Silhueta de pessoa indiferenciada

Ana Paiva

Professor auxiliar
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Centro de Investigação em Artes e Comunicação
Subsistema
Docentes Universitário
Unidade ID
Centro de Investigação em Artes e Comunicação
Unidade ID externa
Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
Regime
Exclusividade
Vínculo
CT em Funções Públicas por tempo indeterminado

Atividades

Atividades
2022/02/03. Júri de grau académico. Emoções online: estudo da dinâmica emocional em diferentes cenários de aprendizagem no ensino superior a distância em Portugal. Arguente principal. Maria Teresa Duarte Severino de Oliveira (Doutoramento). Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância.
2021/09/14. Apresentação oral de trabalho. Tecnologias e Estratégias de Comunicação Online durante a Pandemia CoViD-19: O caso das Instituições de Ensino Superior em Portugal. XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2021: Desafios do Digital. Centro de Competência/Universidade do Minho, (online) (Braga, Portugal).
2021/06/23. Apresentação oral de trabalho. Online Communication and Assessment Practices During the Covid Pandemic: The Portuguese Higher Education Students Perceptions [Paper presentation] [trabalho em coautoria]. EDEN 30th Anniversary - Virtual Annual Conference – Lessons from a Pandemic for the Future of Education. EDEN e UNED (Madrid, Espanha).
2020/11/07 - 2020/11/07. Participação em evento. "Os desafios do ensino a distância nos primeiros anos de escolaridade: perspetivas da psicologia da educação". Palestra proferida (por videoconferência) . Encontro. XXIII Encontro Nacional de Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º Ciclos) - promovido por Associação de Professores de Matemática. Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação.
2020/10/22. Apresentação oral de trabalho. "Suddenly we were all online: perceptions and practices experienced by faculty members and students during emergency teaching" - [Paper presentation] [trabalho em coautoria]. 11th EDEN 2020 Research Workshop (EDEN RW11) Enhancing the Human Experience of Learning with Technology: New challenges for research into digital, open, distance & networked education. EDEN e LE@D da Universidade Aberta (Lisboa, Portugal, online) (Lisboa, Portugal).
2020/07/22 - Presente. Arbitragem científica em revista. Revista RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning (2182-4967). Laboratório de Educação a Distância e Elearning.
2020/04/28. Júri de grau académico. Formação de Professores do Ensino Profissionalizante em e-Learning: Interação e Colaboração no Processo de Ensino e Aprendizagem. Arguente. Kátia Ramos (Mestrado). Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância.
2020/02/20 - 2020/02/20. Participação em evento. Participação na dinamização de atividades da Psicologia nas sessões do Dia Aberto 2020, organizado pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 20 de fevereiro de 2020, na Universidade do Algarve.. Outro. Dia Aberto 2020. Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação; Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2017 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019/12/20. Júri de grau académico. Digital Storytelling como estratégia educacional para jovens com Síndrome de Asperger: A história do Marco. Arguente. Ana Rita Ribeiro Correia (Mestrado). Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância.
2019/12/09. Apresentação oral de trabalho. Aula invertida: e o que pensam os alunos?
DOI: 10.13140/RG.2.2.14231.52648. VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior (eL@IES 2019) "Políticas e Práticas de eLearning no Ensino Superior. Universidade do Algarve (em colaboração com Laboratório de Educação a Distância e eLearning - LE@D, da UaB, e Instituto Politécnico de Tomar (Faro , Portugal).
2019/12/09. Apresentação oral de trabalho. Experiências de inclusão de flipped-classroom no ensino presencial. Comunicação no painel II - Práticas de Flipped Classroom no Ensino Superior.. VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior (eL@IES 2019) "Políticas e Práticas de eLearning no Ensino Superior. Universidade do Algarve (em colaboração com Laboratório de Educação a Distância e eLearning - LE@D, da Universidade Aberta e Instituto Politécnico de Tomar (Faro , Portugal).
