Curso Livre Anáfora em Espanhol

Formação Livre
Diurno
Idioma de Lecionação
Português
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Área Temática
Artes, Comunicação e Património
 
Apresentação

A anáfora é definida no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas como um mecanismo transfrásico que deve ser ensinado aos aprendizes. O documento é utilizado junto a referenciais como o English Profile e o Plan Curricular del Instituto Cervantes para a construção dos programas de ensino de línguas estrangeiras e dos testes de proficiência europeus. Estes testes avaliam a proficiência no uso da anáfora integrando-a nos critérios utilizados para aferir o conhecimento do aprendiz acerca da coesão textual.

Para Halliday e Hasan (1976, p.4), o conceito de coesão é de natureza semântica e refere-se às relações de sentido que os elementos do texto estabelecem entre si no sentido de formarem um texto coeso. Uma vez que a anáfora é um dos mecanismos responsáveis pela coesão textual e é considerada sinal da competência comunicativa dos falantes, pelo que cursos que foquem este mecanismo discursivo são relevantes para a aprendizagem e desenvolvimento da proficiência em língua estrangeira.

O curso será oferecido em ensino a distância em duas modalidades (através da plataforma Moodle): (1) síncrona e (2) assíncrona. Em ambos os casos, a avaliação será feita através de exercício escrito.

Propinas e taxas 2020/2021

Estudantes da UAlg: Gratuito

Público em Geral: 10 Euros

Taxa de Inscrição: 5 Euros 

Taxa de Seguro: 5 Euros 

A inscrição aos cursos livres é realizada através de formulário online