Silhueta de pessoa indiferenciada

Camila Mangueira Soares

[EN] Artist, researcher, and designer. She is an integrated researcher at the Research Institute in Art, Design and Society (i2ADS), Faculty of Fine Arts of the University of Porto (FBAUP), where she leads the seed project PhilMe. She is also an invited assistant professor at the Faculty of Human and Social Sciences of the University of Algarve, where she teaches about Creation Processes in arts and media. She holds a post-doctorate in Design from the Faculty of Fine Arts of the University of Porto with the critical and creative proposal of Metaimage. Ph.D. in Communication and Semiotics (COS, PUCSP) with the thesis The Photographic Thinking, elected as the best thesis by the COS program, proposes a more integrated understanding of the representational complex of the technical image. She also holds a master’s in communication and Semiotics (PUCSP) and specializes in Theories of Communication and Image (UFC). She has experience in multidisciplinary teaching in Image, Design, and Communication with the coordination of multimedia projects. She is interested in the relations between logic, media, and image devices in the analog and digital fields from the perspective of creative processes and media archaeology. Currently, she is dedicated to the problem of the complexity of image media and computational representation. She has publications in books and artworks exhibited internationally. - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - [PT] Artista, investigadora e designer. Atualmente é investigadora integrada do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), onde é responsável pela gestão do projeto semente PhilMe. Também, é docente auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Algarve onde ensina sobre Processos de Criação.  Possui pós-doutoramento em Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com a proposta crítica e criativa da Metaimagem. Doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP) com a tese O Pensamento Fotográfico, eleita como melhor tese pelo programa de COS, propõe um entendimento mais integrado do complexo representacional da imagem técnica. É também mestre em Comunicação e Semiótica (PUCSP) e especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC). Possui experiência em docência multidisciplinar nas áreas de Imagem, Design e Comunicação com a coordenação de projetos multimedia. Interessada nas relações entre lógicas, media e dispositivos da imagem no âmbito analógico e digital pela perspectiva dos processos criativos e da arqueologia dos media. Atualmente tem se dedicado ao problema da complexidade dos media da imagem e da representação computacional. Possui publicações em livros e trabalhos artísticos expostos internacionalmente.

Atividades

Atividades
2023/10 - Presente. Organização de evento. Processing Community Day Porto (2024). Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade.
2023/10 - Presente. Orientação. Criação do Projecto Artadentro.Processos de Criação (Mestrado). Coorientador.
2023/09 - Presente. Orientação. Sympoiesis ‘becoming with and through each other.Design da Imagem (Mestrado). Coorientador.
2023/09 - Presente. Curso / Disciplina lecionado. Fotojornalismo. Ciências da Comunicação (Licenciatura). Universidade do Porto Faculdade de Letras.
2022 - Presente. Comissão de avaliação. Comitê científico e Conselho Editorial do AMPS (Architecture Media Politics Society). https://amps-research.com/. AMPS (Architecture Media Politics Society).
2022 - Presente. Arbitragem científica em conferência. EAI International Conference: ArtsIT, Interactivity, & Game Creation.
2021/05 - Presente. Arbitragem científica em revista. Rotura - Revista de Comunicação, Cultura e Artes do CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação (2184-8661).
2021 - Presente. Comissão de avaliação. Comitê científico e Conselho Editorial do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA.. Universidade Federal do Ceará.
2020/07 - Presente. Arbitragem científica em conferência. DIGICOM, International Conference on Digital Design & Communication. Barcelos.
2018 - Presente. Arbitragem científica em revista. Manuscrítica – Revista de Crítica Genética (2596-2477). Universidade de São Paulo (USP).
2013 - Presente. Arbitragem científica em revista. Revista Nexi (2237-8383). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
2023/12/05 - 2023/12/05. Organização de evento. Organização e moderação da Ludic Talk #2 — Brincando com os Media / Playing with Media com o artista Limamil. (2023). Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2023/09/22 - 2023/09/22. Organização de evento. Organização da Ludic Talk #1 — Animal-Computer Interaction: Consideration for (Ludic) Animal-Centred Design com Clara Mancini. (2023). Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2022 - 2023/07/18. Orientação. O Sonho Metafórico da Memória..Multimédia (Mestrado). Coorientador.