2019/12/09 - 2019/12/09. Organização de evento. Coordenadora da equipa UALg que integrou a Comissão Organizadora do VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior – “Políticas e Práticas de eLearning no Ensino Superior”, (eL@IES 2019), organizado pela Universidade Aberta, por LE@D - Universidade Aberta, Universidade do Algarve e Instituto Politécnico de Tomar, que decorreu na Universidade do Algarve, no dia 9 de dezembro de 2019. Membros da equipa: Margarida Madeira, Mauro Figueiredo. (2019). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas; Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning; Instituto Politécnico de Tomar.
2019/12/09 - 2019/12/09. Organização de evento. Membro da Comissão de Organização do VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior - Políticas e Práticas de eLearning no Ensino Superior, (eL@IES 2019), organizado pela Universidade Aberta, por LE@D - Universidade Aberta, Universidade do Algarve e Instituto Politécnico de Tomar, que decorreu no dia 9 de dezembro de 2019 na Universidade do Algarve. (2019). Universidade do Algarve - Campus de Gambelas; Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning; Instituto Politécnico de Tomar.
2019/07/01 - 2019/07/05. Participação em evento. Participação na dinamização de atividades da Psicologia nas sessões do Curso de Verão (Dis)cursos e Práticas em Psicologia e Ciências da Educação, com o workshop: “Adolescentes na Internet: oportunidades e riscos”, no dia 2 - Dia da Psicologia da Educação, organizado pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, que decorreu de 1 a 5 de julho de 2019 na Universidade do Algarve.. Oficina (workshop). Curso de Verão (Dis)cursos e Práticas em Psicologia e Ciências da Educação. Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação; Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019/07/05. Júri de grau académico. Redes Sociais e Idosos: um estudo de caso em Silves. Arguente. Fernanda Maria Ramos Gonçalves (Mestrado). Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância.
2019/06/27. Júri de grau académico. Formação em e-Learning sobre ambientes digitais: contributo para a adoção de práticas pedagógicas inovadoras. Arguente. António Jorge Nunes Marques (Mestrado). Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância.
2019/04/04 - 2019/04/04. Organização de evento. Membro da Comissão Organizadora do XVIII Encontro de Psicologia no Algarve: Novas Perspetivas em Psicologia - 20 Anos Depois, pela área da Psicologia da Educação, organizado pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, que decorreu no dia 4 de abril de 2019 na Universidade do Algarve. (2019). Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação; Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2019/04/04 - 2019/04/04. Organização de evento. Organização e Moderação do “Workshop 3: Indicadores precoces da dislexia de desenvolvimento”, pela área da Psicologia da Educação, no âmbito do XVIII Encontro de Psicologia no Algarve: Novas Perspetivas em Psicologia - 20 Anos Depois, do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 4 de abril de 2019 na Universidade do Algarve. (2019). Universidade do Algarve Departamento de Psicologia e Ciências da Educação; Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2018 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. PSICOLOGIA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2018/12/14. Apresentação oral de trabalho. Estudo de caso a uma aplicação flipped learning. VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (EL@IES 2018) "Competências Digitais no Ensino Superior". Instituto Politécnico de Castelo Branco (em colaboração com LE@D - Universidade Aberta, Universidade do Algarve) (Castelo Branco, Portugal).
2018/12/14 - 2018/12/14. Organização de evento. Coordenadora da equipa UALg que integrou a Comissão Organizadora do VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - “Competências Digitais no Ensino Superior”(eL@IES 2018), organizado pela Universidade Aberta, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Universidade do Algarve, que decorreu na Escola Superior de Tecnologia do IPCB em Castelo Branco em 14 de dezembro de 2018. Membros da equipa: Margarida Madeira, Mauro Figueiredo. (2018). Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning; Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia; Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2018/12/14 - 2018/12/14. Organização de evento. Membro da Comissão de Organização do VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - “Competências Digitais no Ensino Superior” (eL@IES 2018), organizado pela Universidade Aberta, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Universidade do Algarve, que decorreu na Escola Superior de Tecnologia do IPCB em Castelo Branco em 14 de dezembro de 2018. (2018). Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning; Universidade do Algarve - Campus de Gambelas; Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia.
