Docente e estudantes da UAlg participam no lançamento do prémio Choix Goncourt Portugal
A cerimónia, presidida pela Embaixadora de França em Lisboa, Hélène Farnaud-Defromont, contou com a presença de Ana Clara Santos, docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg, e dos estudantes do curso de licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, Cláudia Faria e António Ramalho Pé-curto, que foi um dos membros do júri na atribuição do prémio.
O prémio, que este ano foi atribuído ao escritor italo-suiço, Giuliano da Empoli, pelo romance Le Mage du Kremlin, tem como jurados estudantes de francês do Ensino Superior e teve a sua origem na Polónia em 1998. Atualmente, a atribuição deste prémio já se realiza em 35 países.
O júri foi constituído por um representante de cada universidade, presidido pelo escritor franco-marroquino Tahar Bem Jelloun, membro da Academia Goncourt e vencedor do prémio em 1987, e da escritora franco-marroquina Leïla Slimani, vencedora do prémio Goncourt de 2016.
Em Portugal, responderam afirmativamente a este desafio oito instituições: a Universidade do Algarve, a Universidade de Lisboa, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro, a Universidade do Porto, a Universidade do Minho e a Universidade da Madeira.