Português, Lingua Estrangeira A1.1 (Sobrevivência)

PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA A1.1 («sobrevivência»)

Candidatos

– Estudantes estrangeiros inseridos em programas internacionais de mobilidade na UALG;

– Investigadores/professores estrangeiros que realizem um período de estudos na Universidade do Algarve;

– Cidadãos estrangeiros residentes em Portugal (adiante alunos externos). Note que a idade mínima de admissão é 17 anos. Os candidatos têm obrigatoriamente de ter concluído o Ensino Secundário.

Nível Único

Iniciação A1.1 («sobrevivência») - para alunos sem quaisquer conhecimentos de português;

O curso de Português Língua Estrangeira (PLE) – A1.1 («sobrevivência») visa ser uma introdução ao estudo da língua portuguesa, e, do ponto de vista linguístico, dar resposta às necessidades mais urgentes dos alunos estrangeiros. O curso corresponde a 2 ECTS no Sistema Europeu de Transferência de Créditos.

O curso tem uma carga horária total de 56 horas (25 horas de aulas de língua portuguesa + 31 horas que incluem a avaliação e o trabalho individual do aluno).

Aulas

As aulas de PLE-A1.1 decorrem diariamente, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h00.

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS – Campus de Gambelas).

Docentes

O curso de Português Língua Estrangeira (PLE) – A1.1 («sobrevivência») é lecionado por docentes da Universidade do Algarve,  com formação e  experiência na área do ensino do português como língua estrangeira.

Materiais do Curso

Um manual de português língua estrangeira e respetivo livro de exercícios, bem como uma gramática de português língua estrangeira.

Avaliação e Assiduidade

No final do curso, os alunos farão um exame (escrito e oral).

Apenas os alunos que tenham assistido a, pelo menos, 75% das aulas poderão realizar o exame.

Pagamento

● Alunos Erasmus Mundus:

120 Euros (50 Euros inscrição + 70 Euros propina)

● Outros (incluindo alunos externos):

220 Euros (100 Euros inscrição, a pagar no ato de inscrição + 120 Euros propina).

Para que as candidaturas sejam consideradas válidas, os candidatos deverão:
- Preencher a ficha de inscrição disponível onlineCurso de Português Língua Estrangeira - A1.1 (de sobrevivência)
- Pagar o curso por transferência bancária;
- Enviar comprovativo da transferência bancária efetuada (com o nome do candidato, por email para gefchs@ualg.pt);
- Enviar 1 foto tipo-passe (por email).

Modo de Pagamento

Por transferência bancária:

Banco: Caixa Geral de Depósitos
Morada: Agência de Gambelas
8005-139 – Faro - Portugal
IBAN n.º PT 50 0035 0205 00011528730 91
BIC SWIFT: CGDIPTPL
Por favor certifique-se de que as taxas bancárias são suportadas pelo candidato.

Por cheque: Os pagamentos podem também ser efetuados por cheque à ordem da Universidade do Algarve - FCHS e enviados para:

Universidade do Algarve - FCHS
Departamento de Artes e Humanidades
Curso de Português Língua Estrangeira A1.1 (sobrevivência)
Campus de Gambelas
8005-139 Faro
Portugal

Recomenda-se a todos os candidatos que necessitem de visto de entrada em Portugal para frequentar o curso que procedam ao pagamento da propina apenas depois de o visto ter sido autorizado.

Telf. (Apoio a clientes): 289 89 97 40
Telf. (Bilheteira): 289 89 97 60
Morada: Avenida da República, nº5, 8000-078 Faro

Passe mensal de autocarro
O pedido deverá ser feito na bilheteira da EVA transporte (Avenida da República, nº 5, 8000 - 078 Faro).
         a) Faro-Gambelas-Faro – 28,40 €
         b) Faro-Gambelas-Praia de Faro-Faro – 33,17 €
Documentos a apresentar para o pedido do passe:
1 foto tipo passe.
Fotocópia de documento de identificação (cartão de cidadão ou passaporte). Custo do cartão: 5€

Para mais informações

Telf.: + 351 289 800 914