2023/07/11. Apresentação oral de trabalho. Metaimage: the image beyond visual representation. EVA London 2023. BCS London (London, Reino Unido).
2022/12 - 2023/02. Organização de evento. Processing Community Day Porto (2023) (2023). Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2023 - 2023. Orientação. Jogos Superficiais: fricções fenomenológicas da imagem a partir de Vilém Flusser..Design da Imagem (Mestrado). Coorientador.
2023 - 2023. Organização de evento. Artist Talk com Simone Wicca "Breve História da Natureza dos Pigmentos " no contexto da aula da unidade curricular de Arquivos Digitais e Analógicos no Mestrado em Processos de Criação, UAlg. (online) (2023). Universidade do Algarve.
2023 - 2023. Participação em evento. Abertura da exposição RECODE.. Conferência. Processing Community Day @ Porto 2023. Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2023 - 2023. Outro júri / avaliação. Jury member RECODE Online Exhibition, PCD Porto.. Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2022 - 2023. Curso / Disciplina lecionado. Arquivos Digitais e Analógicos. Processos de Criação (Mestrado integrado). Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.
2022/10/12. Apresentação oral de trabalho. A metodologia nos estudos sobre criação: aproximações entre a crítica de processo e a crítica do design. 15o Congreso Internacional APCG. Universidad Nacional de La Plata (UNLP) - La Plata - Provincia de Buenos Aires - Argentina.
2022/06/07. Apresentação oral de trabalho. Refletir em ação: a crítica de processo no contexto do design contemporâneo. Multimodus’22 – 1st International Conference on Sound and Image in Art & Design. Polytechnic Institute of Portalegre (Portalegre, Portugal).
2022/04/23. Apresentação oral de trabalho. O Observador da Estética Computacional (The Observer of Computational Aesthetics). Espaço/Programa (Space/Program). Museu Bienal Cerveira (Cerveira, Portugal).
2021 - 2022. Curso / Disciplina lecionado. Media. Design de Comunicação (Licenciatura). Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2020 - 2022. Curso / Disciplina lecionado. Dispositivos Visuais. Design da Imagem (Mestrado integrado). Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2019 - 2022. Curso / Disciplina lecionado. Teoria da Imagem. Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia (Licenciatura). Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2021/08/30. Apresentação oral de trabalho. Enquanto Espero a Foto.. VI Mini-Micro-Pocket-Mostra-de-Arte. Universidade Federal do Ceará (Brasil).
2021/06/18. Apresentação oral de trabalho. Desafios Contemporâneos de Publicação e Representação de Arquivos de Fotografias Estereoscópicas do Século XIX e XX.. 4th International Conference Stereoscopic and Immersive Media - Photography, Sound and Cinema Research.. Lusófona University (online, Portugal).
2021/05/10. Apresentação oral de trabalho. Aproximações entre a Educação Artística e o Design Thinking no contexto pandêmico.. 7º Encontro Internacional sobre Educação Artística. FaED | Uni-CV Faculdade de Educação e Desporto de Cabo Verde (Cabo Verde, África do Sul).
