XV Jornada Científica da Rede Panlatina de Terminologia

XV Jornada Científica da Rede Panlatina de Terminologia

Vai decorrer nos próximos dias 26 e 27 de setembro de 2019, no Auditório Teresa Gamito, a  XV Jornada Científica da REALITER, subordinada ao tema Terminologia e mediação linguística: métodos, práticas e atividades.

A Rede Panlatina de Terminologia (REALITER),  http://www.realiter.net , de que a UALG é membro praticamente desde a sua criação, há perto de 25 anos, reúne docentes e investigadores da área dos estudos terminológicos de todos os países europeus, americanos e alguns africanos que têm com língua oficial uma língua românica. 

O primeiro objetivo da REALITER é a criação, harmonização e uso de terminologias nas línguas latinas e para tal já elaborámos perto de 30 vocabulários terminológicos  de outros tantos domínios do saber em que constam os termos e seus equivalentes em português (variantes europeia e brasileira), espanhola (variantes europeias e americanas) , francês (variantes europeias e americanas), galego, catalão, italiano e romeno.

Este rede já se tinha reunido na UAlg em 2010. Este ano contamos com a participação de cerca de 5 dezenas especialistas em terminologia vindos de Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Marrocos, Líbano, Brasil e México. A sessão de abertura, presidida pelo Reitor a Universidade do Algarve, contará com a presença do responsável pela Delegação  Geral da Língua Francesa e das Línguas de França (instituição da Ministério da Cultura de França) que é umas das entidades financiadoras da rede.

A temática do evento é Terminologia e mediação. Para as primeiras conferências foram convidados a professora doutora Teresa Lino (professora catedrática jubilada da Universidade Nova de Lisboa), fundadora da RELAITER e responsável pela introdução do estuda da terminologia nos currículos universitários em Portugal, e o professor doutor Piet van de Craen (professor catedrático jubilado da Universidade Livre de Bruxelas), especialista em multilinguismo e neurolinguística.

A assistência às apresentações é aberta ao público e o programa pode ser consultado aqui.

Share Partilhar