2018/12/14 - 2018/12/14. Organização de evento. Moderadora do “Painel II: O Estudante de Ensino Superior” que decorreu no âmbito do VII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - “Competências Digitais no Ensino Superior” (eL@IES 2018), organizado pela Universidade Aberta, Instituto Politécnico de Castelo Branco e Universidade do Algarve, na Escola Superior de Tecnologia do IPCB em Castelo Branco em 14 de dezembro de 2018. Membros do painel: Irene Tomé (UNL); José Lagarto (UCP); Luís Pereira (Cov.U.); Mauro Figueiredo (UALg). (2018). Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning; Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia; Universidade do Algarve - Campus de Gambelas.
2018/12/07. Júri de grau académico. Educação Aberta e à distância na capacitação de professores em Cabo Verde. Mestrado em Pedagogia do Elearning,
Universidade Aberta.
Arguente. Arguente. Ivanilda Nascimento Delgado Ramos (Mestrado). Universidade Aberta;Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância.
2018/07 - 2018/09. Arbitragem científica em conferência. 3rd EAI International Conference on Design, Learning & Innovation (2018). Universidade do Minho (Braga).
2018/09 - 2018/09. Arbitragem científica em conferência. IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e E-Learning. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil.
2015 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. PSICOLOGIA DA INTERNET E PROCESSOS PSICOPEDAGÓGICOS . Psicologia da Educação (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2014 - 2015. Curso / Disciplina lecionado. TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM
. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2014 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS. Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2013/04/17 - 2013/04/18. Participação em evento. Moderação da mesa 2 - Psicologia da Educação, “Saúde e bem-estar: perspetivas contemporâneas da psicologia”, . Encontro. XII Encontro de Psicologia do Algarve - Saúde e bem-estar: perspetivas contemporâneas da psicologia. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2011 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS. Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2012 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. OS MÉDIA DIGITAIS EM EDUCAÇÃO. Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2012 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO. Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. Técnicas de Comunicação . Engenharia Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2010 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. Comunicação e Relações Interpessoais . Ensino de Biologia e de Geologia, Física e de Química e de Matemática (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2010 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Comunicação e Dinâmica de Grupos . Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2008 - 2011. Curso / Disciplina lecionado. PSICOLOGIA E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO . Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2002/09 - 2011/06. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia e Tecnologias da Informação e da Comunicação - Tema Avançado II . Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2008 - 2010. Curso / Disciplina lecionado. Educação de Infância . Ciências da Educação e da Formação (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2010/04/21. Apresentação oral de trabalho. Relações entre traços de personalidade dos indivíduos e uso da Internet. XVII Congreso de Psicología INFAD. Dificultades Sociales y Psicología Positiva de la Vida. INFAD (Zamora, Espanha).
2009/11/19. Apresentação oral de trabalho. Training future teachers for searching the Web. XI Simpósio Internacional de Informática Educativa SIIE 09. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal).
2009/09/15. Apresentação oral de trabalho. O acesso à informação na Web: desenvolvimento de competências em estudantes universitários, futuros-professores. XIII Encontro IberoAmericano de Educação Superior a Distância. Redes Universitárias, Pós-Graduações e Complementaridade Curricular. AIESAD e Universidade Aberta (Lisboa e Coruche, Portugal).
2009/03/11. Apresentação oral de trabalho. Training Web search skills: effects on performance of future teachers. INTED2009, International Technology, Education and Development Conference.
2007 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia do Desenvolvimento II . Enfermagem (Licenciatura). Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde.
