LOCALIZAÇÃO: DA FORMAÇÃO AO MERCADO

-
Partilhar

No próximo dia 13 de maio, entre as 14 e as 18h, a organização «Women in Localization», através de várias oradoras convidadas e em parceria com a FCHS, irá organizar o evento Localização da Formação ao Mercado, que tem como objetivo ajudar os estudantes a perceber melhor como funciona esta área da indústria da tradução. Na primeira parte, serão abordadas questões centrais como: o que é a localização, que perfis e funções existem hoje no setor, que competências são mais valorizadas e que tipo de formação inicial e adicional pode ser relevante. Na segunda fase, terá lugar um workshop onde os participantes poderão ter contacto com várias questões de ordem prática.


A participação é gratuita, mas requer inscrição que pode ser feita através do link: https://bit.ly/wlpt-localizacao-formacao-mercado 



Programa


14h00 – 14h45 (ed.1, sala 2.37): Palestra - Que espaço há para ti na localização?

Oradora: Marta Boer (WLPT)

Apresentação da área da localização enquanto percurso profissional para estudantes de tradução. Serão abordadas questões centrais como: o que é a localização, que perfis e funções existem hoje no setor, que competências são mais valorizadas e que tipo de formação adicional pode ser relevante.

Objetivo: ajudar os estudantes a perceber melhor como o ecossistema funciona, que portas pode abrir e que preparação pode ser útil numa fase inicial.


14h45 – 15h30 (ed.1, sala 2.37): Mesa redonda - À conversa sobre localização

Oradoras: Marta Boer, Agata Szubstarska, Ana Moreira, Ana Sofia Correia, Dulce Vaz, Helena Sanhudo, Mafalda Cortes Pereira, Marta Monteiro, Rita Gonçalves Prazeres (WLPT)

Convidada:  Ana Catarina Lopes, tradutora freelance especializada em Localização, Transcrição e Consultoria Cultural

Depois da palestra, seguir-se-á uma mesa redonda, durante a qual os estudantes poderão colocar questões, ouvir experiências diferentes e perceber melhor como se constrói um percurso profissional nesta área.

Objetivo: aprofundar alguns dos temas debatidos, partilhar experiências e discutir questões práticas ligadas à entrada no mercado, à evolução profissional e às expectativas em torno da área da localização.

 

15h30 – 16h00 Coffee break


16h00 – 18h00: Workshop – A localização na prática

Formadoras: Ana Sofia Correia e Rita Prazeres Gonçalves (WLPT)

Este momento será inteiramente dedicado à prática. Os participantes serão convidados a trabalhar sobre um cenário simulado, construído a partir de materiais semelhantes aos que podem surgir num projeto real. O exercício incluirá elementos como email do cliente, briefing de projeto, glossário e guia de estilo, permitindo aos estudantes entrar em contacto com as várias etapas do trabalho em localização e não apenas com o texto isolado.
Os participantes trabalharão em grupo para analisar o contexto, identificar prioridades, discutir soluções e tomar decisões com base na informação disponível. No final, haverá um momento de discussão em plenário para comparar abordagens, justificar opções e refletir sobre o processo.

Objetivos do workshop:  aproximar os estudantes de um cenário realista de trabalho em localização