Nota informativa: Ensino à distância na FCHS

Durante o período de suspensão de aulas presenciais

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Ensino à Distância na FCHS

De acordo com o Comunicado à Comunidade Educativa, do Senhor Reitor, de 11 de março; do Despacho RT.35/2020 – Ensino à Distância; da informação acerca do ensino à distância e das recomendações aos estudantes , informamos que a implementação do Ensino à Distância na FCHS deverá contemplar os seguintes aspetos:

1. O Ensino à Distância pode assumir diferentes formas, nomeadamente:

   a. A Tutoria Eletrónica (tutoria.ualg.pt) - baseado na plataforma Moodle - onde é possível desenvolver diferentes atividades e usar diversos recursos, nomeadamente:

  • Fórum (permitem discutir tópicos)
  • Trabalho (para propor/receber trabalhos/TPC)
  • URL (ligações para vídeos, páginas web, etc. com interesse)

   b. A realização de aulas por videoconferência, com recurso à plataforma ColibriZoom, cujas orientações estão disponíveis na página https://www.ualg.pt/pt/content/ensino-distancia-por-videoconferencia.

2. Para além das aulas, as atividades não letivas, nomeadamente o atendimento e sessões de orientação das unidades curriculares decorrem com recurso às plataformas Moodle (tutoria eletrónica da UC) e Zoom (Colibri).

3. Em relação às tarefas e trabalhos que estavam em curso nas UC’s antes da suspensão da atividade letiva e não letiva presencial, os docentes dar-vos-ão as necessárias indicações, quer em termos da sua continuidade nos moldes inicialmente previstos, quer dos necessários reajustes, nos casos em que tal se revele imprescindível.

4. A atividade letiva e não letiva está a ser retomada, podendo não ocorrer em simultâneo para todas as unidades curriculares, nos termos emanados nos diversos comunicados e despachos do Reitor para o período enquanto decorrem as restrições no âmbito do COVID-19.

5. As aulas devem decorrer no período registado no horário. As aulas não lecionadas, desde que vigora a suspensão da atividade letiva presencial, devem ser repostas, nos períodos em que os alunos não têm aulas.

6. Considerando que a forma de contacto entre aluno e professor assume, neste momento de relevantes restrições de contacto presencial, novas formas, é de realçar a importância de todo o(a) aluno(a) verificar diariamente (e nesta fase inicial, se possível, em mais que um momento) todas as informações / materiais que são disponibilizados na tutoria eletrónica e/ou enviadas por e-mail.

7. Nesta data, não é possível prestar-vos informações mais específicas acerca das alternativas, ou em que condições, se realizarão as avaliações sumativas, nomeadamente as frequências e os exames. Este constrangimento não inviabiliza qualquer docente de, no âmbito das suas competências pedagógicas autónomas, decidir, desde já, que na unidade curricular que leciona, é possível obter elementos avaliativos, de validade e robustez equivalentes, através de outra(s) modalidade(s) avaliativa(s). Nestes casos, caberá a cada docente informar os alunos e o Conselho Pedagógico das substituições às formas/modalidades de avaliação, sem que tal implique, neste momento, alteração às Fichas de Unidade Curricular.

8. Faz-se recordar os contactos por e-mail com os professores, ou com outros profissionais ou estruturas da Universidade do Algarve, devem ocorrer através do uso exclusivo da vossa conta de e-mail institucional (XXXXXX@ualg.pt).

9. Faz-se realçar, ainda, a importância de, independentemente do espaço geográfico onde se encontrem neste momento, o dever de cumprirem com as orientações das entidades competentes perante o cenário de alerta COVID-19, por forma a salvaguardarem a vossa saúde e a dos outros, nomeadamente dos vossos familiares e amigos.

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