2002 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Matemática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2003 - 2008. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Ensino de Matemática/Biologia e de Geologia/Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2002 - 2008. Outro júri / avaliação. Arguição em diversos júris de Projectos de final de Licenciatura. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1995 - 2007. Curso / Disciplina lecionado. Tecnologia Educativa . Ensino de Biologia e Geologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2002 - 2007. Curso / Disciplina lecionado. Estágios Académicos. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2007 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. HISTÓRIA E SISTEMAS DA PSICOLOGIA. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2006/07/10. Apresentação oral de trabalho. An Interactive Tool for Learning Ultrasound. GETS 2006, Global Educational Technology Symposium. Centro de Sistemas Inteligentes (CSI) da Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2006/05/15 - 2006/05/16. Participação em evento. Moderação da mesa 3 - Psicologia da Educação. Encontro. V Encontro de Psicologia do Algarve. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2002 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Ensino de Português (Pós-Graduação). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2002 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Português Francês (Pós-Graduação). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2002 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Português Inglês (Pós-Graduação). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2001 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1997 - 2005. Curso / Disciplina lecionado. Orientação de Projectos de final de curso. Psicologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2004/12 - 2004/12. Participação em evento. Acção de formação para Psicólogos dos Serviços de Psicologia e Orientação da região do Algarve, com a intervenção/oficina sobre “Processos Psicopedagógicos diferenciados: sugestões para intervenção”, . Encontro. Necessidades Educativas Especiais – o papel dos SPO, 1.º Encontro de Reflexão . Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2004/11/12. Apresentação oral de trabalho. Amor e Sexualidade na Adolescência. Seminário temático Educar para os Afectos/Sexualidade. Pró-Ordem e Sindicato dos Professores do Ensino Superior (Setúbal, Portugal).
2004/02/03. Apresentação oral de trabalho. A Sexualidade na Adolescência. Semana da Adolescência. Gabinete de Apoio ao Adolescente da Escola Secundária João de Deus (Faro, Portugal).
2001 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia do Desenvolvimento . Ensino de Biologia e Geologia (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2001 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Ensino de Línguas e Literaturas Modernas (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2001 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Ensino de Matemática/Biologia e de Geologia/Física e Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2001 - 2003. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Ensino de Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2003/10/23. Apresentação oral de trabalho. Pesquisa temática na Internet: que tipo de formação para construir estas aprendizagens. Congreso Iberoamericano de Comunicación y Educación «Luces en el laberinto audiovisual». Facultad de Ciencias de la Educación, de la Universidad de Huelva (Huelva, Espanha).
2003/01 - 2003/01. Participação em evento. Recursos didácticos na formação e as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, Módulo VI (10,5 h), ), dirigido a Técnicos de Saúde (médicos, enfermeiros e psicólogos), . Oficina (workshop). Curso de Formação de Formadores em Educação Sexual. Associação para o Planeamento da Família; Direcção-Geral da Saúde.
1997 - 2002. Outro júri / avaliação. Arguição em diversos júris de Projectos de final de Licenciatura. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
2002/06 - 2002/06. Participação em evento. Educação Sexual nas Escolas do 1.º Ciclo do ensino Básico: preparação de um projecto. Outro. Acção de sensibilização com Professores do Agrupamento Vertical de Escolas D. Paio Peres Correia. Associação para o Planeamento da Família.
2002/06/21. Apresentação oral de trabalho. Em busca de “pontes” entre a educação familiar e a educação escolar do adolescente. Encontro Maternidade e Paternidade Hoje. Fundação Portuguesa da Juventude (Tavira, Portugal).
2002/05 - 2002/05. Participação em evento. Educação Sexual nas Escolas: a sexualidade na adolescência. Outro. Acção de sensibilização na Escola EB 2,3 de Estói. Associação para o Planeamento da Família.
2002/04/16. Apresentação oral de trabalho. A actividade física e os processos de mudança na adolescência. Seminário/Debate A actividade física na prevenção de comportamentos de risco. Núcleo de Estágio do INUAF (Faro, Portugal).
2002/03/01. Apresentação oral de trabalho. Amor adolescente? Não. Amor! . Semana da Adolescência (mesa redonda sobre Sexualidade na Adolescência). Escola Secundária João de Deus (Faro, Portugal).
