Concurso de Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos

Candidaturas até 30 de abril

​​​​​​

​Visão Geral e Objetivos

A consolidação e o reforço do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) constituem prioridades da política de ciência e tecnologia nacional. Estas prioridades visam aumentar a competitividade nacional e internacional da ciência e tecnologia, e o seu contributo para a inovação e transferência de conhecimento assim como contribuir para a realização das aspirações globais definidas nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Neste contexto, assume particular relevância a promoção e o reforço de competências das instituições científicas e tecnológicas através da participação das suas equipas em projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT). É com estes objetivos que a FCT abre este concurso a financiamento de projetos de IC&DT em todos os domínios científicos.

Financiamento

O concurso apoiará projetos pelo período máximo de 36 meses (prorrogável, no máximo, por mais 12 meses, em casos devidamente justificados).

O limite máximo de financiamento de cada projeto é de 250 mil euros.

Para este concurso está prevista uma dotação orçamental de 75 milhões de euros. Os projetos aprovados serão financiados por fundos nacionais através do orçamento da FCT.

Destinatários e Eligibilidade

Podem candidatar-se, individualmente ou em copromoção, a financiamento equipas de investigação das seguintes entidades portuguesas:

• Entidades não empresariais do Sistema de I&I, nomeadamente:
    • a. Intituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D;
    • b. Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal;
    • c. Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;
    • d. Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.
  • Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, desde que inseridas em projetos de IC&DT liderados por entidades não empresariais do Sistema de I&I.

O/A Investigador/a Responsável (IR) da candidatura:

• Deverá identificar um corresponsável pelo projeto que será Co-Investigador Responsável (Co-IR), e que o/a substituirá nas suas faltas, ausências e impedimentos;
  • Apenas poderá submeter uma candidatura, na qualidade de IR, no presente concurso.

Como concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas, em língua inglesa, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do Portal de Concursos de Projetos de I&D no período compreendido entre o dia 30 de janeiro e as 17h00, hora de Lisboa, do dia 30 de abril de 2020.

A digitalização da Declaração de Compromisso de cada candidatura (assinada pelo IR e instituições beneficiárias) terá de ser submetida obrigatoriamente num único documento PDF no Portal de Concursos de Projetos de I&D até às 17h00, hora de Lisboa, do dia 15 de maio de 2020.

Para mais informações recomenda-se a leitura da documentação do concurso nomeadamente:

Prazos e datas importantes

O período de apresentação de candidaturas decorre entre 30 de janeiro de 2020 e as 17h00 (horas de Lisboa) de 30 de abril de 2020.

A data limite para submissão da Declaração de Compromisso é o dia 15 de maio de 2020, 17h00 (hora de Lisboa).

Avaliação

A avaliação será efetuada por painéis internacionais de peritos independentes, afiliados a instituições estrangeiras e de reconhecido mérito e idoneidade, constituídos por domínio científico, área científica e subárea científica. Cada proposta será avaliada segundo os seguintes critérios:

• Mérito científico e caráter inovador do projeto numa ótica internacional;
  • Mérito científico da equipa de investigação;
  • Exequibilidade do programa de trabalhos e razoabilidade orçamental;
  • Contributo para a acumulação de conhecimentos e competências do SCTN

Mais informações sobre o concurso: concursoprojetos@fct.pt

FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia Av. D. Carlos I, 126, 1249-074 Lisboa, Portugal T: [+351] 213 924 347 gabcom@fct.pt  | www.fct.pt ​​​​​​​