Escola de campo internacional de Arqueologia

Coordenada por investigadores da UAlg

Durante os próximos três anos, o Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da Universidade do Algarve vai implementar uma escola de campo internacional, no sítio arqueológico de Vale Boi, que está integrada no programa de escolas de campo do Institute for Field Research (IFR). Este projeto, que será o primeiro do género em Portugal, tem inscrições abertas em www.ifrglobal.org/program/portugal-vale-boi.

O IFR é uma instituição americana sem fins lucrativos, sediada na Califórnia, cujo principal objetivo é oferecer oportunidades únicas a estudantes de todo o mundo de participar num leque muito alargado de escolas de campo de Arqueologia e ciências afins. Através de um acordo entre o IFR e a Universidade da Califórnia, os alunos que participam nestas escolas de campo recebem créditos curriculares que podem utilizar em qualquer universidade americana.

O processo de avaliação de candidaturas e seleção de propostas é muito rigoroso, tendo em conta as condições logísticas disponíveis para receção dos alunos, a oferta formativa teórico-prática integrada na escola, e o âmbito e objetivos do projeto de investigação em que os estudantes irão participar e para o qual contribuirão ativamente.

Além dos alunos internacionais, faz parte da política do IFR que os responsáveis do projeto selecionem anualmente um conjunto de alunos portugueses de licenciatura e mestrado na área de Arqueologia para participarem na escola de campo, tendo esses as mesmas regalias que os restantes estudantes internacionais.

Coordenada pelos investigadores Nuno Bicho e João Cascalheira, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, a escola de campo de Vale Boi decorre durante todo o mês de julho de 2017.