1996 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Metodologia do Ensino Tecnológico . Ensino de Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1996 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Metodologia do Ensino Tecnológico II . Ensino de Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1997 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa . Matemática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1997 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa . Física e Química (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1997 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1997 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1997 - 2001. Curso / Disciplina lecionado. Seminário de Planeamento e Análise da Prática Educativa . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2001/09/21. Apresentação oral de trabalho. Usability of Instructional Information and Communication Technologies: Some criteria to develop and use instructional technology. ISATT 10th Biennial Conference,. Universidade do Algarve (Faro, Portugal).
2001/06/20 - 2001/06/20. Participação em evento. Problemas de comportamento e estratégias de intervenção. Outro. Acção de Sensibilização com Professores da Escola EB 2,3 João da Rosa de Olhão, numa colaboração entre a escola e a Universidade do Algarve. Universidade do Algarve.
2001/01/26. Apresentação oral de trabalho. Internet e Aprendizagem. Seminário A Educação em Tempo de Mudança. Pró-Ordem e Sindicato dos Professores do Ensino Secundário, (Loulé, Portugal).
1998. Apresentação oral de trabalho. Estratégias de Resolução dos Problemas de Inclusão de Classes. Mesa Redonda sobre "Aprendizagem da Matemática" no 4º Colóquio de Psicologia e Educação. ISPA/European Journal of Psychology of Education (Lisboa, Portugal).
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Ensino de Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Matemática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência. Física e Química (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Psicologia da Adolescência . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1995 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino. Ensino de Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1995 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Desenvolvimento Curricular e Modelos de Ensino . Estudos Portugueses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Teorias da Aprendizagem e da Motivação . Ensino de Informática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Teorias da Aprendizagem e da Motivação . Matemática (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Teorias da Aprendizagem e da Motivação . Física e Química (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Teorias da Aprendizagem e da Motivação . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Teorias da Aprendizagem e da Motivação . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Teorias da Aprendizagem e da Motivação . Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
1996 - 1997. Curso / Disciplina lecionado. Estágios Pedagógicos . Ensino de Informática. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1995 - 1996. Curso / Disciplina lecionado. Teoria e Desenvolvimento Curricular . Biologia e Geologia (Ensino de) (Licenciatura). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia.
1992 - 1996. Curso / Disciplina lecionado. Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas . Professores do Ensino Básico - 2.º C., v. Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura). Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada.
1993 - 1996. Curso / Disciplina lecionado. Tecnologias Educativas – Informática e Educação. Professores do Ensino Básico - 2.º C., v. Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura). Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada.
1993 - 1996. Curso / Disciplina lecionado. Tecnologias Educativas – Informática e Educação. Professores do 2.º c. do Ens. Básico, var. de Educação Visual e Tecnológica (Licenciatura). Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada.
1996 - 1996. Participação em evento. Matemática: A Aprendizagem de conceitos fundamentais. A importância dos jogos e outros materiais educativos no desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, Centro de Formação de Professores Pêro de Alenquer.
1995. Apresentação oral de trabalho. Necessidade de articulação entre os objectivos de ensino-aprendizagem e práticas educativas em diferentes ciclos de escolaridade. Comunicação dirigida a educadores de infância, professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico. Voz do Operário da Graça (Lisboa, Portugal).
1992 - 1995. Curso / Disciplina lecionado. Matemática Prática . Educadores de Infância (Bacharelato). Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada.
1992 - 1995. Curso / Disciplina lecionado. Evolução das Estruturas Lógico-Matemáticas . Professores do Ensino Básico (1.º ciclo) (Bacharelato). Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada.
1995/03 - 1995/03. Participação em evento. Objectivos do Trabalho em Jardim-de-infância. Outro. Acção de Formação dirigida a Educadores de Infância da escola da Voz do Operário da Graça.
