Resumo do XVIII Encontro de Psicologia no Algarve

Realizou-se no passado dia 4 de abril de 2019, o XVIII Encontro de Psicologia no Algarve, que este ano, foi subordinado ao tema as Novas Perspetivas em Psicologia - 20 Anos Depois. Este encontro, organizado anualmente pelo DPCE, contou, também nesta edição, com a colaboração dos estudantes do Núcleo de Psicologia (NEPSI).

A Sessão de Abertura contou com a presença do Reitor da Universidade do Algarve, do Diretor da Faculdade, do representante da Ordem dos Psicólogos do Sul, do subdiretor do DPCE e da presidente do Núcleo de estudantes de Psicologia. Seguiu-se uma Conferência proferida pelo Professor Doutor Saul Neves de Jesus, Catedrático em Psicologia e Vice-Reitor da UAlg.

Estiveram presentes cerca de 170 participantes, entre estudantes, docentes e psicólogos de várias entidades da região e Baixo Alentejo, os quais participaram nas várias mesas temáticas com ofertas de estágio nas áreas da Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações; e Psicologia da Educação.

Após a Conferência seguiram-se, então, as apresentações das instituições presentes, conducentes à oferta de Estágios aos estudantes dos vários cursos, sendo que foram disponibilizadas, no imediato, 19 vagas para o curso de Psicologia Clínica e da Saúde, 5 para Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações e 18 para Psicologia da Educação, em Instituições tão diversas como Agrupamentos de Escolas, Câmaras Municipais, Administração Regional de Saúde, Associações Privadas sem Fins Lucrativos e empresas privadas.

No período da tarde, realizaram-se três workshops em áreas de especialização da Psicologia, cujo número de participantes inscritos superou todas as expetativas iniciais.

De salientar, que decorreu em simultâneo uma exibição de posters subordinados às temáticas da Psicologia, elaborados pelos estudantes.