Palestra sobre Saúde e Cultura Popular

Palestra sobre Saúde e Cultura Popular

A profª Lucília Chacoto, professora do Departamento de Artes e Humanidades da  Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, proferirá no próximo dia 30 de janeiro uma  palestra no Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital de Santa Maria em Lisboa.

O tema será Saúde e Cultura Popular

Sumário:

No decurso da história da humanidade, o ser humano tem procurado sempre alcançar uma maior longevidade com qualidade de vida. Simultaneamente, foi-se tornando progressivamente mais consciente do seu papel ativo na preservação da saúde, através da nutrição, da prevenção e da utilização dos recursos naturais do meio circundante.

Sendo os provérbios parémias populares que condensam um conjunto de valores e saberes ancestrais que passam de geração em geração, o objetivo desta palestra é determinar qual é a função destes enunciados linguísticos na difusão dos conhecimentos relativos à área da saúde. Para tal, analisaremos provérbios portugueses que aludem, nomeadamente, às especialidades médicas, aos cuidados preventivos.