XIX Encontro de Psicologia no Algarve

A XIX edição do Encontro de Psicologia no Algarve, organizada pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação (DPCE), decorrerá no dia 5 de maio, em formato online, e terá como titulo: “O Futuro na Psicologia”.

À semelhança das edições anteriores, o Encontro integra uma componente científica e uma outra de divulgação das instituições parceiras nos estágios curriculares do 2.° ciclo em Psicologia. Trata-se de um evento de grande importância estratégica, dado que tem como objetivo facilitar a troca de conhecimento científico e profissional entre os docentes e estudantes dos diferentes ciclos de estudos em Psicologia da Universidade do Algarve e as instituições parceiras na região que acolhem anualmente os estagiários.

A componente de natureza científica é este ano dedicada às abordagens mais recentes (de futuro) na investigação e na intervenção em Psicologia, através de um pequeno ciclo de conferências de diferentes áreas de especialidade :

• Para uma psicanálise relacional. Manuel Matos (Associação de Psicanálise Relacional – PsiRelacional);
  • Leitura de ondas cerebrais revela processos de codificacão e recuperacão de memórias. Inês Bramão (Lund University);
  • Perspetiva temporal: Uma nova leitura dos processos (des)adaptativos no âmbito desenvolvimental. Vítor Ortuño (Universidad de la República Uruguay); e
  • O abandono de animais de companhia: O que a Psicologia tem para dizer sobre isto? Diniz Lopes (ISCTE – IUL).

A componente de divulgação das instituições de acolhimento dos estágios curriculares decorrerá durante a tarde e permitirá às instituições apresentar, de forma breve, o trabalho que nelas é desenvolvido, sendo um momento de partilha de conhecimentos e experiências, fundamentais para os futuros estagiários de Psicologia.

Programa Inscrição