalhães, Lisboa, Livros Horizonte, 1993, 291 pp.”". Vida - Suplemento cultural do semanário O Independente, 04 de fevereiro, 1994: 39-39.
Soares, Ana Isabel. "“Da Arte de Ensaiar” [recensão a Três Ensaios: do Professorado; da Educação das Crianças; da Arte de Discutir, de Montaigne, Lisboa, Vega, 1993 (2.ª ed.), 140 pp.]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 18 de fevereiro, 1994: 34-34.
Soares, Ana Isabel. "“Recensão ao Dicionário Fenício-Português, de Moisés Espírito Santo, Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, 1993, 290 pp.”". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 11 de março, 1994: 33-33.
Soares, Ana Isabel. "“Em campanha” [recensão a A Campanha, de Carlos Fuentes, Lisboa, Dom Quixote, 1993, 258 pp.]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 15 de abril, 1994: 50-50.
Soares, Ana Isabel. "“Prazer e glória” [recensão a A Glória do Pária, de Dominique Fernandez, Lisboa, Bertrand Editores, 1994, 147 pp.]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 22 de abril, 1994.
Soares, Ana Isabel. "“Tiras de milho” [recensão a Espigueiros Portugueses, de Jorge Dias, Ernesto Veiga de Oliveira e Fernando Galhano, Lisboa, Dom Quixote, 1994, 252 pp.]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 29 de abril, 1994: 50-50.
Soares, Ana Isabel. "“Um Muro de Cal” [recensão a A Cal dos Muros, de António Dacosta, Lisboa, Assírio & Alvim, 1994, 104 pp.]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 10 de junho, 1994: 54-54.
Soares, Ana Isabel. "“Mar e Mediterrâneo” [recensão a Breviário Mediterrânico, de Predrag Matvejevitch, Lisboa, Quetzal, 1994, 274 pp.]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 15 de julho, 1994: 40-40.
Soares, Ana Isabel. "“Devagar se vai ao longe” [recensão a O Concerto dos Flamengos, de Agustina Bessa-Luís, Lisboa, Guimarães Editores, 1994, 338 pp.]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 30 de setembro, 1994: 38-38.
Soares, Ana Isabel. "“O preço do amor” [recensão a Amor & Cª, de Julian Barnes, Lisboa, Quetzal, 1994, 259 pp.]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 21 de outubro, 1994: 48-48.
Soares, Ana Isabel. "“Dissculpe a frraca alembrance...” [recensão a Mau Tempo no Canal, de Vitorino Nemésio, Lisboa, INCM, 1944 (7ª edição, 1994), 350 pp.]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 28 de outubro, 1994: 52-53.
Soares, Ana Isabel. "Recensão a Moscardino, de Enrico Pea, Lisboa, Hiena, 1994, 72 pp.". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 18 de novembro, 1994.
Soares, Ana Isabel. "“Doze contos peregrinos” [recensão a 12 Contos Europeus, de AAVV, Lisboa, Quetzal, 1994, 225 pp.]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 25 de novembro, 1994: 58-59.
Soares, Ana Isabel. "“Caso de Polícia” [recensão a O Estranho Caso da Boazona que me Entrou pelo Escritório Adentro, de José Pinto Carneiro, Lisboa, Cotovia, 1994]". Vida – Suplemento cultural do semanário O Independente, 16 de dezembro, 1994: 41-41.
Soares, Ana Isabel. ""Recensão ao Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa, org. e coord. de Giulia Lanciani e Giuseppe Tavani, Lisboa, Editorial Caminho, 1983, 698 pp."". Vida - Suplemento cultural do semanário O Independente, 10 de dezembro, 1993: 59-59.
Soares, Ana Isabel. "“Recensão a Partida de Sofonisba às Seis e Doze da Manhã, de Vasco Graça Moura, Lisboa, Quetzal, 1983, 265 pp.”". Vida - Suplemento cultural do semanário O Independente, 03 de dezembro, 1993: 57-58.
 

Contacto