1994/05 - 1994/05. Participação em evento. Jogos de Matemática e sua fundamentação psicopedagógica. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico , realizada no contexto dos Sábados Pedagógicos promovidos pelo Movimento da Escola Moderna (do M.E.M.), .
1993 - 1993. Participação em evento. Matemática: Evolução das Estruturas Lógico Matemáticas; A noção de Número; A Representação Gráfica; Estratégias de Resolução de Problemas. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, C.E.F.O.P.N.A.- Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano, Portalegre.
1993/10 - 1993/10. Participação em evento. A Psicologia e Aprendizagem Infantil; Formas de Comunicação; Animação de Grupos Infantis; A Punição. Outro. Acção de Formação dirigida a Técnicos Auxiliares de Educadores de Infância, Sta. Casa da Misericórdia da Madalena, Pico, Açores.
1991 - 1992. Participação em evento. Avaliação do Ensino - Aprendizagem. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE, Sacavém .
1991 - 1992. Participação em evento. Consciência Metalinguística e Aprendizagem da Leitura. Análise de Estratégias e Instrumentos Facilitadores na Construção de Competências Linguísticas. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE 1991/92 (65 professores da zona escolar de Sacavém)..
1991 - 1992. Participação em evento. Aquisição da Escrita e da Leitura. O Papel Facilitador do Professor no Desenvolvimento destas Aprendizagens. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE 1991/92 (65 professores da zona escolar de Sacavém)..
1991. Apresentação oral de trabalho. A inclusão de classes: a influência de factores perceptivos, da contextualização e da ordem no desempenho inclusivo. 6º Colóquio de Psicologia e Educação. ISPA / European Journal of Psychology of Education (Lisboa).
1990 - 1991. Participação em evento. Problemas de Comportamento e Estratégias de Resolução. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE 1990/91 (120 professores do Concelho de Azambuja).
1990 - 1991. Participação em evento. Despiste Precoce. Intervenção junto de Crianças com Necessidades Educativas Especiais. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE.
1990 - 1991. Participação em evento. O Desenvolvimento da Linguagem na Criança - Importância da Oralidade. Outro. Acção de Formação dirigida a professores do 1º ciclo do ensino básico, PIPSE, 1990/91 (370 professores dos concelhos de Azambuja e de V. F. de Xira)..
1990 - 1991. Participação em evento. Organização da Sala de Aula em Escolas Unitárias. Outro. Acção de Formação dirigida a professores a leccionar em escolas de lugar único, PIPSE.
1989 - 1990. Participação em evento. O trabalho por Projecto. Outro. Acção de Formação dirigida aos professores do 1º ciclo de ensino básico, PIPSE.
1988. Apresentação oral de trabalho. Um estudo sobre a Formação do Conceito de Inclusão de Classes. 4º Colóquio de Psicologia e Educação. ISPA/European Journal of Psychology of Education (Lisboa, Portugal).
1987. Apresentação oral de trabalho. Animadores que situação? Que perfil?. 1º Encontro de Animação Sócio-educativa para a Infância. ISPA / Projecto Alfama (Lisboa, Portugal).
1987 - 1987. Participação em evento. Animação de Ateliers de Iniciação a Técnicas de Expressão Plástica, Dramatização, Impressão. Outro. Acção de Sensibilização dirigida a jovens do programa OTL e OTJ da C.M. de Oeiras.
1987 - 1987. Participação em evento. Organização pedagógica de um Centro de Actividades de Tempos Livres. Outro. Acção de Formação dirigida a jovens do programa OTL e OTJ, da Câmara Municipal de Oeiras.
1987 - 1987. Participação em evento. O Desenvolvimento Psicológico da Criança. Outro. Acção de Formação , dirigida a jovens do programa de OTL e OTJ, da Câmara Municipal de Oeiras.
1986 - 1986. Participação em evento. Importância da Biblioteca num Espaço de A.T.L, . Outro. Acção de Formação dirigida a técnicos de educação da Sta. Casa da Misericórdia de Lisboa.