2021/02/01 - 2021/02/11. Organização de evento. Processing Community Day Porto (2021). Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2021 - 2021. Organização de evento. Artist Talk com Guilherme Maranhão "Da Câmara Artesanal ao Scanner-Câmara" no contexto da aula da unidade curricular de Dispositivos Visuais no Mestrado em Design da Imagem, FBAUP. (2021). Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2021 - 2021. Participação em evento. Abertura da exposição Future Vision.. Conferência. Processing Community Day @ Porto 2021. Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2021 - 2021. Outro júri / avaliação. Jury member Future Vision Online Exhibition, PCD Porto.. Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2019 - 2021. Curso / Disciplina lecionado. Design da Imagem. Design de Comunicação (Licenciatura). Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2020 - 2020. Organização de evento. Artist Talk com Guilherme Maranhão "Da Câmara Artesanal ao Scanner-Câmara" no contexto da aula da unidade curricular de Dispositivos Visuais no Mestrado em Design da Imagem, FBAUP. (2020). Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2020 - 2020. Organização de evento. Artist Talk com Roger Sassaki "Percursos de Criação e Investigação sobre Processos Fotográficos Históricos e Oficina de Estereoscopia" no contexto da aula da unidade curricular de Dispositivos Visuais no Mestrado em Design da Imagem, FBAUP. (online) (2020). Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2020 - 2020. Organização de evento. Artist Talk com Roger Sassaki "Percursos de Criação e Investigação sobre Processos Fotográficos Históricos e Oficina de Estereoscopia" no contexto da aula da unidade curricular de Dispositivos Visuais no Mestrado em Design da Imagem, FBAUP. (online) (2020). Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2018 - 2020. Curso / Disciplina lecionado. Fotografia 1. Design de Comunicação (Licenciatura). Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2018 - 2020. Curso / Disciplina lecionado. Cultura Visual I . Design de Comunicação (Licenciatura). Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2019/11/04. Apresentação oral de trabalho. Fotografia Contemporânea.. Seminário - Mestrado em Design da Imagem (MDI). Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal).
2019/10/22 - 2019/10/22. Organização de evento. Aula Aberta de Fabrizio Poltronieri, “O presente e o futuro da Inteligência Artificial Criativa”. (2019). Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2019/10/17. Apresentação oral de trabalho. Reflexões sobre uma arqueologia dos processos fotográficos: o caso da fotopintura de Júlio Santos.. 18th International Meeting of Art, Science and Technology. Of the Admirable Order of Things: Art, Emotion and Technology.. Universidade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal).
2019/06/29. Apresentação oral de trabalho. Tecnologias da criatividade? Pensar o processual no contexto das imagens técnicas.. Ana Hatherly: Programabilidade e Criação.. Cátedra Cascais Interartes, Fundação D. Luís I e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. (Cascais, Portugal).
2019/06/06. Apresentação oral de trabalho. Digital Image as a Semiotic Agent.. 21ª International Conference Consciousness Reframed - In Sentient states: bio-mind and techno-nature. . Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal).
2019/03/25 - 2019/03/25. Organização de evento. Aula Aberta de Anita Jóri, “Design, Machine, Technology, Ars and Art”. (2019). Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes.
2019 - 2019. Curso / Disciplina lecionado. Game Design ¡Workshock! — collaboration with a series of workshops to explore a card-based game to unleash creativity and conceive game concepts. . Universidade do Porto.
2016 - 2017. Curso / Disciplina lecionado. Fotografia. Estéticas das Mídias. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
2016 - 2016. Organização de evento. Montagem da exposição "Grafar o Buraco" de Elida Tessler e Donaldo Shuler. (2016). Intermeios - Casa de Artes e Livros.
2012 - 2012. Outro júri / avaliação. Jury member: IV Public Competition Call for Photography Prize.. Secretaria de Cultura de Fortaleza.
2012. Júri de grau académico. As Embalagens e Rótulos como Forma de Comunicação Visual e Persuasão de Compra. Arguente. Carla Carine de Freitas (Outro). Faculdade Cearense (FaC).
2012. Júri de grau académico. Marketing Mobile: O Uso de SMS e MMS em Campanhas de Publicidade. Arguente. Mariana de Carvalho Araújo (Outro). Faculdade Cearense (FaC).
2011 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Oficina de Layout. Comunicação Social (Licence). Faculdade Cearense (FaC).
2011 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Semiótica e Comunicação Visual. Comunicação Social (Licence). Faculdade Cearense (FaC).
2011 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação Social. Comunicação Social (Licence). Faculdade Cearense (FaC).
2010 - 2012. Curso / Disciplina lecionado. Editoração Eletrônica. Comunicação Social (Licence). Faculdade Cearense (FaC).
2011. Júri de grau académico. O Marketing da Fantasia: Estudo de Caso da Empresa Ri Happy. Arguente. Márcia Sabino Mendes da Silva (Outro). Faculdade Cearense (FaC).
2011. Júri de grau académico. À Luz da Sensualidade: Raízes Históricas e Tendências Modernas na Fotografia de Lucien Clergue. Arguente. Isabel Ivo Lustosa (Outro). Faculdade Cearense (FaC).
