Curso livre : Introdução à edição científica em Latex

04/07/2018

Curso livre : Introdução à edição científica em Latex

A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais organiza o Curso Livre em "Introdução à Edição Científica em LATEX", que decorrerá de 23 a 27 de julho de 2018.

Este curso pretende abordar os aspetos gerais mais importantes da edição em LaTeX, incluindo (numa listagem não exaustiva) os seguintes tópicos: vantagens e benefícios da edição em LaTeX; questões de instalação do TeX em computadores pessoais (PCs e Macs); uso de ferramentas on line para edição científica em LaTeX; conceito de classes de documentos, typesetting; definição e identificação de Capítulos, Secções, Subsecções, Anexos, etc.; uso de pacotes específicos para edição de fórmulas e emprego de símbolos especiais (p.ex. alfabeto fonético internacional, IPA); formatação de texto (tipos de fontes e typeface), incluindo a definição de comandos para formatações complexas; uso de cor em texto; configuração de páginas (landscape/portrait), espaçamentos, alinhamentos, indentações; construção de exemplos linguísticos (numerados de diferentes formas), legendas, citações, epígrafes, etc.; listas (vários formatos); inserção de figuras e sua formatação; inserção de tabelas (incluindo multirow) e sua diferente formatação; definição do posicionamento de elementos (figuras e tabelas) no corpo do texto; construção de índices diversos (figuras, tabelas, geral, remissivo, de autores); edição e processamento referências bibliográficas e integração com bases de dados bibliográficos.

Horário: de 23 a 27 de julho de 2018, das 9:00 às 12:00

N.º de vagas: 25

N.º mínimo para funcionamento do curso: 10

N.º de horas: 14

Condições de admissão: Conhecimentos básicos de informática na ótica do utilizador

Prazos de candidatura:
Entre 1 e 11 de julho de 2018 | Resultados a 12 de julho de 2018 | Reclamações até 13 de julho de 2018.

Documentação necessária:
Ficha de candidatura (a preencher on-line) e comprovativo de pagamento de taxa de candidatura

Valor total da inscrição: 10€ (taxa de candidatura) + 5€ (Taxa de seguro*) + 10€ (Taxa de inscrição) + 50€ (Valor da Propina para público geral) ou 25€ (Valor da propina para estudantes, docentes, investigadores e funcionários UAlg). (*) Os estudantes da UAlg regularmente inscritos em 2017/2018 já se encontram abrangidos pelo seguro escolar.

Contacto: Prof. Jorge Baptista - jbaptis@ualg.pt

Mais informações em: https://jorgemanuelbaptist.wixsite.com/latex-at-ualg

Póster - /sites/ualg.pt/files/fchs/poster_latex_jul_2018.pdf-5_de_julho18-page-001.jpg

Dados bancários para efetivação de pagamento : /sites/ualg.pt/files/fchs/transferencia_bancaria.pdf