Projetos

Projetos
2020/05/09 - Presente. Project Emergency Teaching & Digital Transformation in Higher Education - PTIN/UID4372-LE@D/022020. Investigador. Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning.
2000 - 2006. Literacia científica e cidadania para todos os alunos, ProjGulbJFFS2002/FCG/46955. Investigador. Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais; Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Produções

Cardoso, Paula; Morgado, Lina; Paiva, Ana; Paz, João; Mendes, Elisabete; Loureiro, Ana; Messias, Inês; et al. 2022. "Learning During Emergency Remote Teaching in Portugal: Higher Education Students' Emotional Snapshot". Em Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models, editado por A. Afonso, L. Morgado, & L. Roque,, 101-130. Estados Unidos: IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-9538-1.ch006
Paiva, Ana Maria Videira. 2018. "Participação e partilha de conhecimentos na sociedade em rede : os contextos educacionais online". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10400.2/7445
Paiva, Ana; Pereira, Rita & Paiva, Ana. 2014. "Retextualizar os Internetês: implicações das tecnologias no quotidiano adolescente". Em Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização – Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana, 891-899.
Paiva, Ana; Paiva, Ana; Giger, Jean -Christophe; Faísca, Luís; Batista, L.. 2011. ""Mais quente melhor": O impacto do papel informativo das emoções na CMC". Número Extraordinário da Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación (ISSN: 1138-1663), 371-382. https://en.calameo.com/read/0008809692f2b21d6fcf0
Paiva, Ana; Mendes, Joana; Mendonça, Sandra & Paiva, Ana. 2011. "Relacionamento e Anonimato na utilização da Internet". International Journal of Developmental and Educational Psychology/ INFAD Revista de Psicología, 5 (1): 417-426. http://infad.eu/RevistaINFAD/2011/n1/volumen5/INFAD_010523_417-425.pdf
Paiva, Ana. 2010. "Relação entre traços de personalidade dos indivíduos e uso da Internet". International Journal of Developmental and Educational Psychology/ INFAD Revista de Psicología, 4 (1): 63-72. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=3498/349832327006
Mendes, Joana; Mendonça, Sandra & Paiva, Ana. 2010. "Relações entre traços de personalidade dos indivíduos e uso da Internet". International Journal of Developmental and Educational Psychology/ INFAD Revista de Psicología, XXII (1(4)): 63-72.
Paiva, Ana. 2009. "O acesso à informação na Web: desenvolvimento de competências em estudantes universitários, futuros-professores". Em Atas do XIII Encontro Ibero-Americano de Educação Superior a Distância, 1-18.
Paiva, Ana. 2009. "Training Web search skills: effects on performance of future teachers". Em INTED2009 Proceedings , 223-232.
Paiva, Ana. 2009. "Training future teachers for searching the Web". Em Actas do XI Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE 09) (CD-ROM com ISBN), 62-67.
Paiva, Ana Maria Videira. 2008. "A internet na formação inicial de professores: um estudo em pesquisa da informação". Mestrado. http://hdl.handle.net/10400.2/749
Paiva, Ana. 2003. "Pesquisa temática na Internet: que tipo de formação para construir estas aprendizagens". Trabalho apresentado em Congreso Iberoamericano de Comunicación y Educación «Luces en el laberinto audiovisual», Huelva, Espanha,23 de outubro, 2003, 5-16.
Paiva, Ana. 2001. "Usability of Instructional and Communication Technologies: Some criteria to the development and use of Educational Technology". Em Proceedings of the ISATT 10th Biennial Conference, 839-845.
Paiva, Ana. 1992. "Necessidades especiais de educação". Boletim do Núcleo de Animação Pedagógica de Sacavém , (3): 2-9.
Paiva, Ana. "O desenho...a Escrita...a Leitura...". Boletim do Núcleo de Animação Pedagógica de Sacavém - P.I.P.S.E, 2 (09 de junho, 1992): 9-13.
 

Contacto