Seminário “El Romancero y Ramón Menéndez Pidal”

Seminário “El Romancero y Ramón Menéndez Pidal”

A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve acolhe, no dia 20 de fevereiro, o Seminário “El Romancero y Ramón Menéndez Pidal” proferido pelo investigador Nicolás Asensio Jiménez (UCM/FRMP).

O investigador estará na Universidade do Algarve, ao abrigo do programa Erasmus +, entre 18 e 22 de fevereiro. Para além de lecionar em unidades curriculares de Literatura Espanhola do Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Nicolás Ascensio ministrará um seminário sobre o romanceiro no âmbito do projeto romanceiro.pt, acolhido pelo CIAC, onde apresentará os estudos precursores de Ramón Menéndez Pidal sobre o romanceiro.

Nicolás Asensio Jiménez (Pamplona, 1991) tem vindo a trabalhar sobre o romanceiro tradicional das línguas hispânicas no âmbito dos projetos desenvolvidos pela Fundação Ramón Menéndez Pidal. Publicou artigos em várias revistas sobre o romanceiro tradicional, sobre crítica textual e pensamento da Idade Média, bem como uma monografia intitulada Libro de la traslación y milagros de San Millán (Ediciones Emilianenses, 2016).

O evento, aberto à comunidade académica, terá lugar pelas 11h00, na sala 2.35, do edifício 1, no Campus de Gambelas. A entrada é livre.