“Dia Aberto” teve lotação esgotada

Dia Aberto UAlg 2019

“Dia Aberto” teve lotação esgotada

Foram muitos os alunos que responderam ao desafio e visitaram a Universidade do Algarve em mais uma edição do Dia Aberto. As inscrições esgotaram, as atividades encheram e perto de 3 mil participantes aderiram a esta iniciativa, dirigida aos alunos do ensino básico e secundário, mas também a professores, procurando incluir, ainda, os encarregados de educação e demais cidadãos interessados.

O espaço, habitualmente votado às aulas, esteve durante todo o dia dedicado às atividades preparadas para os alunos que se deslocaram até à Universidade. Qual a importância do Dia Aberto? O que pensam os alunos sobre esta iniciativa? Este dia pode ajudá-los nas decisões futuras? Como tiveram conhecimento da iniciativa? Para ajudar a esclarecer dúvidas e responder a várias questões, a UAlg organizou mais de uma centena de atividades.

Os visitantes experienciaram uma verdadeira viagem ao mundo da investigação, através das várias áreas de estudo da UAlg. Todas as atividades foram pensadas de forma a desafiar e interpelar os conhecimentos dos jovens, estimulando o seu sentido crítico, a assimilação de novos conceitos ou a estruturação de matérias já abordadas em sala de aula, através das várias disciplinas que constituem os currículos do ensino básico e secundário em Portugal.

Entusiasmada com a visita, Mariana Figueiredo veio da Escola Secundária Daniel Sampaio, em Almada. Soube da iniciativa através de uma amiga, selecionaram as atividades que mais gostavam e inscreveram-se. Mariana está indecisa entre três curos: Sociologia, Línguas, Literaturas e Culturas e Turismo, mas a UAlg irá ser a sua opção. Além de todos aspetos positivos que a impressionaram, a aluna realçou ainda “a qualidade de vida” que aqui se tem.

Joana Ramos veio do Barreiro, da Escola Secundária Augusto Cabrita. Tomou conhecimento da iniciativa através de amigas, que já frequentam a UAlg, e sabem do seu interesse pelo curso de Gestão de Empresas. A organização da Universidade foi o primeiro aspeto destacado por esta aluna, que irá ingressar no Ensino Superior já no próximo ano. Sobre os fatores que condicionarão a sua decisão, Joana espera que ao longo deste dia o contacto com os alunos do curso e a sua opinião sobre o mesmo a ajudem a decidir. Já os pais, que a acompanharam nesta visita, consideram que “o principal é que ela se sinta confortável no ambiente onde escolher estudar, sendo que a decisão é sempre sua.” Por seu turno, Mariana acredita aqui é o lugar para “estudar onde é bom viver”!

Também Sofia Galhardo, a frequentar o 11º ano na Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão, vê este dia como uma mais-valia para os alunos que, tal como ela, ainda “não sabem bem o que querem”.

​​​​​​​Organizadas pelo Gabinete de Desporto da Associação Académica da UAlg, decorreram, em simultâneo, várias atividades desportivas. Procurando sempre ir ao encontro dos interesses dos alunos, este ano a UAlg apresentou uma nova atividade, orientada pelo Gabinete de Psicologia, desenvolvendo, em auditório uma dinâmica de grupo na área educacional, que teve uma grande adesão e aceitação por parte dos alunos.

Em jeito de conclusão, André Botelheiro, coordenador do Gabinete de Comunicação da UAlg, salientou o crescimento verificado em relação ao ano transato, que já havia envolvido cerca de 2300 participantes, e este ano ficou muito próximo dos 3 mil, entre professores e alunos.

André Botelheiro focou ainda a grande organização que esta atividade exige e a forte mobilização da Academia, sem esquecer “o voluntariado dos alunos da UAlg”, que muito contribuem para o sucesso deste Dia Aberto. Para o ano fica a promessa de “talvez estender esta iniciativa para dois dias".

​​​​​​​