UALG ASSOCIA-SE AO DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS

O Dia Europeu das Línguas assinala-se no dia 26 de setembro. Numa organização da Comissão Europeia, em parceria com a EUNIC, uma rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura e pelas Embaixadas da União Europeia com presença em Portugal, esta data vai ser assinalada em Portugal, com a participação do Europe Direct Algarve e da UAlg.

A iniciativa conta com a realização de várias atividades, de forma virtual, distribuídas durante dois dias.

No dia 25 de setembro, sexta-feira, com início às 10h00, terá lugar um webinar dirigido às escolas, dedicado à Europa e às suas línguas. O webinar contará com a participação de Ana Garrido, representante, em Portugal, da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia, que apresentará uma comunicação sobre o tema «Uma União Europeia multilingue e multicultural – perspetiva histórica». Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve, e presidente ex ofício do Conselho Europeu das Línguas, também participará nesta iniciativa, centrando a sua apresentação no tema: «Dia Europeu das Línguas – celebrar a diversidade linguística que nos une».

A seguir serão apresentados os vídeos dos participantes que colaboram na iniciativa. Serão feitas apresentações sobre as línguas e os países da Europa por membros da EUNIC e atividades das escolas (maioritariamente do terceiro ciclo do ensino básico) ligadas às línguas, como leituras de obras literárias, música, apresentação de exposições e de trabalhos de fotografia, trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos, tradução de poemas, etc.

Os  professores que queiram participar no webinar, através da plataforma interativa, poderão fazer a sua inscrição aqui.

O webinar também poderá ser seguido através do Facebook YouTube da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

No dia 26 de setembro, as atividades incluem miniaulas de línguas («speak dating»), possibilitando aos participantes o contacto com 15 línguas diferentes, alemão, checo, croata, finlandês, francês, galês, georgiano, húngaro, inglês, irlandês, italiano, luxemburguês, polaco e romeno, e ainda língua gestual portuguesa, com a participação de professores da Federação Portuguesa das Associações de Surdos. As últimas vagas ainda estão disponíveis aqui.

Dia Europeu das Línguas foi instituído no Ano Europeu das Línguas em 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, com o objetivo de celebrar e preservar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa.

Mais informações no Facebook da EUNIC e da Representação da Comissão Europeia em Portugal.