María Jesús Botana Vilar integra a Direção da Asociación Internacional de Estudos Galegos

O Centro de Estudos Galegos da Universidade do Algarve tem o prazer de informar de que, desde o passado dia 22 de setembro, a professora María Jesús Botana Vilar (diretora do CEG) e Claudia Mariño Gómez (atual leitora do CEG) formam parte da equipa diretiva da Asociación Internacional de Estudos Galegos (AIEG), presidida pelo professor Carlos Pazos-Justo (diretor do Centro de Estudos Galegos da Universidade do Minho). 
Share
 

A nova diretiva da AIEG é a seguinte: 

  1. Presidente: Carlos Pazos-Justo (UMinho)
  2. Vice-presidente: María Jesús Botana Vilar (UAlg)
  3. Secretária de RRI: María Alonso Alonso (USC)
  4. Secretária: Claudia Mariño Gómez (UAlg)
  5. Tesoureiro: Alberto Paz (UMinho)
  6. Vogal: Antón Rodríguez (UNL)
  7. Vogal: Ana Garrido González (Universidade de Varsóvia)
  8. Vogal: Ana Tarrío (ULisboa)
  9. Vogal: María Xesús Lama López (UB)

A Asociación Internacional de Estudos Galegos (AIEG) surgiu nos Estados Unidos, na década de 1980. Em 1994, a direção mudou-se pela primeira vez para a Europa, para a Universidade de Oxford, momento em que começarão a se alternar as sedes sul-americanas e europeias. No ano 2022, por primeira vez desde a sua criação, a sede estará radicada numa Universidade portuguesa.  

As origens da associação, de um foco claramente académico e universitário, estavam relacionadas com o trabalho e dedicação dos galicianistas americanos na sua primeira década de existência. A sua vitalidade foi reforçada, consideravelmente, a partir dos anos 90 com a criação e expansão dos Centros de Estudos Galegos, mas os correspondentes leitorados galegos criados em todo o mundo, com o patrocínio e financiamento da Xunta de Galicia.

Relacionadas
A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais deseja a toda a comunidade académica umas Boas Festas.
Share