2011. Júri de grau académico. Processo Criativo da Publicidade para a Internet: o Hotsite. Arguente. Rodrigo Alves Fernandes (Outro). Faculdade Cearense (FaC).
2011 - 2011. Orientação. O Twitter como Ferramenta de Marketing para Gerar Relacionamento e Promover
Vendas.Comunicação Social (Licenciatura/Bacharelato). Orientador.
2010 - 2010. Curso / Disciplina lecionado. Projetos Experimentais II. Comunicação Social (Licence). Faculdade Cearense (FaC).

Projetos

Projetos
2023 - Presente. Media Filosóficos — Escavar, Situar e Especular Dispositivos da Imagem [Philosophical Media — Excavate, Situate and Speculate Image Media]. Investigador responsável. Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade.
2019 - 2020. Metaimage. Investigador Pós-doutorado. Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade.
2012 - 2016. O Pensamento Fotográfico. Bolseiro de Doutoramento. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
2008 - 2010. A Fotografia Sob a Ótica Processual. Bolseiro de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Produções

Mangueira, Camila (FB14-F900-9363). 2017. "A Fotografia Por Meio dos Arquivos de Processo". Porto Arte, Revista de Artes Visuais. https://doi.org/10.22456/2179-8001.51374
Fava, Fabrício; Carvalhais, Miguel. 2019. "Playful Design, Empathy and the Nonhuman Turn". Trabalho apresentado em 21st International Consciousness Reframed Conference, Porto, Portugal.
Mangueira, Camila (FB14-F900-9363); Fava, Fabrício; Carvalhais, Miguel. 2019. "Digital Image as a Semiotic Agent". Trabalho apresentado em 21st International Consciousness Reframed Conference, Porto, Portugal.
Mangueira, Camila (FB14-F900-9363). 2017. "Selfie-program". Trabalho apresentado em 16th International Meeting of Art, Science and Technology. Artis intelligentia: Imagining the Real., Porto, Portugal, 16.
Mangueira, Camila (FB14-F900-9363). 2018. "Selfie-tracking". Trabalho apresentado em International Conference on Transdisciplinary Studies in Arts, Technology and Society (ARTeFACTo), Lisboa, Portugal.
Mangueira, Camila (FB14-F900-9363); Fava, Fabrício. 2019. "Geomedia". Trabalho apresentado em 18th International Meeting of Art, Science and Technology. Of the Admirable Order of Things: Art, Emotion and Technology., Lisboa, Portugal.
Mangueira, Camila (FB14-F900-9363). 2008. "O Fazer Ser da Fotografia: Reflexões Sobre o Processo de Criação Fotográfico". Em Cultura da Imagem.
Mangueira, Camila (FB14-F900-9363). 2014. "A Imagem Sob o Viés da Complexidade: Uma Proposta Sistêmica e Processual para a Fotografia". Em A Natureza Contemporânea da Arte..
Mangueira, Camila (FB14-F900-9363). 2014. "A Trama Fotográfica por Detrás dos Arquivos de Processo: Reflexões Sobre a Publicação das Folhas de Contato". Trabalho apresentado em 4th Conferência ICA (International Communication Association) de Comunicação na América Latina,,2014.
Mangueira, Camila (FB14-F900-9363). 2018. "A Criatividade do Crítico de Processo: Os Bastidores da Investigação Processual". Em Arte em Tempos de Crise.
Mangueira, Camila (FB14-F900-9363); Fava, Fabrício. 2018. "Gamificação no Design para Aprendizagem: Os casos de Duolingo e ClassDojo". Trabalho apresentado em XVII SBGames,2018.
Fava, Fabrício; Mangueira, Camila (FB14-F900-9363); Carvalhais, Miguel. 2019. "Interspecies Playful Interaction: Towards the Expansion of Interaction Design". Trabalho apresentado em xCoAx 2019, Milan, Itália,2019.
