Webinar "Perceções de (des)igualdade de género na UAlg"

-
Online
Share

No dia 8 de julho, pelas 14h30, o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) promove o webinar “Perceções de (des)igualdade de género na UAlg”, com Joana Santos e Jean-Christophe Giger, da Universidade do Algarve.

A décima edição das CIAC Webinars pretende refletir sobre a igualdade de género na UAlg, a partir de dois estudos, de natureza quantitativa, desenvolvido para conhecer as perceções dos seus profissionais e estudantes.

Os estudos centraram-se na justiça organizacional; na preocupação dos órgãos de gestão com a igualdade de género; e na cultura de balanço trabalho-família. As amostras incluem 183 profissionais (docentes, trabalhadores não docentes, investigadores e bolseiros) e 134 estudantes da instituição, que responderam a um inquérito, entre os dias 27 de novembro e 17 de dezembro de 2021. Os resultados evidenciam que, na maioria das variáveis em análise, as participantes do género feminino apresentaram valores médios inferiores aos apresentados pelo género masculino. Estes resultados serão discutidos nesta sessão, no âmbito da promoção da igualdade de género na UAlg.

Joana Santos é doutorada em Psicologia, na especialidade de Psicologia das Organizações, Mestre em Psicologia da Saúde e Licenciada em Psicologia, na área de social e das organizações. Especialista em Psicologia da Saúde Ocupacional pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve. Atualmente exerce funções de subdiretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Membro da Comissão Científica, na qualidade de membro integrado e membro da comissão executiva, do Centro de Investigação em Psicologia, unidade de gestão da Universidade do Algarve. Os interesses de investigação versam a Psicologia do Trabalho e das Organizações, com especial enfoque na área da Psicologia da Saúde Ocupacional.

Jean-Christophe Giger é doutorado em Psicologia, na especialidade de Psicologia Social, Mestre em Psicologia Social e Licenciado em Psicologia pela Universidade Blaise Pascal, Clermont-Ferrand (França). Atualmente é Professor Auxiliar e Subdiretor do Mestrado de Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, no Departamento de Psicologia e Ciências da Educação, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade do Algarve. É membro integrado do Centro de Investigação em Psicologia (CIP), Unidade de Gestão da Universidade do Algarve. Os seus principais interesses de investigação envolvem o estudo dos fatores pessoais e ideológicos associados à justificação da violência doméstica e à perceção da vítima, a aceitação das novas tecnologias e o impacto do clima psicossocial laboral na saúde mental.

Para as próximas edições, já estão confirmados José Simões, Gelson Santana e Pamela Richardson-Ngwenya.

A participação é gratuita e confere certificado.

Inscrições aqui.

Mais informações em www.ciac.pt.