Ciclo de Conferências «Ciência para Todos»

A Universidade do Algarve, através da Unidade de Apoio à Investigação Científica (UAIC), regressou com o ciclo de conferências do «Ciência para Todos», dirigido a toda a comunidade. A próxima conferência "Yin e Yang e a agregação de proteínas: dogmas da biologia" irá realizar-se no dia 23 de março, às 14h30, no Anfiteatro Teresa Gamito (edifício 1) do Campus de Gambelas, e contará com a participação do investigador Eduardo Melo.

Com a iniciativa Ciência para Todos pretende-se, essencialmente, vencer as barreiras lexicais existentes entre os diferentes domínios da Ciência e incentivar a interdisciplinaridade, permitindo que a Universidade se conheça melhor a si própria, aproximando o trabalho académico à região.

Mais informações: uaic@ualg.pt

Sobre a Conferência

«Neste seminário pretendemos usar o conceito de Yin & Yang da filosofia chinesa para ilustrar o que se passa com os processos de agregação de proteínas nos seres vivos. De acordo com a filosofia chinesa os conceitos de Yin & Yang descrevem forças opostas ou contrárias mas, de facto, estão relacionadas e são complementares na natureza. A sombra não pode existir sem luz, por exemplo. Pela sua complementaridade e inter-relação, o lado luminoso da vida (Yang) pode tornar-se no lado sombrio (Yin), dependendo do contexto ou do modo como se observa. Surpreendentemente ou talvez não, é precisamente isto que se passa com os processos de agregação e associação de proteínas nos seres vivos. Se por um lado, a agregação de proteínas é responsável por alguma das doenças neurodegenerativas mais preocupantes do mundo atual, como por exemplo a doença de Alzheimer, por outro, é absolutamente essencial para desempenhar funções celulares fundamentais para a célula. Porquê? Por que é que um processo fundamental para a vida da célula (Yang) se pode tornar mortal para a célula (Yin)?»