Mangueira, Camila (FB14-F900-9363); Wicca, Simone. 2021. "Desafios Contemporâneos de Publicação e Representação de Arquivos de Fotografias Estereoscópicas do Século XIX e XX. Contemporary Challenges of Publication and Representation of Stereoscopic Photography Files From the 19th and 20th Centuries.". Trabalho apresentado em Stereo & Immersive Media — Photography, Sound and Cinema Research, Lisbon, Portugal.
Mangueira, Camila; Wicca, Simone. 2020. "Reflexões Sobre uma Arqueologia dos Processos Fotográficos: O Caso da Fotopintura de Júlio Santos. Reflections on an Archaeology of Photographic Processes: The Case of Júlio Santos’ Photo Painting". Em Of the Admirable order of Things: Art, Emotion and Technology.. Lisboa.
Mangueira, Camila. 2018. "As Dinâmicas Fotográficas no Contexto das Folhas de Contato". Em Ação Comunicativa em Foco, 14-22. São Paulo, Brasil: Gênio Criador.
Mangueira, Camila. 2016. "A Mobilidade Fotográfica: Validação, Formação e Produção na Diversidade". Em Novas Formas do Audiovisual, 146-165. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora.
Mangueira, Camila. 2015. "Notas Sobre a Temporalidade do Fotográfico a partir do Enfoque Processual". Em Compêndio de Crítica Genética América Latina, 358-362. Vinhedo, Brasil: Editora Horizonte.
Fava, Fabrício; Cardoso, Pedro; Melo, Ricardo; Raimundo, José; Mangueira, Camila. 2020. "Play to Design with Cards GO: a Card-Based Game for Game Design and Creativity". Em Springer Series in Design and Innovation, 211-225. Springer International Publishing.
Mangueira, Camila; Salles, Cecilia. 2008. "Elementos Antropológicos no Processo de Criação Fotográfico de Arthur Omar". Contemporânea, Revista de Comunicação e Cultura, 6 (2): 1-13. https://periodicos.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/issue/view/385
Mangueira, Camila; Fava, Fabrício; Carvalhais, Miguel. 2020. "Digital Image as a Semiotic Agent". Journal of Science and Technology of the Arts, 11-17. https://revistas.ucp.pt/index.php/jsta/article/view/8195
Fava, Fabrício; Mangueira, Camila; Carvalhais, Miguel. 2019. "Playful Design, Empathy and the Nonhuman Turn". Technoetic Arts: A Journal of Speculative Research.
Mangueira, Camila. 2021. "Future Vision Online Exhibition, Exposição e Site com 21 Artworks, Processing Community Day Porto.". Em Future Vision.
Mangueira, Camila; Fava, Fabrício; Carvalhais, Miguel. 2021. "Ignitions on educational experiences during the pandemic.". Em AMPS Proceedings Series 23.2. Online Education – Teaching in a Time of Change, 50-59. Estados Unidos.
Mangueira, Camila; Fava, Fabrício; Carvalhais, Miguel. 2021. "Found shells and reimagining the locative experience: reflections on Geomedia art project". Trabalho apresentado em DRHA2021 — Digital Research in the Humanities and Arts Conference, Berlim, Alemanha.
Mangueira, Camila. 2022. "The Anthotype as a Gesture of Hope". Em Anthotype Emulsions, Volume 1 – The collective research from photographers on World Anthotype Day 2022, editado por Malin Fabbri. Suécia. https://www.alternativephotography.com/anthotype-emulsions/
Mangueira, Camila; Martinelli, Paula; Wagner Miranda Dias . 2021. "Arquivos imateriais: desafios da criação no contexto digital". Manuscrítica – Revista de Crítica Genética, (44). https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i44p1-5
2023. "RECODE Online Exhibition, Exposição e Site com 18 Artworks, Processing Community Day Porto.".
Mangueira, Camila; Fava, Fabrício. 2022. "Refletir em ação: a crítica de processo no contexto do design contemporâneo". Trabalho apresentado em Multimodus’22 - 1st International Conference on Sound and Image in Art & Design, Portalegre, Portugal.
Mangueira, Camila. 2022. "The Observer of Computational Aesthetics". Em Space/Program, editado por Carvalhais, Miguel; Luís Pinto Nunes. Portugal. https://espacoprograma.bienaldecerveira.pt
Mangueira, Camila; Fava, Fabrício. 2022. "A metodologia nos estudos sobre criação: aproximações entre a crítica de processo e a crítica do design". Trabalho apresentado em 15º Congresso Internacional APCG Crítica Genética em Portunhol: escrituras e processos criativos na América Latina.
Mangueira, Camila. "Ima[r]gem, ou um pensar sobre imagens à margem da representação". [UP]arte - Publicação Periódica da AEFBAUP, 2021.
Mangueira, Camila. 2020. "Donna Haraway, When species meet". TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, (22). https://revistas.pucsp.br/index.php/teccogs/article/view/53401
Mangueira, Camila; Wicca, Simone. 2023. "Desafios de publicação e representação de fotografias estereoscópicas: no rastro dos autocromos de Marc Ferrez". Acervo - Revista do Arquivo Nacional, 36 (2): 1-18. https://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/1914
Mangueira, Camila; Fava, Fabrício. 2023. "Metaimage: The image beyond visual representation". Em Electronic Workshops in Computing. Reino Unido: BCS Learning & Development. https://doi.org/10.14236/ewic/eva2023.20
Geomedia - Geomidias, #18ART, FBAUL. 2019.
Selfie-tracking, ARTeFACTo. 2018.
Selfie-program, #16ART, FBAUP. 2017.
Strike the matches! - London Pinhole Festival. 2017.
Mangueira, Camila. Cyanotype nº #9. Art for the book "Unfinished gesture, artistic creation process", Cecilia Salle), 2017.
Mangueira, Camila. Cyanotype nº #10. Art for the book "Processos de Criação em Grupo", Cecilia Salles, 2017..
Mangueira, Camila. Materializing image. (Art for the cover of Manuscrítica Scientific Journal "Immaterial Archives"), 2022.
Inverted Pinhole - Pinhole Invertida - 5ª Edición - Muestra Internacional de Fotografía Estenopeica. 2023.
Mangueira, Camila. 2018. A imagem como tecnologia simbólica. https://transobjeto.wordpress.com/2020/02/18/a-imagem-como/
Mangueira, Camila. 2019. Imagens inteligentes. https://transobjeto.wordpress.com/2019/01/14/imagens-inteligentes/
Mangueira, Camila. 2017. A astúcia da fotografia: diálogos foto-ficcionais com Flusser. https://transobjeto.wordpress.com/2017/10/15/a-astucia-da-fotografia/
Mangueira, Camila; Fava, Fabrício; Carvalhais, Miguel. 2020. Video documentary: "Ignitions FBAUP". Series of interviews conducted by me and Fabricio Fava with 18 professors of the Faculty of Fine Arts of the University of Porto in July 2020, in order to collect and document the teaching practices developed during the period of social isolation provoked by the COVID-19 pandemic..
Mangueira, Camila; Fava, Fabrício. 2016. Website Creation Processes group - PUC/SP. Development of the information architecture, implementation, and design of the research group's website in Creation Processes at PUC/SP.. http://processosdecriacao.blogspot.com
Mangueira, Camila. 2019. Contact and Friction. Text for the exhibition Wicca, Simone, ‘A Brief History of the Nature of Pigments’. GAIA Gallery, Campinas University (UNICAMP-SP)..
Mangueira, Camila. 2021. Future Vision. Curatorial statement for the Future Vision Online Exhibition, PCD Porto.. https://pcd.fba.up.pt/2021/exhibition/about.htm
Mangueira, Camila. 2023. RECODE. Curatorial statement for the Online Exhibition RECODE, PCD Porto.. https://pcd.fba.up.pt/2023/exhibition/recode.html
Véus do Tempo, Ensaio fotográfico na Exposição "Encontros de Agosto 2011", Fortaleza. 2011.
Mangueira, Camila. Fotografia Capa Revista Aldeota #24, 2010.
Mangueira, Camila. Fotografia Capa Revista Aldeota #27, 2010.
Mangueira, Camila; Fava, Fabrício. 2023. "Combining critical design and game playing for imagining media". Trabalho apresentado em CEEGS (Central and Eastern European Game Studies conference), Leipzig, Alemanha.
 

Contacto